LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: pandemia afeta velocidade de internet em países com isolamento social

19 de março de 2020 12

Com o decreto de quarentena feito por diversos países no mundo, devido à pandemia de coronavírus, as pessoas passam a utilizar mais internet, uma vez que ficarão mais tempo em casa. E parece que isso já tem causado problemas pelo mundo.

Segundo um levantamento do site Speedtest.net, o número de usuários que acessam a internet simultaneamente poderá ser o maior já visto na história. Alguns países, inclusive, têm sentido queda em performance por isso.

Dois dos primeiros grandes impactados com o Covid-19, a China e a Itália já sofreram com problemas de conexão desde que o surto ficou mais forte em seus respectivos territórios. A nação asiática, por exemplo, teve diminuição da velocidade de internet detectada na segunda metade de janeiro, momento em que a crise atingiu o pico no local.

Já no país europeu, os problemas devido à grande demanda foram identificados no final de fevereiro e têm acontecido sem parar desde então. Além da baixa na velocidade, os italianos também contam com maior latência na internet.

O Speedtest.net também percebeu quedas na velocidade em algumas regiões dos Estados Unidos, nesta terceira semana de março, na banda larga fixa. Outra alteração foi uma variação na latência da internet móvel.

Imagem: Reprodução
Impactos no Brasil

Dentro do território brasileiro, as operadoras têm aumentado a velocidade dos clientes com o objetivo de amenizar qualquer tipo de problema. No entanto, como o período de isolamento social ainda está no início, não se sabe quais serão os impactos no futuro.

O certo é que ampliar a velocidade de conexão não adiantará se a infraestrutura não conseguir suportar a alta demanda que está por vir nas próximas semanas.

Você já sentiu algum problema na sua internet desde que foi decretada a quarentena no Brasil? Relate para a gente no espaço abaixo.


12

Comentários

Coronavírus: pandemia afeta velocidade de internet em países com isolamento social
  • Consegui resolver problemas de internet em casa utilizando zpl210 que retransmite o sinal da internet pela rede eletrica...nos locais que nao chegava o sinal coloquei um aparelho receptor e roteei novamente para ter wifi. Cai um pouco a velocidade, mas como tenho fibra com 300 mega, fiquei com 80 mega nos outros comodos....resolveu meu problema

      • A Net Claro aqui no centro de São Paulo, em Santa Cecília, já estava ruim semanas antes da pandemia e, depois, piorou muito. Não conseguimos executar tarefas básicas e estou contratando serviço da TIM, por meio do celular, para suprir minhas demandas de trabalho. O problema é que proporcionalmente é bem mais caro usar a internet do celular para trabalhar no computador. Net Claro, por favor, dê atenção a seus clientes do centro de São Paulo. Estamos à mercê de vocês.

          • Aqui em SP a vivo está horrível, oscila demais e as vezes cai por alguns segundos. Até a internet móvel 4g da claro que eu uso está mais lenta ultimamente e com problema de manter o 4g

              • Estou na zona leste de São Paulo, capital. Tenho internet a muito tempo, percebi que a conexão está muito ruim ultimamente, minha internet é da net virtua( agora Claro) 2mb de velocidade. Está extremamente ruim, tenho dificuldade para baixar fotos e vídeo pelo celular e downloads pelo computador, para poder assistir um vídeo no YouTube tive que conectar à internet do meu celular Nextel. Trabalho com TI, já modifiquei configurações do roteador para aumentar a performance, mas nenhum resultado efetivo.
                O teste de conexão bate a velocidade correta 2mb, mas parece que o bloqueio ou redução não é perceptível por testes comuns, deve ter algo com portas ou pacotes.
                Estou achando que a operadora está me sacaneando

                  • No Rio está uma bela bosta o sinal da TIM mas a conta tá em dia e chegando a fatura normalmente.

                      • Bom dia.
                        É ela ficou mais lenta, e está oscilando muito tbm, chega até a cair o sinal algumas vezes.

                          • No Brasil já tem tráfego lento. PTT São Paulo beirou os 10TBP/s . hj e a noite deve atingir esse limite de banda.

                              • PornHub liberou os vídeos para assinantes, meu cão vai aproveitar! %uD83C%uDF51%uD83C%uDF46

                                Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais