LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Edge vs Galaxy S20: intermediário premium Motorola desafia top Samsung | Comparativo

04 de setembro de 2020 67

O Motorola Edge é um celular intermediário que chegou ao mercado nacional com preço de flagship apenas pelo fato de ter conexão 5G como diferencial. Daí surge aquela dúvida: vale a pena pagar caro em celular 5G agora ou é melhor comprar um modelo superior com 4G pelo mesmo preço? Para responder esta pergunta colocamos o Edge para duelar contra o Galaxy S20. Será que Samsung realmente leva a melhor? Vamos conferir.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S20

Motorola Edge

A Samsung veio apostando em celulares com bordas curvas nas últimas gerações, mas na linha S20 decidiu pegar mais leve e temos uma curvatura mais suave. O Edge vai na contramão e traz tela no estilo cascata, que toma praticamente toda a lateral do aparelho. Qual design é melhor? Bem, o S20 sofre menos com reflexos e é mais confortável de segurar.

Além disso, ele é menor, mais fino e leve. Está difícil encontrar um top de linha que não seja um tijolão e o S20 é um dos poucos que encontrará atualmente com medidas mais compactas. Ele também tem acabamento superior com traseira em vidro e proteção Gorilla Glass mais atual.

69.1 x 151.7 x 7.9 mm
6.2 polegadas - 3200x1440 px
71.1 x 161.64 x 9.29 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Ter entrada P2 para fones de ouvido é importante para você? Apenas o Edge possui. Por outro lado, o Galaxy oferece certificação IP68 para resistência contra água, além de carregamento sem fio. Há biometria na tela que funciona bem em ambos. O Galaxy já vem com Wi-Fi de sexta geração e o Motorola com Bluetooth 5.1.

Mas e o 5G? Bem, em testes que realizamos na sede da Claro foi possível passar de 400 Mbps, mas isso em condições extremamente favoráveis. Fora disso tivemos velocidade próxima do 4G. Ainda é cedo para se preocupar com 5G DSS aqui no Brasil. Decepcionado?

Começamos o comparativo com o primeiro ponto para o S20.

Multimídia e software

Tela e som


Para você importa mais uma tela grande ou um painel de qualidade superior? Se prefere polegadas é o Edge que deve escolher, agora se quer a melhor imagem vá de Galaxy. A tela Dynamic AMOLED do S20 tem brilho superior, melhor reprodução de cores e maior taxa de atualização – 120 Hz contra 90 Hz. O fato de ter tela menos curva reduz os reflexos em locais abertos. Além disso, há suporte a HDR10+, o que permite tirar melhor proveito de vídeos no YouTube e serviços de streaming.

Há som estéreo nos dois. O Galaxy entrega maior potência sonora e tende mais para os agudos, o que dá maior clareza às vozes. Ele é uma melhor opção para assistir vídeos, já que o Edge foca muito nos graves, deixando o som mais abafado. O fone da AKG que vem com o S20 é melhor do que o acessório da Motorola que também vem presente na linha Moto G8. Vale a pena investir em fone de alta qualidade para ouvir músicas e terá som mais potente e limpo no S20.

Samsung leva a melhor em multimídia.

Software


Quando temos comparativo entre Samsung e Motorola é aquela velha história na parte de software: você prefere um sistema mais limpo ou outro cheio de firulas? Quando o sistema menos customizado entrega fluidez superior fica claro que vale a pena abrir mão dos extras, mas não é o caso aqui. Mesmo com um monte de recursos a One UI responde melhor.

E ainda tem o fato de que a Samsung se comprometeu a lançar três atualizações do Android para o S20 e a versão 11 do robozinho não deve demorar para ser lançada. A Motorola, por outro, não apenas é mais lenta nos updates como também não dá garantias de que veremos o Android 13 no Edge algum dia.

E com isso damos mais um ponto para a Samsung.

Desempenho
Quanto menor o tempo, melhor

O Edge vem com hardware de intermediário: o Snapdragon 765G. O Galaxy S20 nacional traz o polêmico Exynos 990. Qual é melhor? Em nosso teste de multitarefas tivemos 44 segundos de vantagem na abertura de apps e jogos populares para o Galaxy.

Em benchmarks também temos pontuações superiores no modelo coreano, chegando a uma diferença máxima de 50% a favor do S20 no AnTuTu. E jogos, ele também é melhor? O fato de ter tela de 120 Hz garante rodar alguns games a 120 fps, enquanto o Motorola fica limitado a no máximo 90 fps.

Os dois rodaram bem todos os jogos que testamos, mas tivemos um pouco de engasgos em alguns títulos no Motorola. Mas isso também acontece no S20 quando começa a aquecer depois de um tempo jogando.

Galaxy S20 leva ponto por melhor desempenho.

Bateria
Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

O Edge traz bateria maior com 500 mAh extras, mas tem uma tela maior para alimentar. Resultado? Ele entrega autonomia inferior. Em nosso teste padronizado tivemos 2 horas a mais de duração no Galaxy.

Há um detalhe a mencionar: o Edge vem com tela em modo 90 Hz por padrão, enquanto o Galaxy no modo 60 Hz – e foi assim que fizemos nosso teste. Com o Edge na opção 60 Hz é possível ter um pouco mais de autonomia, mas não o suficiente para superar o S20.

E a pior parte vem na hora de recarregar: o Edge demora 1 hora e meia a mais para chegar a 100%. Além disso, uma carga rápida no S20 recupera muito mais bateria.

E com isso temos ponto duplo em bateria para o Galaxy.

Câmeras

O S20 possui câmera de 12 MP e o Motorola Edge traz sensor da Samsung de 64 MP. Vendo os números você pode pensar que o intermediário da Motorola registra melhores fotos, mas ele entrega qualidade de intermediário, enquanto o Galaxy tem câmera realmente de flagship.

O Edge é capaz de registrar fotos com qualidade decente e HDR eficiente, mas o S20 consegue capturar mais detalhes, tem cores mais balanceadas e sofre menos em situações menos favoráveis de luz. Motorola aposta no Night Vision para salvar fotos da escuridão, mas não é tão eficiente quanto o modo noturno da Samsung.

A câmera ultra-wide do S20 entrega fotos muito melhores e a teleobjetiva permite capturar o que está longe com pouca perda de qualidade. A vantagem da grande-angular do Edge está no foco automático, sendo possível usá-la para modo macro.

Damos ponto ao Galaxy S20 por melhor câmera.

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20

Na parte frontal temos câmera de 10 MP no Galaxy e 25 MP no Motorola, e mais uma vez vemos que menos é mais. O Edge até consegue registrar boas selfies em locais abertos e bem iluminados, mas basta a luz cair um pouco que os ruídos surgem e as texturas perdem qualidade. Ele também tende a falhar mais no HDR apresentando fotos com fundo estourado. O S20 não apenas registra selfies melhores como também tem modo retrato eficiente.

Mais um ponto em câmera para o Galaxy.

Fotos tiradas com o Motorola Edge

Por fim, temos a filmadora. O S20 é capaz de gravar vídeos em 8K, enquanto o Edge fica limitado a apenas 4K. Sabemos que resolução não é tudo, mas ao filmar em 4K nos dois temos melhores vídeos no Galaxy, além de estabilização superior e foco mais ágil. Samsung também vence na captura de áudio.

E mais um ponto para o S20.

Preço

Os dois chegaram ao Brasil por R$ 5.500, mas como o Galaxy está há mais tempo no mercado, ele está com preço bem mais em conta atualmente. Ou seja, você pagará menos por um celular muito melhor e que receberá atualizações do Android por mais tempo. Essa realmente foi uma batalha perdida para o Edge.

Mais um ponto para o Galaxy S20.

Conclusão

Tivemos um marco histórico aqui no TudoCelular. Esta é a primeira vez que vemos um aparelho sair com zero pontos em um duelo. Poderíamos até dar um pontinho ao Edge por ter conexão 5G, mas em nossos testes não vimos uma diferença considerável para o que temos no 4G. Pagar mais caro por uma tecnologia ainda verde aqui no Brasil? Nem.

O Galaxy S20 vence com uma vitória perfeita. O top da Samsung é superior em tudo e nem vou perder tempo repetindo o que você viu nesse comparativo. Se está em dúvida entre os dois, pode comprar o Galaxy sem medo. Não invista em celular 5G agora, com a mesma grana você compra um 4G muito melhor.

RESULTADO

Samsung Galaxy S20: 11 PONTOS

  • Melhor acabamento, certificação IP68 e carregamento sem fio
  • Tela superior em imagem e taxa de atualização
  • Som mais potente e claro
  • Software completo e com updates de três anos
  • Desempenho superior
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Câmeras superiores
  • Melhor para selfies
  • Filmar com melhor qualidade
  • Melhor custo-benefício

Motorola Edge: 0 PONTOS

(atualizado em 28 de março de 2024, às 22:58)

67

Comentários

Edge vs Galaxy S20: intermediário premium Motorola desafia top Samsung | Comparativo
  • Muito suspeito esse depoimento. Parece coisa de gente querendo falar mal só. Tenho 5 s20 na família, sendo o meu o s20+. Nenhum deles deu qual sintoma igual ao seu, de acordo com seu comentário. O mais interessante é a história da película de vidro. Ela não vem. O aparelho tem uma de gel que já vem de fábrica. Aplicada. E só.

    • Mais um mano fã boyola falando asneira kkkkkkkkkk

        • Removido - Duplicado

            • Descontente com a experiência do cliente.

              Nunca comprei celulares do top de linha, sempre tive intermediários da motorola e nunca visitei uma assistência técninca.Resolvi comprar o s20 por conta do tamanho e das especificações.Com
              uma semana e alguns dias de uso, o app da câmera trava, não responde e o
              celular superaquece até eu reiniciar. Somente com o app da samsung,
              testei com o da Adobe e um aberto da playstore e funcionou normalO
              atendimento online pediu o hard reset, não adiantou. Na assistência
              técnica autorizada, a atendente insistiu que o celular tinha marcas
              laterais que não existiam pois não uso o celular sem a capa. Removeram
              tanto a película de trás (fibra de carbono, comprei à parte) quanto a da
              frente (vidro, essa veio de fábrica) e me informaram que nenhuma das
              duas (nem a de fábrica) será reposta.Além disso, são necessárias 3 ordens de serviço para troca do aparelho.Mesmo
              que o celular volte normal, essas restrições e remoção de acessórios de
              fábrica sem reposição me decepcionaram muito em relação à marca. Não
              acho que qualquer cliente deveria ter essas frustrações, pior ainda é
              ser com o top de linha.

              Complemento aqui com o desfecho depois.

                • Pesquisa paga

                    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKK
                      Nunca vi aqui um comparativo onde um celular não pontuou.

                        • Se o Edge teve maior tempo de tela, isso não daria o ponto pra ele? Pois o tempo de tela importa bem mais

                            • Muito caro para um desempenho muito inferior, com o valor que está, você compra o Iphone SE com o desempenho bem melhor.

                                • Fusca x Del rey este deveria ser nome kkk

                                  Minha ferrari red (Iphone 11 Pro Max - 512 GB) manda um abraço

                                    • Admito que hypei o Moto Edge, mas depois dessa matéria... Continua sendo um bom cell mas na faixa de preço errada.

                                        • Tc da pra deixar a tela do s20 em 96hz com um app. Seria interessante refazer o teste com a tela assim. Normal o choro do moto lixin

                                            • Eu não fiquei surpreso. Depois que a Lenovo comprou a Motorola, a empresa ficou uma merda.
                                              Qual a vantagem nos dia de hoje, de lançar um produto caro, com 1 sim card? Por 6 mil????
                                              Comeram merda. Sem falar nessa tela cascata com gorila glass inferior.
                                              Por essas e outras que meu s20+ manda lembranças.
                                              Motorola não dá mais.

                                                • gol da alemanha

                                                    • É como colocar um Corola e um Saveiro para disputarem. Estão na mesma faixa de preço mas porque uma empresa está louca. Não dá pra comparar...

                                                        • Kkkk que surra de pau mole hein... E ainda tem troxa que compra Moto lixo, achando que é a mesma da época do Motorola de 10 anos atrás.... Kkk coitados

                                                            • Eu tenho os dois modelos em uso diário. O Ultra 512 e o Edge+ 256. A excessão da câmera, não concordo com as colocações da comparação. Achei a matéria descabida e muito tendenciosa. Mais parece marketing da marca coreana.

                                                              • Samsung me patrocine
                                                                E por favor eu tenho
                                                                o 15 a os sou s
                                                                Da Bahia mais n tenho condicoes

                                                                • Não é porque saí a 5G que a 4G tornar-se inútil, se comprar um smartphone 4G hj, mesmo que saia a 5G ano que vem vc não vai querer trocar, pois até hj a 4G tem me servido muito bem, sei que a 5G vai ser melhor, mas melhor não quer dizer que seja necessária, o marketing vai ser enorme, vão fazer parecer que 4G não presta... Não caiam nessa, ainda mais com os pacotes de dados das operadoras, não vai adiantar nada ter 5G, com 4G já acaba rapidinho... Só pense em mudar pro 5G quando vc perceber que realmente sente falta de uma conexão melhor.

                                                                    • %uD83E%uDD14
                                                                      Bom, a comparação faz sentido, pois os 2 aparelhos estão na mesma faixa de preço (atualmente). Apesar de cada um ter um nicho específico e diferente. O Edge é um intermediário premium, com foco na nova tecnologia de conexão, o 5G. Já o Galaxy S20 só possui acesso ao LTE Advanced (4,5G ou 4G+ ou 4G MAX), mas é um top de linha. É outra categoria, outro nível. Como ainda não está implantada a conexão 5G no Brasil, só de maneira experimental, o grande diferencial do Edge não faz tanta diferença assim e o preço dele acaba não sendo justificado, apesar de ter esse diferencial. Caso já estivéssemos com o 5G funcionando perfeitamente no país, poderia ser vantajoso o aparelho da Motorola / Lenovo.

                                                                      Então, apesar de serem aparelhos distintos, com hardware diferentes e foco também,

                                                                      • Teste nada a ver, um top Range contra um mude Range, mas o egde está caro, porém o Galaxy S20 realmente consegue ser melhor por causa do seu conjunto de hardware, fora sendo exynos 990 mas consegue vencer o cansado Sd765G claro, comparação absurda, Cortex a76 do snapdragon 765 vs Cortex a77 do Exynos, apesar de ser um processador mal visto

                                                                        • Por 3500 já dá pra comprar o s20+ a surra vai ser ainda maior

                                                                            • Na one ui 2.5 o exynos ta uma uva%uD83D%uDE0F

                                                                                • Verdade.... Dizem que está igual ao 865 em consumo de bateria.... Desempenho e throttling também estão semelhantes.... Talvez a ui2.5 traga mudanças mais profundas a nível de firmware.

                                                                                  • Essa linha Edge da Motorola me passa a impressão de ser "experimental". Não consigo ver algo grandioso nela, com exceção do processador (Edge+).

                                                                                      • O comparativo é sem sentido, mas é lógico o preço do Moto Edge? Foram comparados dois aparelhos de preços parecidos e sistemas base idênticos. Foi um comparativo pra confirmar que esse smartphone não tá com essa bola toda pra custar tão caro.

                                                                                          • Não deveria ser um desafio e sim comparativo, mas mesmo assim não tem lógica comparar top com intermediário.

                                                                                              • uma das versões do Mi 10T deve ser uma melhor escolha que os dois.

                                                                                                  • credo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                                                                                      • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que surra hein...
                                                                                                        Hora hora um snapdragon com bem menos potência, 500mah a mais e numa tela que consome menos energia perdeu em bateria pro exynos com mongoose?!!!!
                                                                                                        Huummm
                                                                                                        Realmente o Exynos 990 está ótimo em bateria...%uD83D%uDE0E%uD83D%uDE0E

                                                                                                          • isso ocorreu pq o 990 se equipara ao 865/865+ e não ao 765g,e a bateria durou menos pelo tamanho da tela,claramente o chip top de linha da samsung seria superior a um intermediario né>-'

                                                                                                              • No quesito bateria?! Que tanto reclamam?
                                                                                                                O exynos é muito mais potente (precisa de mais energia pra funcionar e tem muito mais coisas para administrar)...
                                                                                                                E basicamente tudo no s20 precisa de mais energia; tela, capacidade das câmeras, gpu pela potência e etc...
                                                                                                                E mesmo assim foi mais econômico que o queridinho snapdragon...

                                                                                                                  • Todas as reclamações que li foram quando usaram a tela acima da taxa de 60,aparte dai,o exynos 990,enfatizo que estou me referindo a essa versão,se mostrou incapaz de manter a economia e o resfriamento,na menor taxa de tela,ele sera claramente superior a um snap intermediario
                                                                                                                    Faço mais um adendo,a maioria das reclamações vem da versão Plus e Ultra
                                                                                                                    Outro adendo,por que raioz to discuntindo com um cara que claramente já carrega o nome da marca no seu perfil

                                                                                                              • Realmente o S20 e bem melhor.

                                                                                                                  • Enquanto você lia, mais um ponto para o s20

                                                                                                                      • resumo:
                                                                                                                        Motorola Edge só vale apena na casa dos 2k

                                                                                                                          • foi mesmo sem noção, esse comparativo, no quesito som só celulares Samsung no volume máximo o som fica orrivel.

                                                                                                                            • Quero vê com o LG VELVET.

                                                                                                                              • Mais que droga de comparativo é esse? O que ser fanboy da Samsung tem há ver numa comparação? Se for assim então não reclame de as pessoas falarem que vocês são comprados

                                                                                                                                  • Ue,você tem que reclamar da motorola querer colocar preço de flagship em intermediario,não do comparativo...o s20 nao apenas ta no mesmo preço desse intermediario hypado,como em alguns sites ta mais barato,KKKKKKKKK,um topo de linha mais barato que um intermediario...

                                                                                                                                      • Eu não disse que o intermediário da Motorola não está cara ele está, mas eu estou querendo dizer a análise em si não faz sentido eles muita pedra para fazer esse comparativo, e lembre-se de uma coisa a Samsung lançou seus aparelho antes do dólar alimentar e cada um aparelho tem uma diferença de três meses de lançamento, não me vem que tudo celular acertou no comparativo pois não acertou

                                                                                                                                          • O moto Edge é mais caro q o s20, s20 é superior em tudo sendo mais barato...
                                                                                                                                            Contra fatos não há "argumentos"

                                                                                                                                              • Nada a ver..... A comparação é absurda, mas o edge está caro.


                                                                                                                                                O Exynos 990 foi criado pra brigar com o SD865 logo é um absurdo essa comparação

                                                                                                                                                • E conte fatos precisa de fazer um comparativo tão sensacionalista como esses puxando sardinha para a Samsung, pois em nenhum momento eu vi eles falarem da duração de bateria do s20 com 120 rtz, ou o fato do som da Samsung ser melhor que o da Motorola pois os seus graves ligeiramente melhor, ou o fato de da Motorola não ter 120 rtz, ou o fato dele não ter snapdragon 865 em vez desse pífio 765, ou o fato dele ter Full HD e não 2k, melhor dizendo que o da Samsung foi lançado em março e o da Motorola foi lançado em agosto, pare de ser idiota, o TudoCelular falaria bem da xiomi com o mi 10 lite que está basicamente o mesmo preço mas não fala bem da Motorola em a hipocrisia

                                                                                                                                                    • vamos lá,nao faz o menor sentido levar em conta a bateria em 120htz pq o motorola NAO TEM,e o teste tb foi feito com o motorola a 60htz e perdeu em duração tb...o som,apesar de ser pessoal, a samsung leva uma ligeira vantagem pelo fone superior,os 90htz sao sim um ponto negativo,ainda mais pra um telefone que foi lançado tão caro...resolução conta mas nao é essencial em uma tela,e samsung sempre teve as melhores telas do mercado e essa nao é diferente, quanto ao tempo de lançamento,o problema nem é esse,o problema é que o preço inicial do edge ja foi sem noção, ele precisa,comparativamente,baixar bem mais que o s20 pra chegar no preço correto...

                                                                                                                                                        • Mano, se tu falar a verdade sobre a Samsung aqui o dono do TC vai te banir

                                                                                                                                                  • Objetivo do site é fazer o Edge passar vergonha a qlqer custo? kkkk

                                                                                                                                                      • A surra kkkkkk

                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                          Android

                                                                                                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                          Windows

                                                                                                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                          Economia e mercado

                                                                                                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista