
O Galaxy A70 trouxe um conjunto melhor que o Mi 9 SE, mas um novo concorrente da Xiaomi está pintando para o dispositivo da Samsung: o Mi 9T (chamado de Redmi K20 em alguns mercados). Que já se mostrou melhor que a variante menor da família Mi 9.
Agora pegamos os dois vencedores dos outros comparativos para um confronto direto. E aí, qual será o intermediário premium mais interessante neste momento?
O Galaxy A70 aposta em um design mais sóbrio e bastante elegante, que lembra os tops de linha lançados este ano. O Mi 9T, também chamado Redmi K20 em alguns mercados, já tem a parte frontal toda ocupada pela tela, sem entalhe para a câmera, que fica escondida e é ativada com um mecanismo em pop-up.
A parte de trás já é um pouco mais arrojada, e traz o conjunto triplo de câmeras centralizado.
Curiosamente, ambos trazem a mesma taxa de ocupação da tela, com cerca de 86% da parte frontal. As telas possuem tamanhos diferentes, o que influencia nas dimensões de cada aparelho, mas o A70 consegue trazer bateria maior em um corpo mais fino.
A construção é mais premium no Mi 9T, que tem corpo de vidro - e até vem com capinha na caixa para evitar acidentes. O A70 é de plástico, mas ao menos tem boa qualidade.
Ambos também possuem entrada para fones de ouvido. O ponto em design vai para o A70 por conta da espessura menor.
A plataforma que a Xiaomi utiliza no Mi 9T é consideravelmente mais potente que a solução escolhida pela Samsung para o A70, como vimos nos resultados de benchmarks. O embate aqui é entre um Snapdragon 730 contra um Snapdragon 675.
E aí o nosso teste de abertura de aplicativos entra em ação para mostrar como falta otimização na MIUI 10 ainda. A diferença no tempo total dos dois aparelhos foi de apenas um segundo, com vantagem para o A70, quando no papel poderíamos esperar por vitória com alguma folga do dispositivo da Xiaomi.
Os dois aparelhos também mostraram ótima performance em jogos, com ligeira vantagem para o Mi 9T, que tem mesmo hardware mais parrudo.
O ponto aqui vai para o Mi 9T porque, apesar do gerenciamento de RAM não ser o ideal, o hardware é mais potente e até compensa um pouco esse problema - prova disso é a distância pequena no teste de abertura de aplicativos.
Se você só olhar as fichas técnicas, é capaz de apostar no Galaxy A70 em tempo de uso, já que tem bateria maior, certo? Bom, já mostramos diversas vezes que carga sozinha não é suficiente para dizer quem aguenta mais tempo de uso.
O Mi 9T, mesmo com 500 miliamperes hora a menos, conseguiu aguentar uma hora a mais no nosso teste, que é padronizado. Claro que ambos conseguiram um resultado muito bom e vão te oferecer até dois dias longe da tomada, dependendo do seu tipo de uso. Ponto para o Mi 9T.
Mas e quanto ao tempo de recarga? Não é muito ruim para nenhum dos dois modelos, e o A70 demorou só dois minutos a mais para fazer a carga de zero até cem por cento. Considerando que sua bateria é maior, o ponto tem que ir para o modelo da Samsung aqui.
As telas são levemente diferentes em tamanho, mas possuem a mesma tecnologia. A qualidade é muito boa, ficando algumas pequenas diferenças na calibragem, que você pode fazer alguns ajustes nos dois dispositivos para buscar a exibição da sua preferência.
O brilho para uso em ambiente externo ou com pouca luz também é igualmente satisfatório nos dois aparelhos, então mais um ponto para cada.
Em áudio, temos uma pequena diferença. A qualidade sonora do Mi 9T é boa, e só sentimos falta de um áudio estéreo. Já o A70 é mediano, ficando um pouco abaixo do rival neste critério.
Em recursos, temos o já habitual embate OneUI versus MIUI. A interface da Samsung melhorou bastante nos últimos anos e essa versão mais atual foi desenvolvida para ajudar no uso com uma só mão. A da Xiaomi vem se aperfeiçoando sempre, mas está devendo em otimização nessa décima versão.
Ambas oferecem recursos para duplicar mensageiros, modo escuro e outros. O Mi 9T não tem o emissor infravermelho presente nos irmãos, que poderia ser um diferencial.
Em biometria, desbloqueio facial e leitura de digital sob a tela está presente nos dois modelos. Empate neste quesito, então vai um ponto para cada.
Conjuntos triplos de câmera na traseira, sendo que o Mi 9T tem uma lente com aproximação de duas vezes para o objeto, enquanto o A70 tem um sensor dedicado somente ao desfoque das fotos em modo retrato. Ambos trazem, além da câmera principal, uma lente ultra-wide, que capta campo de visão maior, também.
E a disputa é boa. Mas o Mi 9T tem qualidade ligeiramente melhor no geral com boa iluminação, principalmente se você optar por deixar o HDR ligado ou, pelo menos, no automático - o que ajuda a evitar superexposição em alguns cenários. O A70 tem bom equilíbrio, mas a qualidade fica um pouco atrás do oponente.
Galaxy A70
Mi 9T
Com pouca luz, a distância é um pouco maior, mantendo o Mi 9T à frente. Não é o ideal, mas a opção por reduzir ruídos, mesmo que perca detalhes, acaba tornando as fotos mais atraentes neste caso. E o A70 fica devendo bastante, também.
As lentes com campo de visão maior trazem o mesmo problema: são bem ruins com pouca luz. Mas tiram boas fotos, mantendo qualidade próxima à do sensor principal, em cenários bem iluminados.
O Modo Retrato é uma pequena vantagem para o A70, o que é uma obrigação já que tem o sensor dedicado. O Mi 9T não faz um trabalho ruim, ficando dentro do esperado para a categoria. Por fim, a possibilidade de tirar fotos com zoom de duas vezes é outra vantagem do Xiaomi. Ponto do conjunto principal é dele, sem sombra de dúvidas.
Nas selfies, temos dois bons aparelhos, também. Os níveis de detalhes são muito bons, e o Mi 9T fica em vantagem por ter equilíbrio maior nas fotos. Isso se você deixar o HDR ativado, é bom observar. O modo retrato de selfies é bacaninha nos dois modelos, com melhorias ainda a serem feitas, mas já suficiente para fotos nas redes sociais.
Ponto para o Xiaomi por pouco nas fotos com a câmera frontal. Aqui vale uma observação rápida: o fato de ser pop-up não traz nenhuma desvantagem.
Para vídeos, ambos filmam em 4K - a ultra-wide é limitada ao Full HD no A70, assim como nas frontais de ambos - e pecam em estabilização. O áudio do Mi 9T decepciona, mas a qualidade da imagem fica um pouco acima. Como o foco do A70 é mais lento, o ponto fica com o Xiaomi, de novo.
O Mi 9T foi lançado há pouco tempo, e ainda está com preços altos entre os importadores brasil afora, chegando por cerca de dois mil e quatrocentos reais. O Galaxy A70 já baixou bem, podendo ser encontrado por menos de dois mil reais atualmente. E isso no modelo homologado pela Anatel.


Xiaomi Mi 9T
Mas o preço mais baixo atualmente não é suficiente para tornar o A70 mais atrativo que o Mi 9T, que tem um conjunto geral melhor, especialmente em câmeras. Além disso, o hardware mais potente indica que a vida útil do aparelho será um pouco maior.
Mas, claro, a decisão fica por sua conta. Demos aqui os pontos positivos e negativos de cada um, que podemos resumir da segunda maneira:
Galaxy A70 | Mi 9T |
---|---|
|
|
Mi 9T tem conjunto de câmera melhor, e isso vale para quase todos os quesitos, além de desempenho, duração de bateria e qualidade sonora superiores. O A70 ganha no modo retrato em câmera e não deixa tanto a desejar em duração de bateria, além de ter tela igualmente de boa qualidade. Também pode ser uma boa se você quer tela maior e não gosta de câmera com mecanismo.
De resto, fica a seu critério. E aí, qual te atrai mais, e por quê? Conta pra gente nos comentários.
- O Xiaomi Mi 9T ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Samsung Galaxy A70 está disponível na Mercadolivre por R$ 2.327.
Comentários