LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nvidia GeForce RTX 3000: vazamentos detalham placas e quantidade de memória das GPUs

10 de agosto de 2020 6

Depois de diversos rumores, parece que a Nvidia irá enfim revelar sua nova família de GPUs, supostamente baseada na arquitetura Ampere, no final deste mês. Até onde se sabe, a série RTX 3000, como é conhecida até o momento, deve trazer upgrades consideráveis, oferecendo processamento dedicado de Ray Tracing e saltos de performance que podem atingir a casa dos 50%.

Agora, pouco antes do grande anúncio da empresa, novos vazamentos nos dão maiores detalhes sobre os modelos que chegarão ao mercado, bem como a quantidade de memória que será embarcada em cada uma delas. Um ponto curioso reforçado pelas fontes do site WCCFTech é que a Nvidia ainda não teria definido o nome das novas placas, portanto ainda não há certeza se veremos as GPUs chegarem ao mercado como RTX 3000, ou ainda como algo diferente como RTX 2100, por exemplo.

Algo semelhante ocorreu na geração passada, com a série 20 sendo referida em vazamentos como GTX 1100, até que pouco antes de seu anúncio foi descoberto a mudança de nomenclatura para RTX 2000. De toda forma, a expectativa ainda se mantém em torno do nome RTX 3000, ainda que haja a possibilidade de vermos algo diferente.

A família GeForce RTX 3000 deve ser anunciada em 31 de agosto, chegando ao mercado a partir de setembro.

Segundo os vazamentos, a nova família de GPUs deve ser composta por seis modelos, com uma janela de lançamento de 3 meses, que teria início em 17 de setembro, conforme especulado anteriormente. A mais potente das placas teria número de série PG132-10 (RTX 3090/3080Ti), sendo a substituta da RTX 2080Ti, trazendo nada menos que 24GB de VRAM, algo também vazado no passado. A dúvida agora é se esta seria a RTX 3080Ti, ou mesmo a RTX 3090, focada em entusiastas.

Em seguida, a PG132-20 e a PG132-30 (RTX 3080) seriam as substitutas da RTX 2080 SUPER, sendo equipadas com 20GB e 10GB de VRAM GDDR6, respectivamente. A primeira delas estaria planejada para chegar ao mercado em outubro, enquanto a segunda seria disponibilizada aos consumidores junto da top de linha, também em setembro. A versão de 20GB é a mais interessante das duas, não apenas por possuir mais memória, mas por estar posicionada para competir com a Big Navi da AMD, confirmada para ser lançada ainda neste ano.

A revelação da nova série de placas da Nvidia deve acontecer no próximo dia 31.

Já a PG142-0 e a PG142-10 (RTX 3070) seriam as substitutas da RTX 2070 SUPER, oferecendo 10GB e 8GB de memória. Mais uma vez, um dos modelos, a PG142-10, seria disponibilizada junto da GPU mais potente da linha em setembro, com a variante mais robusta ainda sem previsão de lançamento. Por fim, a PG190-10 (RTX 3060) seria a sucessora da RTX 2060 SUPER e manteria os 8GB de VRAM vistos na geração passada, também não possuindo data de lançamento definida.

Não falta muito para enfim sabermos detalhes oficiais das novas GPUs da Nvidia. A companhia confirmou hoje através de teaser na conta oficial das placas GeForce que um grande anúncio será realizado no final do mês, com uma referência à GeForce 256, primeira GPU moderna do mercado. Diante disso, a expectativa é que algo revolucionário deverá ser revelado nos próximos dias.


6

Comentários

Nvidia GeForce RTX 3000: vazamentos detalham placas e quantidade de memória das GPUs
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista