LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Alder Lake: Core i9-12900K surge em novo benchmark superando o AMD Ryzen 5950X em single-thread

20 de outubro de 2021 7

Especulações são unânimes ao afirmar que a Intel finalmente apresentará sua nova geração de processadores na próxima semana, dia 27 de outubro. A família “Alder Lake” de 12ª geração, através de especificações e benchmarks vazados, prova ser um grande avanço tecnológico que marcou diversas mudanças na estratégia da fabricante.

Beirando seu possível lançamento oficial, as amostras de engenharia que já foram distribuídas para testes com parceiros começaram a emergir em novos vazamentos. Nesta quarta-feira (20), o Intel Core i9-12900K apareceu em benchmarks que reforçam suas vantagens em thread única sobre o AMD Ryzen 5950X.

CPU-Z reforça que o modelo testado é um ES (engineering sample, ou "amostra de engenharia").

O top de linha possui uma configuração de 16 núcleos e 24 threads, ou seja, 8 núcleos “Golden Cove” de alto desempenho com Hyper-Threading e 8 núcleos “Gracemont” de baixo consumo. Os “núcleos grandes” aumentam o poder de processamento da nova geração a ponto de trazer 13% de ganhos em desempenho sobre o Core i9-11900K e até 25% sobre o Ryzen 9 5950X.

Veja as pontuações dos processadores citados em testes com o Cinebench R23:


Por outro lado, é possível observar que a performance em multi-thread do Alder Lake fica em desvantagem contra o rival da AMD. Com diferença de 1.502 pontos, é possível que esse fator seja desconsiderado quando o lançamento oficial ocorrer, trazendo consigo todas as otimizações necessárias para que o novo carro-chefe da Intel se sobressaia.

Em testes com o CPU-Z, é possível observar que o Core i9-12900K possui uma vantagem de 24% contra o Ryzen 9 5950X, com 16 núcleos e 32 threads, na mesma testagem em single-thread, mas ainda não supera o adversário em multi-thread. Veja abaixo:


O Intel Core i9-12900K será baseado na litografia “Intel 7”, e oferecerá núcleos híbridos que prometem melhorar a eficiência de energia dos processadores, que serão os primeiros a suportarem as memórias RAM DDR5 e o PCI Express de 5ª geração.

Em primeiro momento, a série “K” de chips desbloqueados para overclock será apresentada; no próximo ano, possivelmente durante o evento CES 2022, novos modelos serão lançados.


7

Comentários

Intel Alder Lake: Core i9-12900K surge em novo benchmark superando o AMD Ryzen 5950X em single-thread
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista