LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pandemia impulsiona maior expansão da internet em anos e pode acelerar 5G, diz especialista

08 de novembro de 2020 3

O TudoCelular alerta desde o começo da pandemia do novo coronavírus que o momento de isolamento social aumentaria a demanda por internet dentro das residências para diversas finalidades. Agora, um especialista analisa a situação da conectividade atual e como o momento pode impulsionar a adoção de novas tecnologias, como o 5G.

O diretor de vendas para Brasil e América Latina da VIAVI Solutions, Marcelo Bragança, reforça que atualmente existem aproximadamente 4 bilhões de celulares em uso, com aumento constante da demanda por conectividade 4G e 5G em todo o mundo.

Desafios contemporâneos

Bragança reforça que o principal obstáculo das mudanças vividas na atualidade é lidar com o fluxo de tráfego da internet, além de operacionalizar com eficiência as novas tecnologias. Desta maneira, seriam possíveis serviços de baixo custo e alta qualidade.

Na visão do especialista, uma das principais saídas para isso tem sido a utilização de data centers – os quais conseguem levar mais acessibilidade e eficiência no uso de energia.

“O uso de data centers para gerenciar a alta demanda de dados acaba sendo a grande aposta. Para otimizar esse tipo de serviço muitos fabricantes decidiram embalar milhares de fibras óticas em um único cabo. Esse cabo transporta dados duplos ou triplos, em um espaço ainda menor, e reduz o tamanho do terreno dos data centers. Isso, por sua vez, permite locais de data center mais acessíveis e melhor eficiência energética.”


Marcelo Bragança

Diretor de vendas para Brasil e América Latina da VIAVI Solutions

Impacto na velocidade

Com o isolamento, o número de pessoas conectadas teve um aumento significativo. Segundo Marcelo Bragança, as chamadas via Wi-Fi cresceram até 100% no período. Como consequência, o congestionamento na rede passou a afetar a velocidade da internet.

Nesse cenário, as operadoras de rede sem fio acabam por ser as responsáveis para entregar serviços com mais qualidade.

“A VIAVI, por exemplo, impulsiona a tecnologia 5G desde 2013, formando parcerias com os principais fornecedores de comunicação do mundo e outras organizações de ponta para oferecer as soluções necessárias para desenvolver, testar, habilitar, garantir e otimizar as redes, auxiliando na entrega de desempenho.”

Adoção do 5G

O diretor de vendas da VIAVI completa que a crise com a pandemia está impulsionando a maior expansão da internet em anos. Ele acrescenta que o momento tem capacidade para encorajar a chegada de novas tecnologias antes do tempo esperado. Uma delas poderá ser a adoção ampla do 5G no Brasil.

No momento, há a previsão de leilão das frequências destinadas à rede móvel de quinta geração apenas para 2021. Contudo, as operadoras têm passado a utilizar o chamado 5G DSS, com o compartilhamento de faixas destinadas ao 4G para oferecer a tecnologia.

E aí, você concorda com a visão do executivo de que a pandemia tem impulsionado a expansão da internet? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


3

Comentários

Pandemia impulsiona maior expansão da internet em anos e pode acelerar 5G, diz especialista