
Feiras e eventos 03 Jul
05 de julho de 2024 0
A AMD deve ampliar sua nova linha de processadores para notebooks baseados na arquitetura Zen 5 com as versões “PRO”, que possuem otimizações específicas para dispositivos empresariais. Nesta sexta-feira (05), um teste de benchmark no Geekbench revelou um novo modelo chamado de “Ryzen AI 7 PRO 160”.
Essa é a primeira vez que um processador da família “Ryzen AI” aparece com a marca “PRO”. Curiosamente, sua numeração inicia-se com o algarismo “1”, enquanto os dois modelos já conhecidos da série iniciam com “3” — isto é, o Ryzen AI 9 HX 370 e Ryzen AI 9 365. Ele foi testado em um notebook misterioso da Lenovo — possivelmente um ThinkPad.
A ficha do benchmark indica que o Ryzen AI 7 PRO 160 é equipado com uma CPU de 8 núcleos, sendo uma mistura de núcleos baseados em Zen 5 e Zen 5c, que se diferem apenas pela velocidade de clock e capacidade de memória cache. Aqui, temos três núcleos “grandes” baseados em Zen 5 e cinco núcleos “pequenos” baseados em Zen 5c.
A CPU funciona com clock básico de 2,0 GHz e alcança pico de 4,24 GHz, o que está abaixo dos outros modelos já apresentados pela AMD, que atingem mais de 5,0 GHz. O cache L2 e L3 têm capacidade de 8 MB, cada. Além disso, o processador conta com uma inédita GPU Radeon 870M integrada que parece ter 8 unidades de computação.
Falando em seu desempenho, o Ryzen AI 7 PRO 160 alcançou 2.514 pontos em teste de único núcleo (single-core) e 11.772 pontos em teste com todos os núcleos (multi-core) no Geekbench 6. Isso significa que, com base na plataforma de benchmarks, o novo processador é cerca de 7% mais rápido que o Ryzen 9 8945HS — pelo menos em single-core.
Considerando sua nomenclatura, é possível deduzir que o Ryzen AI 7 PRO 160 será equipado com uma NPU baseada na arquitetura XDNA 2 da AMD, que ficará responsável por lidar com tarefas de inteligência artificial. Cabe lembrar que o coprocessador de IA da marca é capaz de entregar até 50 trilhões de operações por segundo (TOPS).
A AMD ainda não confirmou o lançamento de processadores Ryzen AI PRO, mas é possível que esses modelos fiquem reservados para o final de 2024 ou início de 2025, possivelmente rivalizando com as plataformas vPro da Intel, que devem ser atualizadas em breve com os processadores Core Ultra “Lunar Lake”.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários