
Software 14 Dez
15 de dezembro de 2023 0
A AMD pode finalmente anunciar uma nova linha de processadores com gráficos integrados para desktops com o lançamento da família Ryzen 8000G em 2024. Rumores indicam que fabricantes de placas-mãe estão recebendo amostras de engenharia do hardware, e nesta sexta-feira (15), um novo vazamento reiterou as possíveis especificações dos chips.
Capturas de tela divulgadas pelo vazador @momomo_us mostram o suposto Ryzen 7 8700G com uma GPU integrada Radeon 780M, baseada na arquitetura RDNA 3 — a mesma que alimenta as placas de vídeo da série Radeon RX 7000. A plataforma conta com uma CPU de 8 núcleos e 16 threads baseada na arquitetura Zen 4.
O software CPU-Z parece confirmar que essa linha de processadores será fabricada com uma nova litografia de 4 nanômetros da TSMC. Cabe lembrar que a série Ryzen 7000 chegou ao mercado com processo de 5 nanômetros, portanto, os novos chips para desktops teriam ligeiros ganhos de desempenho e eficiência de energia.
Outro detalhe que pode ser observado é que o Ryzen 7 8700G utiliza a revisão B2 — o mesmo que a AMD passou a utilizar na produção dos chips da família “Hawk Point” — isto é, o Ryzen 8040. Isso poderia significar que os novos processadores incluiriam núcleos de inteligência artificial, levando, pela primeira vez, suporte nativo à tecnologia aos desktops.
Modelos selecionados de chips para notebooks das linhas Ryzen 7040 e 8040 são os únicos que contam com um motor de inteligência artificial embarcado, baseado na arquitetura XDNA. Com a estreia dessa tecnologia no desktop, a AMD poderia dar um grande passo rumo ao conceito de “PC de Inteligência Artificial” junto à Intel.
Confira a seguir os supostos processadores que irão compor a linha Ryzen 8000G, incluindo versões "PRO" com otimizações de segurança para uso profissional e variantes "E", com clock reduzido. Haverá ainda modelos que utilizam Zen 4c, que são uma versão "compacta" dos núcleos Zen 4 com cache reduzido.
Anos após o lançamento do Ryzen 5000G, a gigante de hardware deve finalmente introduzir uma nova geração de processadores com gráficos integrados para o segmento de desktops, permitindo que consumidores adquiram os componentes separadamente e montem seus computadores com diferentes opções, que variam entre Ryzen 3 e Ryzen 7.
A AMD ainda não confirmou o lançamento desses produtos, portanto, é necessário aguardar até que a fabricante divulgue seus planos para o segmento de desktops. Uma oportunidade no horizonte é a CES de 2024, que também contará com a participação da Intel e NVIDIA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários