LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei P30 Pro ou Galaxy S10 Plus: qual oferece mais vantagens? | Comparativo

03 de maio de 2019 124

A Huawei retorna oficialmente ao Brasil com o P30 Pro e o P30 Lite. E, claro, muita gente já está se perguntando se compensa pegar o poderoso topo de linha chinês ou se o Galaxy S10 é mais jogo.

O TudoCelular traz, então, um comparativo entre os dois mais completos dispositivos de cada fabricante para te ajudar a escolher o melhor entre P30 Pro e Galaxy S10 Plus. Lembrando que os dois possuem o mesmo preço sugerido, e que o chinês ainda não chegou ao varejo nacional - as vendas começam em 17 de maio.

Design

De cara, você pode não notar tanta diferença em design. O P30 Pro tem tela um pouco maior e também usa as laterais curvas para reduzir o tamanho final, mas as dimensões dos dois não são muita coisa diferente.

Em linhas gerais, são dois aparelhos bastante bonitos, elegantes e confortáveis de usar. O modelo chinês é consideravelmente mais pesado, o que pode fazer diferença no fim do dia.

Outras desvantagens são a lombada da câmera - necessária no P30 Pro por conta do mecanismo da câmera periscópica - e a ausência da entrada de fones de ouvido. Ambos ainda têm certificação IP68, com resistência a água e poeira em nível parecido.

Mas a grande diferença, considerando que o usuário passa mais tempo olhando para a tela que para qualquer outro detalhe do aparelho, é a tela. Mais especificamente, o recorte.

A Samsung apostou em um furo no canto para colocar a câmera frontal, o que acaba ocupando mais espaço do que poderíamos imaginar. Já a Huawei partiu para o recorte mais tradicional, mas aqui em formato de U e abrigando apenas a câmera frontal.

Por enquanto, temos um empate, com um ponto para o S10 Plus pela ausência de lombada da câmera e presença do conector P2, e um ponto para o P30 Pro por oferecer mais espaço na tela com o recorte em formato de U bem colado na borda superior.

Desempenho

Samsung e Huawei apostaram em soluções próprias para o processamento, então nada de Snapdragon - apesar de você conseguir achar o S10 Plus com a plataforma da Qualcomm em alguns mercados. Mas já falamos mais detalhadamente desse aspectos em nossos reviews, vamos ao que interessa: qual dos dois é mais potente?

O equilíbrio é grande, mas o P30 Pro fica à frente. Além de ter sido mais veloz em nosso teste de fluidez e carregamento de aplicativos, empatando até com o Mi 9, mais veloz Android que havíamos testado até então - o modelo da Huawei ainda tem mais espaço interno pelo mesmo preço do modelo base do Galaxy S10. São 256 GB contra 128 GB.


Claro, a Samsung oferece versões com mais armazenamento, mas o preço é bem maior. Além disso, o P30 Pro não tem suporte a cartões micro SD, mas expande a memória com um tipo de cartão próprio da Huawei, que ainda não sabemos se estará à venda no Brasil.

Nos jogos também notamos que ambos rodam muito bem a maior parte dos títulos mais novos e pesados disponíveis na Google Play Store, então mais um aspecto que você não deve ter problemas.

Ponto para o P30 Pro pela maior fluidez na abertura e troca de aplicativos. E mais um ponto para cada pelo bom desempenho em jogos, dos mais leves ao mais pesados.

Bateria

Com baterias de capacidade superior a 4.000mAh, as empresas não economizaram em seus top de linha este ano. O S10 Plus tem exatos 4.100mAh, e o P30 Pro tem 100 miliampéres a mais. E aguentou um tempo bem superior no nosso teste, chegando perto de 23 horas de uso, contra cerca de 19 horas e meia do Galaxy.

É bastante tempo de uso a mais. Claro que tudo depende da exigência de cada um e outros fatores, mas a questão é que nosso teste é padronizado justamente para a gente ter uma base de comparação entre os aparelhos que testamos. Então a vitória aqui é incontestável do P30 Pro.

E ainda vai além. O tempo de recarga do S10 Plus foi maior que duas horas, mesmo com o carregador rápido que vem junto com ele na caixa. Ao passo que o P30 Pro, com um carregador de 40 watts, demorou cerca de uma hora para fazer a recarga completa de zero até cem por cento.

  • Tempos de recarga
    • P30 Pro: 0:59
    • S10 Plus: 2:23

Mais dois pontos para o P30 Pro, mesmo que o S10 Plus tenha evoluído bastante no quesito autonomia. Para o azar da Samsung, a concorrência já vinha evoluindo antes, e se manteve um degrau acima.

Sistema

Recurso é o que não falta nesses dois aparelhos. A Samsung aposta em uma interface um pouco mais simples agora com a OneUI, mas ainda oferece bastante opção de personalização, que vai desde Always on Display até mudanças na aparência em si, com temas, alteração do tamanho dos ícones e tudo o mais.

Mas a EMUI 9.1 não fica atrás. Pelo contrário, ainda oferece mais opções. Porém, achamos esses recursos um pouco limitados, só um “ligado ou desligado”, sem muito ajuste além disso. Ainda é uma ótima interface e também oferece navegação por gestos - que são sempre diferentes dependendo da fabricante.

Aqui é uma questão mais pessoal, mas nossa avaliação é que a interface da Samsung está alguns passos à frente. Mas o P30 Pro tem uma vantagem que pode ser essencial para alguns: ele funciona como controle remoto universal. Dá para controlar a televisão, ar-condicionado e outros dispositivos nativamente!

Ponto para o Galaxy S10 Plus por conta da OneUI ter bons recursos e oferecer bastante personalização e ajustes; e ponto para o P30 Pro por ter interface mais fluída e oferecer um recurso extra muito interessante (controle remoto universal).

Câmeras

E chegamos ao ponto de maior destaque nas apresentações dos smartphones topo de linha atualmente - e até mesmo de muitos intermediários. Cada vez mais as fabricantes prometem recursos e qualidade de fotografia para competir com câmeras profissionais - a Huawei fez isso literalmente no evento brasileiro, trazendo fotógrafos consagrados para falar de trabalhos que fizeram com o P30 Pro.

Mas até onde esses aparelhos realmente entregam toda essa experiência prometida? E qual deles, se algum, é melhor? Nós mostramos no review do P30 Pro que, em iluminação ideal, o S10 Plus entrega cores mais vivas, mas a qualidade no geral é muito próxima. O modelo da Huawei fica à frente nas fotos com pouca luz, principalmente por oferecer já um modo noturno, que ainda está em desenvolvimento para os dispositivos da Samsung.

O zoom também é vantagem para o P30 Pro, que tem aproximação ótica de 5 vezes, digital de 10 vezes, e uma híbrida que chega a 50 vezes e permite até tirar fotos da lua - apesar de algumas controvérsias nesse quesito, como apontou um teste realizado por um site chinês.

Nas selfies, de novo o S10 Plus fica atrás, mesmo que a Samsung tenha melhorado bastante dos modelos do ano passado para cá. Mas ainda tem um bom caminho para competir em pé de igualdade com Apple e Huawei.

Mas o S10 Plus fica em vantagem nos vídeos. O P30 Pro grava com um pouco de rastro e perde definição mesmo em 4K. O Galaxy tem ótima estabilização e registra bem as imagens, mas se perde um pouco no foco dependendo da movimentação ou da luz no fundo do quadro, problema que não existia antes, mas surgiu com a OneUI e o fim do modo manual para vídeo. Talvez a Samsung corrija esses erros em breve.

Enfim, se você gosta de gravar bastante imagem em movimento, e considerando que a qualidade das fotos não fica tão abaixo, o S10 Plus fica um pouco à frente no geral. Mas se o seu foco é só fotografia, o P30 Pro vai te atender melhor, mesmo.

Pontos para o P30 Pro pela superioridade em fotos, tanto na traseira como nas selfies, e ponto para o S10 Plus por oferecer vídeos um pouco melhores, apesar dos pesares.

Resultado
73.4 x 158 x 8.41 mm
6.47 polegadas - 2340x1080 px
74.1 x 157.6 x 7.8 mm
6.4 polegadas - 3040x1440 px
Ir para página de comparação

O P30 Pro ganhou então em desempenho, bateria e fotografia. O S10 Plus fica com a vantagem em vídeo, e temos empate em sistema. Na somatória total, o chinês ficou com 8 pontos, contra 4 do sul-coreano.

Huawei P30 Pro Galaxy S10 Plus
  • Design: tela com melhor aproveitamento
  • Desempenho
  • Jogos
  • Autonomia de bateria
  • Recarga da bateria
  • Sistema: controle remoto universal
  • Câmera: fotos e selfies
  • Design: entrada P2 e sem lombada da câmera
  • Jogos
  • Sistema: recursos
  • Captação de vídeos

Vitória incontestável para o P30 Pro. E a Huawei ainda volta ao Brasil com dois anos de garantia e promessa de reparo em até uma hora no seu modelo mais avançado, além de ter mais espaço de armazenamento pelo mesmo valor do S10 Plus.

Claro que não é um smartphone perfeito e tem seus defeitos, como você pode ver em nosso review - e tem que levar em consideração se não são questões-chave para você.

Não achamos o S10 Plus um smartphone ruim. Ainda é uma boa evolução - dentro da zona de conforto - em relação aos antecessores e tem pontos a serem melhorados, alguns deles possíveis até mesmo com atualização de software.

Mas e aí, qual você acha que é o melhor, caro amigo? P30 Pro ou S10 Plus? Qual você prefere comprar, ou compraria se tivesse condições para isso? Conta pra gente na área de comentários.

  • O Huawei P30 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S10 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

124

Comentários

Huawei P30 Pro ou Galaxy S10 Plus: qual oferece mais vantagens? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista