LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Instagram Lite desembarca no Brasil sem propagandas e pesando só 2 MB

13 de abril de 2021 12

  • Atualização (13/04/2021) - por PM

A versão Lite do Instagram acaba de desembarcar no Brasil! A rede social anunciou a chegada do app nesta terça-feira (13). Como o próprio nome já discorre, trata-se de uma versão mais modesta do Instagram, especialmente concebida para mercados onde o acesso principal à internet dá-se através de rede móveis com dados limitados.

O Instagram Lite ocupa apenas 2 MB de memória interna, figurando como a solução ideal para quem quer usar a rede social de fotos e vídeos curtos mas não possui memória suficiente no celular para a versão completa.


Essa edição do app (que, por enquanto, só está disponível para celulares Android) possui vários recursos que não são executados do app, e sim de servidores remotos, tornando a utilização menos pesada em aparelhos com menos memória RAM, por exemplo.

Infelizmente, recursos como Transmissões ao vivo, Instagram Shopping, criação e Reels (por enquanto) e conteúdos do IGTV (apenas é possível a pré-visualização) estão indisponíveis, bem como algumas ferramentas e filtros para os Stories.

Porém, os desenvolvedores já trabalham na inclusão de alguns dos recursos ausentes para o mais rápido possível, deixando a experiência de uso mais próxima da versão completa do app.

Apesar de ter anunciado o app nesta terça-feira, no entanto, o download do app através da Play Store só será liberado na quarta-feira (14).

  • Artigo original (10/03/2021)

E o Brasil? Instagram Lite sem propagandas é lançado em 170 países

Após o Instagram Lite ter sido removido da Play Store em maio do ano passado, relançado em dezembro na Índia sem Reels, Loja e todas as outras adições que têm transformado a rede social em uma vitrine de vendas, a versão mais simples do Instagram recebeu uma pequena atualização que implementou o Reels no aplicativo, mas que continuou sendo exclusiva para a Índia.

E após meses sem saber quando o aplicativo receberia um lançamento global, o Facebook finalmente libera o Instagram Lite para 170 países em todo o mundo, com prioridade para regiões da Ásia, África e América Latina, mas o Brasil continua de fora.


Pesando apenas 2 MB na memória do smartphone e reduzindo a qualidade das imagens e vídeos carregados no Feed, Reels e Stories, a ideia do Instagram Lite é oferecer carregamento mais veloz mesmo em regiões com velocidade de internet limitada, mas ainda permitindo que usuários continuem utilizando a rede social.

Em sua página na Play Store, é descrito que o Instagram Lite "é pequeno, rápido e funciona em qualquer tipo de rede. Aproveite os melhores recursos do Instagram, como conectar-se com amigos, compartilhar o que está fazendo ou ver novidades de todo o mundo."

Embora a página esteja traduzida para o português, não é possível instalar em smartphones no Brasil, uma vez que a loja alerta que "este item não está disponível em seu país."


12

Comentários

Instagram Lite desembarca no Brasil sem propagandas e pesando só 2 MB
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020