LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 6000 "Rembrandt": APUs vazam com suporte à RAM DDR5 e poder da NVIDIA GTX 1650

15 de dezembro de 2021 27

Atualização (15/12/2021) - FM

A AMD deve lançar uma nova geração de processadores com gráficos integrados em breve, utilizando a arquitetura RDNA 2 junto à Zen 3+. Nesta quarta-feira (15), descobrimos que um dos modelos desses chips para notebooks surgiu em testes de benchmark do BAPCo, corroborando seu poder gráfico com desempenho de NVIDIA GTX 1650.

Os dados foram encontrados através do Benchleaks e detalham a amostra de engenharia de uma APU AMD batizada de “100-000000560-40_Y” com 8 núcleos, 16 threads com clocks de até 4,0 GHz. De acordo com a plataforma, o processador foi testado em um notebook da série ASUS Vivobook com 16 GB de RAM DDR5.

(Imagem: Reprodução/Benchleaks)

Outras especificações técnicas desse laptop que deve ser lançado nos próximos meses incluem uma tela QHD+ (2.560 x 1.600 pixels), denotando que esse modelo da família AMD Ryzen 6000 “Rembrandt” terá boas aplicações em criação de conteúdo gráfico.

A APU, embora trate-se de uma amostra de engenharia sem otimizações baseadas em software, obteve a pontuação geral de 1.436. Isso significa que a família Ryzen 6000U, ainda em fase inicial de desenvolvimento, já apresenta 4% mais desempenho que o Ryzen 7 5800U, o modelo mais poderoso da atual geração de chips com gráficos integrados.

Visto que o processador testado deve ser posicionado no segmento de entrada, as soluções mais avançadas devem marcar presença nos notebooks gamers da ASUS, isto é, os dispositivos da série ROG e TUF.

A AMD deve apresentar o novo hardware no início de 2022. A aposta dos entusiastas é um anúncio oficial durante sua conferência na CES 2022, agendada para o dia 4 de janeiro.

Atualização (07/12/2021) - FM

AMD Ryzen 6000 “Rembrandt”: APUs com RDNA 2 devem ter desempenho similar à NVIDIA GTX 1650

A AMD deve anunciar uma nova geração de APUs (processadores com gráficos integrados) com arquiteturas Zen 3+ para CPU e RDNA 2 para GPU. Esse hardware deve ser apresentado oficialmente no início de 2022, segundo rumores prévios, e novas informações descobertas nesta terça-feira (07) aumentam as expectativas sobre seu desempenho gráfico.

A família “Rembrandt”, também conhecida como Ryzen 6000, será dividida em duas categorias nomeadas pelas séries “U” de entrada e “H” de alto desempenho. O HXL, vazador popular da indústria, divulgou que essas APUs podem chegar a 2.700 pontos nos benchmarks do 3DMark Time Spy, desempenho próximo à NVIDIA GeForce GTX 1650.

A publicação do leaker é quase enigmática, mas de fácil resolução — a imagem publicada é do pintor holandês Rembrandt, cujo nome batiza também as APUs Ryzen 6000, tal como é feito com a série “Vermeer” do Ryzen 5000 com Zen 3, homenageando o pintor Johannes Vermeer.

O modelo testado no benchmark não é especificado, mas vale ressaltar que o hardware ainda está em fase de testes e, possivelmente, a versão utilizada no 3DMark Time Spy é uma amostra de engenharia (ES) sem otimizações prévias. Com isso, o desempenho final deve representar um salto ainda maior em relação às APUs com gráficos Vega.

A fim de comparação, a GPU Vega 8 das APUs Ryzen 5000 da atual geração atingem até 1.200 pontos nas métricas do 3DMark, ou seja, APUs com RDNA 2 devem entregar cerca de duas vezes mais performance em gráficos, expandindo também as vantagens contra a arquitetura Xe-LP da Intel, utilizada atualmente em seus chips de 12ª geração.

A AMD deve oficializar as novas soluções em meados de 2022, possivelmente durante sua conferência na CES 2022, que ocorrerá no dia 4 de janeiro.

Texto original (20/10/2021)

AMD Ryzen 6000 “Rembrandt”: novas APUs terão 8 núcleos, GPU RDNA 2 e mais

A primeira APU AMD Ryzen Rembrandt que fará parte da próxima geração da série Ryzen 6000 foi descoberta. Um rumor recente já dizia que a Rembrandt Ryzen 6000 APU está atualmente em produção, portanto, podemos esperar um anúncio no período em torno da CES 2022.

As APUs Rembrandt Ryzen da próxima geração da AMD serão baseadas nos núcleos de GPU Zen 3+ e RDNA 2. Mas esses não são quaisquer núcleos Zen 3 / RDNA 2: um roteiro menciona que os IPs centrais serão baseados em um node de processo de 6nm.

Espera-se que a AMD mantenha a arquitetura da TSMC para a fabricação das CPUs Rembrandt e, como tal, podemos esperar uma densidade cerca de 20% maior com melhor consumo de energia. A Zen 3+ da AMD foi declarada como sendo uma evolução da arquitetura do núcleo Zen 3 existente e levará uma gama de otimizações de processo e melhorias na velocidade do relógio.

As novas informações sobre a APU foram identificadas no banco de dados UserBenchmark rodando na plataforma Corsair Xenomorph, que parece ser o nome de um próximo AIO (FP7) com APUs Rembrandt.

Com base nas especificações, a amostra de APU AMD Ryzen 6000, codinome 100-000000518-41_N, tem um total de 8 núcleos e 16 threads. As velocidades do relógio são relatadas em uma base de 3,1 GHz e 3,9 GHz de boost. A APU também vem com uma nova GPU RDNA 2 que tem o ID 1CFA 0004:164D, embora não possamos dizer a configuração exata do núcleo ou os relógios nesta SKU específica.


A plataforma apresenta uma memória de 16 GB DDR5 4800 Mbps no fator de forma SODIMM, o que confirma que essa não é uma SKU de mesa, mas sim uma variante de mobilidade que cairia no segmento Rembrandt-H ou Rembrandt-U de APUs.

Como os relógios de núcleo são inferiores às peças existentes devido ao chip AMD Rembrandt ainda ser uma amostra de engenharia precoce, o desempenho é ligeiramente inferior ao do Ryzen 9 5900H, mas esperamos que ele obtenha um aumento decente à medida que nos aproximamos do lançamento. Dito isso, o chip obteve 111 pontos single-core e 1308 pontos nos testes de múltiplos núcleos.

Quais são as suas expectativas sobre as novas AMD Ryzen 6000 “Rembrandt”?


27

Comentários

AMD Ryzen 6000 "Rembrandt": APUs vazam com suporte à RAM DDR5 e poder da NVIDIA GTX 1650
  • No meio do ano ou final de 2022 vai sai os Ryzen 7000 zen4 am5, 5nn Raphael e Phoenix, muito mais potentes com desempenho esperado próximo da rtx 2060, vou esperar o lancamento

      • Acabei de pegar minha apu R7 5700G
        Com memórias XPG 8gb 3600
        Já dá pra brincar .. seria MT interessante uma apu 2 vezes melhor que meu RYZEN. . . Já pode vender um rim kkk

          • Seria interessante se a AMD fizesse as APUs serem quad channel pra poder aproveitar melhor a GPU integrada, pois, isso ajudaria muito quem tem orçamento baixo

              • Orçamento baixo nem dual channel é amigo. Quem vai economizar em processador pra comprar 4 pentes de memória?

                  • primeiro que é dual-channel sim e sempre foi. Segundo que no site da AMD está falando que os novos Ryzen 6000 são quad-channel, o que pode até ser um erro de digitação pq isso é muito surpreendente para um processador mobile.

                  • Ano que vem vou trocar meu kit surrado intel de 3ªG, e estou ansioso para ver o desempenho dos novos processadores, tanto amd, quanto Intel. E espero ter um bom salto de desempenho com um bom custo benefício. Só espero que a AMD tenha preço competitivos e não sai tacando preço alto só porque tem maior desempenho. Pois até agora, dos vazamentos da intel só vimos que foi melhor que processadores amd antigos. Janeiro está batendo na porta e vamos ver que cartas vão tirar da manga.

                      • Se for custo x benefício esqueça, não existe mais, acabou com a alta do dólar! A moda agora é custo x performance. E se for isso que busca e que tenha longevidade será AMD com o socket AM4 e um bom processador recente ou um dos novos que ela vai lançar em breve no começo de 2022. A Intel tá difícil de entender, pois tá usando uma nova arquitetura e nova litografia de 10nm e com memória RAM DDR5 para finalmente conseguir vencer os ryzens do ano passado que usam DDR4! Uma boa B450 mais um RYZEN 8/16 ou um 12/24 vai ser forte por longos anos, mais se a grana estiver curta faça como eu e pegue um RYZEN 6/12 que supre as necessidades de mais de 90 % dos usuários comuns

                          • Você precisa trocar pra jogar jogos novos? Qual é o jogo que você tá de olho no momento?

                            • BOM O BOZONARO PODIA ABAIXA O PRECO DAS COISA AS PESSOAS PRECISAM DE CARNE E COMICA ANO QUE VEM LULA VEM E SLVA O BRAZIL DESSE TRASTE

                              • Já uso placa de vídeo faz muito tempo. O Ryzen 7 5700G bate de frente com a 1050 TI.

                                • Deveria ter suporte a utilização da APU junto a Placa de Vídeo

                                    • Se a AMD lança apus octa core pra cima com gpu potente seria um total desperdício ninguém compra CPU highend pra usar a gpu do processador uma apu com uma gpu potente devia ser no máximo na linha Ryzen 5 Ryzen 7 em diante deveria ter uma gpu apenas pra dar vídeo uma gpu potente nesses processadores serviria pra encarecer ainda mais e dificulta ainda mais a disponibilidade de Chips anão ser na linha mobile mas na linha desktop seria total burrice

                                        • Um octa core Zen4 com litografia de 5nm e 3D-Vcache com um chip gráfico RDNA2 compatível com memória RAM DDR5 melhor que essas de 2021 seria um desperdício? Com os preços das placas de vídeo nas alturas tudo indica que daqui a um ano vai estar do mesmo jeito ou pior caso as turbulências eleitorais façam o dólar subir ainda mais. Uma APU assim, a depender do preço, pode ser a salvação da lavoura de muita gente por aí para montar um PC gamer potente para jogar em 2k e alguns games leves em 4k. É meu sonho de consumo para fazer um upgrade no meu PC daqui uns 3 anos, inclusive alocando no mínimo 6gb de ram DDR5 para o chip gráfico RDNA2 rodar bem os games leves que eu gosto

                                          • credo x86 que coisa antiga

                                              • Uma APU AM4 8/16 fabricada em 6nm, com chip gráfico RDNA2, com memórias ram acima de 3000 será uma excelente opção no ano que vêm. Tomara que tenha para desktop, não somente notebook

                                                • Tá potente

                                                    • Se vier com as capacidades do rdna2 mesmo... Vai ser uma mega alternativa pra quem não consegue vender o carro pra comprar uma gpu.

                                                      Economia e mercado

                                                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                      Android

                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                      Windows

                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos