LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A51 vs One Zoom: nem todo celular com quatro câmeras é igual | Comparativo

13 de março de 2020 45

Buscando um bom intermediário com apelo em câmera? Sua dúvida pode estar sobre o Galaxy A51 ou One Zoom. Ambos apostam em fotos de alta resolução, com o da Samsung tendo como destaque uma câmera dedicada para macros e o da Motorola com zoom de maior alcance. Qual é mais útil para você? Neste comparativo do site TudoCelular.com você vai descobrir os prós e contras de cada modelo e qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A51

Motorola One Zoom

É fácil reconhecer qual é o A51 e o One Zoom ao vê-los lado a lado. O da Samsung tem furo na tela, uma tendência que vai tomar de conta da maioria dos lançamentos de 2020, enquanto o da Motorola ainda aposta no entalhe de gota que foi a febre em 2019.

Eles são do mesmo tamanho, mas o Galaxy consegue entregar mais tela por ter bordas mais finas. Ele também é mais leve e fino, mesmo que ambos tragam o mesmo tamanho de bateria. Isso pode ser justificado pela qualidade de construção: o A51 é todo de plástico, enquanto o One Zoom tem laterais de alumínio e traseira de vidro.

73.6 x 158.5 x 7.9 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
75 x 158.5 x 8.8 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Motorola e Samsung usam vidros diferentes para proteger a tela dos seus aparelhos. O A51 vem com o convencional Gorilla Glass 3 que equipa diversos celulares da linha A, enquanto a Motorola decidiu apostar no Panda King, uma solução similar que também protege contra riscos.

Em termos de conectividade não há diferenças entre os dois: Wi-Fi AC, Bluetooth 5.0, NFC, entrada USB-C e conector P2 para fones de ouvido estão disponíveis. Ambos também trazem biometria na própria tela com desempenho similar em precisão e velocidade de desbloqueio.

Por isso daremos empate logo de início.

Multimídia e recursos

Tela e som


Outro ponto em comum está na tela usada nos dois. Temos painel OLED no Motorola e Super AMOLED no Samsung, ambos com resolução Full HD+. Se você usa muito o celular fora de casa vai acabar preferindo o Galaxy por ter brilho mais forte, o que ajuda a reduzir os reflexos no vidro.

O A51 também tem vantagem na reprodução de cores. Se você não é fã de cores super saturadas, vai curtir o perfil de calibração Natural da Samsung. O Motorola, por outro lado, exagera nos tons frios, deixando tudo meio azulado. Já em contraste e ângulo de visão não há diferença entre os dois.

Na parte sonora não espere muito, ambos oferecem apenas som mono devido ao único alto-falante presente. A diferença é que no Galaxy ele fica na parte inferior ao lado da entrada USB, enquanto no Zoom está localizado na parte superior ao lado da gaveta de chips.

O som do A51 tende mais para os agudos, o que dá a sensação de o volume máximo ser superior. O da Motorola tenta reproduzir mais graves, mas devido às limitações de um alto-falante pequeno o som acaba ficando abafado. Os fones que vêm com eles têm boa qualidade e são confortáveis de usar.

O A51 leva dois pontos por ter tela e som um pouco melhores.

Recursos


Qual se destaca pelos recursos? Se você é fã de firulas vai preferir o Galaxy. Ele é o primeiro da Samsung a chegar ao mercado nacional com Android 10 modificado pela One UI 2.0. Esta versão tem maior foco na usabilidade, com melhor suporte a gestos de navegação e animações mais fluidas. Porém, um detalhe interessante é ver o recurso Tela Edge aqui, que permite ter acesso rápido a apps, ferramentas e atalhos de qualquer tela. E ainda há TV Digital de alta resolução.

O One Zoom segue o padrão da Motorola e traz um sistema Android quase sem modificações. Ele tem o App Moto que permite ter alguns controles via gestos como o de ligar lanterna, abrir câmera e fazer capturas de tela, além da navegação em um toque e as notificações na tela.

O Galaxy oferece uma experiência mais completa e leva mais um ponto.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Na parte de hardware temos apostas diferentes para cada modelo. Samsung foi de Exynos 9611 e a Motorola de Snapdragon 675. Na teoria o A51 tem processador mais veloz, mas na prática acabou comendo poeira para o One Zoom.

Em nosso teste padronizado de velocidade, o Motorola foi 19 segundos mais rápido na abertura e reabertura de uma dúzia de apps. A culpa não é tanto do hardware da Samsung, já que o A50 é mais rápido mesmo com chip mais antigo.

Faltou otimização por parte da One UI para tirar melhor proveito do que o A51 tem a oferecer. Mas ele também apanha para o Zoom na força bruta, com pontuação inferior em testes sintéticos; no AnTuTu tivemos mais de 20 mil pontos de vantagem para o Motorola.

Se apenas jogos importa para você, então a escolha acaba sendo mais difícil. Aqui temos desempenho similar nos dois, rodando os jogos na qualidade gráfica alta e com ótima taxa de quadros por segundo. Para quem joga por muito tempo no celular, o Zoom leva vantagem por esquentar menos.

Aqui vai a vitória para o Motorola.

Bateria

Quanto maior, melhor (exceto recarga)

Temos 4.000 mAh de bateria de ambos os lados com tela com quase mesmo tamanho e resolução, e como já era esperado temos autonomia similar em nosso teste padronizado.

Para ser mais preciso, o Galaxy rendeu quase meia hora a mais, mas no dia a dia isso nem chega a fazer diferença. O que importa é que ambos conseguem fornecer carga para até o final do dia em uso moderado. Se você abusar do brilho da tela ou jogar muito terá que fazer uma segunda carga no início da noite.

Outro ponto que o Galaxy também leva pequena vantagem é no tempo de recarga. Apesar de vir com carregador de 15W ele demora quase vinte minutos a menos para preencher a bateria que o TurboPower de 18W que acompanha o One Zoom.

Galaxy vence por pouco e conquista mais um ponto.

Câmera

E na disputa de fotos e vídeos, quem leva a melhor? Temos quatro câmeras do lado da Samsung e também da Motorola, com o sensor principal oferecendo 48 MP de resolução máxima, mas por padrão ele comprime quatro pixels e um para registrar mais detalhes.

Se você curte fotos com tons mais frios vai preferir o Motorola. Como é de se esperar da Samsung, a câmera do A51 gosta de saturar um pouco as cores, especialmente os tons de verde.

Em cenários mais escuros o One Zoom sofre menos com ruídos e ainda tem modo noturno mais eficiente. Ambos trazem câmera ultra-wide e aqui o A51 leva pequena vantagem, enquanto a qualidade cai mais no Motorola comparada à câmera principal.

O Galaxy também conta com câmera macro, que pode ser uma boa para você que curte fotografar detalhes da natureza. Já o Zoom tem uma proposta diferente e aposta em câmera teleobjetiva com zoom óptico de 3x que tem qualidade superior ao zoom apenas digital do A51. E por fim, ambos ainda têm sensor dedicado de profundidade e o resultado é similar para o modo retrato.

Daremos empate, já que cada câmera tem suas vantagens.

Fotos capturadas com o Galaxy A51

Se for levar em consideração apenas a resolução da câmera frontal, então o Galaxy levaria vantagem, mas aqui também temos o mesmo esquema de comprimir quatro pixels em um só com a promessa de entregar selfies mais limpas.

E as fotos registradas pelo A51 são realmente boas, mas nada muito além do que o One Zoom entrega. Mais uma vez vemos qualidade similar entre os dois, e o mesmo podemos dizer do modo retrato que funciona bem em ambos, mesmo sem um sensor de profundidade dedicado.

Mais um empate.

Fotos capturadas com o Motorola One Zoom

Encerrando a parte de câmera temos a filmadora. Aqui é possível gravar vídeos em 4K com ambos os aparelhos, ficando os dois limitados a no máximo 30 fps nesta resolução. E o A51 sai um pouco na frente com texturas de melhor qualidade, especialmente em locais mais escuros. Mas a captura de cores é similar nos dois.

O modelo coreano também tem sistema de estabilização mais avançado, que Samsung vem trazendo para vários aparelhos, mas funciona apenas na resolução Full HD. Outra vantagem para o A51 está em filmar em 4K com a frontal. Na parte sonora, os dois capturam áudio limpo e de qualidade.

O Galaxy leva ponto por ser melhor para vídeos.

Preço

Os dois chegaram ao mercado nacional por mais de R$ 2 mil, mas o preço de cada um despencou bastante até agora e deve cair ainda mais. Se você busca o mais acessível sem abrir mão de um bom celular com conjunto de câmeras competente, então vai preferir pagar menos no One Zoom.

Apesar de o Galaxy levar vantagem em muitos aspectos, ele não chega a ser muito superior. Se a diferença no valor entre os dois for grande, então não vale a pena pagar mais pelo Samsung.

Com isso, damos um ponto para o One Zoom.

8.5 Hardware
6.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy A51

Comparar Aviso de preço
8.4 Hardware
7.3 Custo Benefício

Motorola One Zoom

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Tivemos uma competição justa com pequena vantagem para o celular da Samsung. Ele tem o diferencial de ser do mesmo tamanho do One Zoom e oferecer mais tela, ser mais fino e leve, entregar imagem e som com qualidade superior, demorar menos tempo para recarregar, ser melhor para gravar vídeos e ter extras bacanas como TV Digital. Isso tudo deve atrair mais interessados.

O Motorola aposta em melhor qualidade de construção, desempenho mais fluido, boas câmeras com zoom mais eficiente, e custa menos. Os dois são boas opções de intermediário, mas caso a diferença de preço esteja acima de R$ 300, valerá a pena considerar o One Zoom se você não se importa com os diferenciais do Android modificado da Samsung.

RESULTADOS

Samsung Galaxy A51: 8 PONTOS

  • Menos bordas
  • Tela de melhor qualidade
  • Som superior
  • Melhor experiência multimídia
  • Maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Boa qualidade para fotos
  • Bom para selfies de dia
  • Melhor estabilização para vídeos

Motorola One Zoom: 5 PONTOS

  • Melhor acabamento
  • Desempenho superior
  • Zoom de melhor qualidade
  • Melhor para selfies noturnas
  • Menor preço

(atualizado em 31 de março de 2020, às 13:06)

45

Comentários

Galaxy A51 vs One Zoom: nem todo celular com quatro câmeras é igual | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 159 mortes em 4.579 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Economia e mercado

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

Android

Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

Android

Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena