LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 9 6900HX vaza em benchmark com desempenho inferior ao Intel Core i9-12900H

26 de janeiro de 2022 15

A AMD lançou suas novas APUs — isto é, seus processadores com gráficos integrados para notebooks — da série Ryzen 6000 com arquiteturas Zen 3+ e RDNA 2 durante a CES 2022. Antes mesmo de estrearem no mercado em fevereiro, descobrimos nesta quarta-feira (26) testes de benchmarks executados com o Ryzen 9 6900HX.

Rumores corroborados pelos benchmarks afirmam que o modelo em questão possui 8 núcleos e 16 threads, tais que operam em frequências básicas de 3,3 GHz e atingem boost de 4,9 GHz. Dados do Geekbench 5 mostram que o novo processador da AMD não é capaz de superar o Core i9-12900H, seu rival semelhante desenvolvido pela Intel.

(Imagens: Geekbench)

O teste foi conduzido com um notebook chamado de “Lenovo 82RG” com 32 GB de RAM, que obteve pontuações máximas de 1.616 em single-core e 10.151 em multi-core, um desempenho 33% superior ao Ryzen 9 5900HX, seu antecessor. Embora os clocks da nova APU sejam mais vantajosos, o fator crucial para a melhoria se deve à nova litografia de 6 nanômetros.

Em contrapartida, comparado ao Ryzen 9 6900HX, um notebook equipado com o Intel Core i9-12900H obteve desempenho 44% superior em multi-core, mas vale notar que esse chip tem perfil de energia muito maior que o Ryzen — 115W contra 45W, gerando consumo elevado da bateria — além de contar com mais núcleos e armazenamento em cache.

Ao comparar as gerações, os benefícios trazidos vão além da nova arquitetura Zen 3+. O AMD Ryzen 9 6900HX é equipado com uma GPU Radeon 680M, baseada em RDNA 2, ostentando 768 núcleos que operam a frequências de até 2,0 GHz. Em breve, a equipe vermelha deve apresentar a série Ryzen 7000 com arquitetura Zen 4 em apenas 5 nanômetros.


15

Comentários

AMD Ryzen 9 6900HX vaza em benchmark com desempenho inferior ao Intel Core i9-12900H
  • Interessante....
    Fica uma curiosidade: a Linha 6000 dos processadores ficará no mercado por longo de 5 anos, ficando somente a unica mudança na litografia, porém com a vinda da linha 7000 ficará um pouco mais atrasado devido à potência do AMD Ryzen 6000, fora que não foi lançado a linha threadripper, é fundamental essa linha top de linha não ter sido lançado, ou seja, o foco é outro da AMD....

      • A AMD conseguiu fazer o que a ANOS a Intel vinha fazendo com ela... antes a Intel lançava uma linha nova e a AMD "tentava" fazer algo para bater de frente... agora o jogo mudou, a AMD esta lançando uma linha cada vez mais parruda e a Intel é quem esta correndo atrás de bater de frente... por mais que alguns venham falar que ela consegue (e de fato consegue) se igualar ou superar a linha atual da AMD, a mesma vira novamente o jogo na próxima linha de processadores... A Intel esta no limite de suas capacidades (por enquanto) visto que só conseguem performance a MUITAS custas energéticas, o que a AMD ainda não tem problemas com isso. O desespero da Intel é tamanho que ela lançou a 12ª geração com uma baita inovação que são os processadores com núcleos "estilo ARM", de baixo consumo aliado a outros de alta performance... mas isso só veio nos i7 e i9??? Justo nas linhas que NINGUÉM liga para isso??? teria que vir no i3 e i5 que faria MUITO mais sentido não???

      • "...mas vale notar que esse chip tem perfil de energia muito maior que o Ryzen %u2014 115W contra 45W...". O "autor/tradutor" quis acrescentar a informação à matéria original e não foi feliz. 45W nos chips Ryzen 6000 para notebooks é o TDP base, assim como nos Intel. Em um benchmark multicore, onde o processador é levado ao limite, o TDP é muito maior. No caso, a matéria original cita que não foi especificado o consumo do 6900HX nos testes, mas o R9-5900HX pode consumir até 90W em alguns notebooks (se o power limit e a refrigeração permitirem...).

          • Consumindo mais que o dobro para entregar nem 50% a mais de desempenho. Ok, Intel entregou um baita processador, mas o consumo está surreal.

              • Mesmo inferior com certeza além de muito potente, com certeza não tica a 100 graus mesmo com os melhores whatercoolers.

                  • Tenho um Notebook Lenovo Ideapad Gaming 3I que tem um I5 10300H e uma GTX 1650. E esquenta muito, isso com TPD do processador limitado a 45W. Quando estou jogando esquenta muito. Claro que tbm metade da culpa é da Lenovo que tem um projeto ruim de refrigeração neste modelo. Mas se fosse o Ryzen 5 4600H esquentaria bem menos. Se pudesse voltar a trás compraria AMD.
                    Minha esposa comprou um Notebook pra trabalhar que veio com Ryzen 5 5500u que tem uma Apu Vega que já roda alguns jogos mais leve e não esquenta nada e a bateria dura muito mais tbm.

                      • É pra notebook? Então a intel perdeu foi de lavada.

                          • Mano o i9 só deve funcionar ligado na tomada né??? 115w em um note deve dar bateria nem para iniciar o windows!!! Kkkkk comparativo mega inútil pois são perfis de consumo de energia muito diferentes, esse i9 deve se comparar a um chip para desktop e mesmo assim o AMD deve gastar menos!!! Kkkkk será que a Intel sabe que estamos lidando com uma crise energética no mundo? Se bem que acho que a culpa é dela mesma por conta do consumo da 11a e 12a geração core!!! Kkkkkk

                              • Vamos v na pratica.

                                  • Poderá ser ainda pior na prática com um consumo do Intel e esquentando bem mais com longas horas de trabalho, e isso é o principal para quem usa notebook para trabalhar, a eficiência enérgica, algo que a Intel jogou pra cima para poder bater de frente aos AMD Ryzens

                                    • 115w vs 45w tem obrigação de ganhar mesmo taloco

                                        • imagina 115w de consumo num notebook...

                                            • Quero ver os testes de jogos dos dois, não esses números de laboratório.

                                                • Com certeza, e no caso de notebook, o principal é quanto tempo cada um consegue se manter ligado na bateria, enquanto o usuário se diverte jogando

                                                  Android

                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                  Android

                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                  Especiais

                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                  Software

                                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2