LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S20 Plus vs S10 Plus: quem procura um celular top tem que pensar bem | Comparativo

05 de abril de 2020 33

Pouco depois do lançamento do Galaxy S20, você pode esperar uma boa compra, mas não do lançamento. É nessa hora em que o Galaxy S10 fica muito atraente. Mas, se quiser ir um pouco adiante, pode estar pensando nos modelos Plus.

A diferença pode ser de mais de dois mil reais. Será que o S20 Plus tem tanta coisa a mais do que o S10 Plus que justifique tanto dinheiro a mais? Ou será que o topo de linha do ano passado pode ainda ser uma escolha de peso em 2020?

Preparamos para vocês um comparativo completo entre esses dois celulares, para que você possa escolher com segurança. Confira agora, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S20 Plus

Samsung Galaxy S10 Plus

Da geração anterior para a atual, a Samsung resolveu não mexer em muita coisa. Afinal, seu smartphone vende bem, já tem bordas pequenas e o display reina absoluto. Ainda assim, alguns detalhes são evidentes.

O notch, por exemplo, passou de uma pílula no canto superior direito para um mais discreto furo no centro, tendência deste ano. Na traseira, o iPhone trouxe a deixa, e o S20 Plus arranjou seus sensores em um módulo que lembra uma peça de dominó, no canto superior direito, enquanto o S10 Plus aposta em uma faixa horizontal com as câmeras. O módulo do mais novo está mais protuberante.

Ambos têm ótima construção, vidro na traseira e moldura em alumínio, sempre com a proteção IP68 contra água e poeira. Os cantos são todos bem arredondados, um pouco menos no S20 Plus. Os dois são dual SIM e dividem o segundo berço com o microSD.

73.7 x 161.9 x 7.8 mm
6.7 polegadas - 3200x1440 px
74.1 x 157.6 x 7.8 mm
6.4 polegadas - 3040x1440 px
Ir para página de comparação

O celular mais novo ganha bem em tamanho de tela sem ficar muito maior, e seu peso está de acordo com o modelo anterior, que pode ser mais pesado ou mais leve dependendo do tipo de acabamento, vidro ou cerâmica.

Como desvantagem, o S20 Plus traz o fim do botão da Bixby (que se tornou interessante quando passou a ser reconfigurável) e um sensor abaixo da tela que é mais lento que o do S10 Plus, também na mesma tecnologia ultrassônica.

Eles ficam empatados, sem muita mudança em seu corpo robusto.

Melhor construção Ambos
Slot é híbrido ou não? Ambos
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Galaxy S20 Plus
Melhor solução da biometria Galaxy S10 Plus
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


Já era possível dizer que o display do S10 Plus era de ótima qualidade no ano passado. E ele continua muito bom, mas é possível dizer que foi superado pelo S20 Plus. Ambos têm tecnologia Dynamic AMOLED, mas a do S20 é mais nova, chamada de 2X que, de acordo com a Samsung, tem mais precisão de cores.

A tela do S20 Plus tem 6.7 polegadas, um pouco maior do que as 6.4 polegadas do anterior, e a definição é praticamente a mesma 2K, o suficiente para que os ppis do mais novo não percam para o S10 Plus. O aproveitamento tela corpo está melhor no S20, que agora está mais comprido com proporção 20:9 contra 19:9 do S10 Plus.

O S20 Plus tem também brilho mais forte, bom para o uso na rua, mas sua grande novidade é a taxa de atualização de até 120 Hz, assim como a resposta de toque de 240Hz. Você pode escolher nos ajustes quando quer a tela mais fluída, boa para jogos que aceitem esta função, mas ela só vai funcionar com o display em FullHD.

As cores são vívidas e caem um pouco para o amarelo, fator que pode ser ajustado no sistema. Os dois são protegidos por Gorilla Glass 6.

No final, sem discussão, o ponto é do Galaxy S20 Plus.

Melhor tecnologia de tela Galaxy S20 Plus
Melhor resolução de tela Galaxy S20 Plus
Melhor proporção tela/corpo Galaxy S20 Plus
Tela de Hz elevado? Galaxy S20 Plus
Qualidade geral da tela Galaxy S20 Plus

Som


A linha Galaxy S foi atingida mortalmente neste quesito. O que antes era motivo de orgulho, a manutenção da conexão P2 já não é mais uma vantagem desta linha, então se você gosta dessa característica, terá que ficar com a linha do ano passado.

Os fones que vêm na caixa do S20 Plus são os mesmos do S10 Plus, com qualidade AKG, mas agora são USB-C. Eles têm uma qualidade muito boa, focada bastante em graves. Se você curte um bom som mas não é audiófilo, ficará satisfeito com qualquer um deles. Os dois têm suporte a som de 32 bit.

No som externo, são dois celulares estéreo, o que os deixa em ótima situação para consumo de mídia e jogos. É um som potente e alto em ambos, e são realmente parecidos neste quesito. A Samsung não melhorou, mas não piorou, e manteve um bom áudio externo.

O ponto fica com o Galaxy S10 Plus, que ainda traz o legado da conexão P2.

Som é estéreo? Ambos
Quantas saídas de som tem? Ambos
Possui entrada P2? Galaxy S10 Plus
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Recursos


É verdade que o Galaxy S10 Plus chegou com o Android 9 Pie de fábrica, mas já a alguns meses recebeu o Android 10, o que o deixa em pé de igualdade com o Galaxy S20 Plus atualmente. Com os dois na OneUI 2, a interface própria da Samsung, é bom notar que os dois devem chegar ao Android 11, mas só o mais novo deve ir para um update no ano que vem.

No uso, a OneUI é uma interface cheia de funções, e o sistema como um todo é pensado para telas grandes, o que facilita no dia a dia. E embora o S10 Plus tenha muitos recursos, a Samsung sempre vai aprimorando de um topo de linha para outro, e por isso o S20 Plus traz coisas a mais, como recursos AR na câmera, exibição de conversas em pop up e modo escuro com mais ajustes.

Nas conexões, é mais uma questão de decisão. A USB-C do S20 Plus é um pouco mais nova, mas os dois trazem o WiFi e o Bluetooth mais atualizados, além de ANT+, NFC e Modo DeX, embora não contem com rádio FM. O Galaxy S20 Plus perdeu os sensores de oxigênio de de batimentos cardíacos, que ficaram apenas para os modelos do ano passado.

O ponto fica com o Galaxy S20 Plus e suas atualizações a mais.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy S20 Plus
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Galaxy S10 Plus

Desempenho

Um ponto importante para quem está pensando em comprar um topo de linha do ano passado: o desempenho dele fica muito atrás do mais atual? Já notamos que, no caso de ambos, o processamento escolhido para o Brasil foi o da própria Samsung, ao invés do Snapdragon, com melhor performance.

Tirando isso, temos no S10 Plus um Exynos 9820 com versões de 8 GB a 12 GB de RAM com armazenamento que vai de 128 GB a 1 TB. O S20 Plus conta com o Exynos 990, mais eficiente, e apenas uma versão de 8 GB e 128 GB de armazenamento. Essa memória também é mais rápida no celular mais novo.

Nos benchmarks o S20 Plus se mostra significativamente mais poderoso, mas e nos nossos testes de abertura? Nesse caso, a diferença cai muito, e apenas dois segundos a menos o separam do modelo anterior. E os dois são mais lentos que o Note 10 Plus. 

Claro que isso não impede que os dois sejam muito bons em produtividade, segurando bem apps em segundo plano e com boa fluidez no que precisar ser feito. Apenas as animações do sistema tropeçam de vez em quando, mas não atrapalham o uso.

Em jogos, os dois têm ótimo desempenho e rodam qualquer coisa em gráficos máximos, mas no S20 Plus há a vantagem da tela de 120Hz e a tela de resposta mais rápida, embora sejam ainda poucos os jogos que aceitem essa atualização de tela.

O ponto fica com o Galaxy S20 Plus.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy S20 Plus
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Galaxy S20 Plus
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy S20 Plus
Qual o processador mais atualizado? Galaxy S20 Plus
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Ambos
Qual tem mais armazenamento? Galaxy S10 Plus

Bateria

Não chegamos ainda na marca dos 5.000 mAh, mas os 4.500 mAh do S20 Plus já são melhores numericamente aos 4.100 mAh do S10 Plus de 2019. E os resultados são preocupantes.

Nossos testes padronizados resultaram em 17 horas de duração para o S20 Plus, duas horas e meia a menos do que o S10 Plus. Em tempo de tela são duas horas a menos para o smartphone mais recente. A tela maior é um fator, mas uma provável falta de otimização do sistema também atrapalha.

Os dois vão durar o dia inteiro na sua mão mesmo se você for bem exigente, e isso é bom, mas uma duração menor no modelo S20 Plus decepciona, e fica ainda menor se você usar a tela nos 120Hz. 

Para recarregar, os dois contam com carregamento sem fio e ainda o carregamento reverso, em que conseguem abastecer outros aparelhos com a tecnologia. Por trazer um carregador de 25W, mais rápido que o padrão do S10 Plus, o S20 Plus sai da tomada em pouco mais de uma hora, diferente das mais de duas horas do mais antigo.

Menos bateria é ruim, mas o Galaxy S20 Plus compensa com outras coisas e ainda dura bem, e por isso eles empatam.

Qual tem mais bateria? Galaxy S20 Plus
Qual recarrega mais rápido? Galaxy S20 Plus
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy S10 Plus
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

Câmera é sempre um ponto importante para a Samsung, sendo uma das áreas em que ela mais investe de geração para geração, usando isso como tema principal de suas mudanças. Aqui, certamente tivemos investimentos.

O conjunto do Galaxy  S10 Plus é triplo: uma wide principal de 12 megapixels e abertura variável de f/1.5-2.4 com PDAF; uma telefoto de 12 megapixels com 2x de zoom óptico e uma ultrawide de 16 megapixels. As duas primeiras têm estabilização óptica.

No S20 Plus perdemos a abertura variável, mas há uma novidade: uma wide principal de 12 megapixels e abertura de f/1.8; uma telefoto de 64 megapixels com 3x de zoom óptico híbrido; uma ultrawide de 12 megapixels e um sensor ToF de 0.3 megapixels. As duas primeiras têm estabilização óptica.

Os resultados são claramente melhores com o S20 Plus. O celular de 2019 já faz fotos ótimas, e isso foi melhorado no modelo de 2020, principalmente com as fotos em menos luz, que ganharam um modo noturno ainda mais eficiente do que o presente no S10 Plus. A ultrawide não traz uma diferença enorme em relação a principal e pega mais espaço na foto.

A telefoto é a maior ganhadora, e os megapixels a mais permitem fazer um recorte da imagem, trazendo mais detalhes para o zoom. Não é uma aproximação de 100x como no modelo Ultra, mas já é bem superior ao do S10 Plus. Há muitos recursos no S20 Plus, principalmente de AR, mas ele perdeu o modo Instagram, bem famoso no S10 Plus.

O ponto fica com o S20 Plus e sua melhora nas câmeras.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy S20 Plus
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o Galaxy S10 Plus
Cores mais equilibradas Galaxy S20 Plus
Melhores fotos noturnas Galaxy S20 Plus
Melhores fotos externas Galaxy S20 Plus
Melhores fotos internas Galaxy S20 Plus

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20 Plus

No vídeo também há uma clara superioridade no S20 Plus. Isso porque, além de capturar vídeos em 8K a 24fps e conseguir um zoom de 10x em 4K, traz modo de gravação profissional, que permite ajustes manuais da gravação e o foco dinâmico, que faz modo retrato no vídeo em tempo real.

O S10 Plus se iguala em boa estabilização e captação de áudio, além de foco ágil. Ele captura vídeos em 4K a 60fps e faz bons vídeos, mas se você quer ir além, o S20 Plus leva a melhor.

O ponto do vídeo é do Galaxy S20 Plus.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo Galaxy S20 Plus

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S10 Plus

Por fim, as selfies. Para melhorar a estética do aparelho, a Samsung limou o sensor de profundidade que existia no S10 Plus, e deixou apenas uma câmera em seu sucessor. No S10 Plus, temos 10 megapixels com abertura f/2.2m enquanto que o S10 Plus, além do sensor de profundidade de 8 megapixels, traz um de 10 megapixels com abertura f/1.9. 

Incomum, não? Ainda assim, o software da câmera do S20 Plus é mais acertado, e traz mais detalhes, além de também contar com o modo escuro, que por mais que distorça as cores, ainda é uma opção a mais. As duas gravam em 4K, mas a do S20 Plus faz isso em 60fps também. O modo retrato, de forma impressionante, se manteve na mesma qualidade.

Finalizamos com mais um ponto para o S20 Plus.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy S10 Plus
Câmera frontal grava em 4k? Ambos
Melhor selfie Galaxy S20 Plus

Preço

Aquela hora triste e chorosa chegou. Levar em consideração o preço de lançamento não é uma boa ideia, mas ele serve para prevermos se a baixa no valor do aparelho ainda continuará ou se chegou em um platô.

O Galaxy S10 Plus chegou custando a partir de R$ 5.499, enquanto o Galaxy S20 Plus veio a R$ 5.999, quinhentos reais mais caro. No preço de hoje, o valor médio do celular mais novo ainda fica acima dos 5 mil reais, mas em algumas promoções pontuais pode cair para menos de R$ 4.500. 

O aparelho do ano passado já teve uma queda de preço mais expressiva, e um preço comum de pouco mais de três mil reais é um padrão. Promoções esporádicas chegam a menos de R$ 2.800. O S20 ainda deve cair mais, mas o S10 é o melhor custo benefício entre os dois.

O Galaxy S10 Plus fica com este último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy S10 Plus
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy S10 Plus

Conclusão

O S20 Plus termina este comparativo com o dobro de pontos de seu antecessor, mas não se engane. Os pontos mostram quem se sai melhor, mas isso não significa que o que perde e um aparelho ruim.

Com uma diferença de preço de dois mil reais e com o S20 Plus ainda passeando pela linha dos cinco mil, o S10 Plus se mostra um adversário à altura e ainda muito interessante para quem procura um topo de linha. 

Ele perde em tela e câmera, principalmente, mas seu desempenho é praticamente o mesmo, a bateria dura mais e eles estão com a mesma versão do sistema Android. Os que precisam economizar e querem um Samsung não vão se arrepender com a compra do modelo antigo.

O S20 Plus ainda deve cair de preço e se tornar uma opção melhor em alguns meses, mas não vai decepcionar em nada no uso aqueles que o comprarem. É uma versão com melhor custo benefício em relação ao S20 Ultra, por exemplo.

RESULTADO

Samsung Galaxy S20 Plus: 8 PONTOS

  • Ótima construção
  • Melhor tela
  • Recheado de recursos
  • Melhor desempenho
  • Boa duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies

Samsung Galaxy S10 Plus: 4 PONTOS

  • Ótima construção
  • Áudio bom e com P2
  • Boa duração de bateria
  • Bom custo benefício

Você gosta da linha Galaxy S da Samsung? Acha que o S10 Plus ainda bate de frente com outros topos de linha de 2020? Conte para nós nos comentários aí embaixo!

  • O Samsung Galaxy S20 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S10 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

33

Comentários

Galaxy S20 Plus vs S10 Plus: quem procura um celular top tem que pensar bem | Comparativo
  • Tive ambos s20 plus e s10 plus, e vou dizer que o s10 plus ganha disparado. O artigo obviamente é tendencioso e muito novo pra você dizer algo sobre a comparação dos dois aparelhos. O s20 plus gasta muita bateria, você não consegue ficar o dia inteiro com ele que acaba antes. O negócio do 120 GHz pra tela mais fluida não faz diferença NENHUMA ma hora de usar, nenhuma mesmo, o que faz é gastar mais bateria e deixar o celular a ponto de explodir de tão quente.
    De forma impressionante, as fotos que eu tirei com o meu s10 plus foram muito superiores em captura de detalhes e estabilização que do s20 plus, incluindo selfies, não tem como comparar, a selfies do s10 plus é muito superior à do s20 plus. As selfies do s20 plus têm um tom muito amarelado, e mesmo que você tente configurar, não adianta. Em questão de câmera, desempenho e bateria, s10 plus ganha disparado. Não se enganem pelos números! Mesmo tendo o s20 plus, comprei novamente o s10 plus, pois a qualidade não tem comparação. O s20 foi feito nas coxas.

      • Bom para quem tem a paciência se esperar, comprei um S20 Plus por 2.975,00

          • Esse tipo de matéria leva a muitos comprarem o celular de geração passada, sem saber que poderiam ter o atual por um ótimo preço com paciência. Hoje mesmo peguei no site da samsung o S20 plus por 4300 com o galaxy watch 2. Só o galaxy watch custa em média 2 mil, quando na promoção 1700. Então se considerarmos o menor preço do relógio por 1700, paguei 2600 no S20 plus, ou seja, mais barato que o S10 plus e sendo o lançamento. Tenham mais paciência na hora de comprar e aproveitem promoções como essa... não uso o relógio, mas vai ser um presente pra minha esposa e nós dois ganhamos com isso. Ela com um relógio de 2 mil pagando 1700 e eu com um celular de quase 6 mil pagando 2600.

              • N é só de lente q a câmera vive

                  • O meu s 7 flat tá dando caldo ainda.
                    Da vontade sim de ter um top cada ano, mas não vale a pena. Só se vc tem dinheiro sobrando.
                    Com 5 mil eu vou pra fora do país, ia, pq com a pandemia vou ficar de boas em casa mesmo. Kkk

                      • Acabei de comprar um S10 plus novo por $3,000 reais a prazo. Tô aposentando meu moto x force. Tava na hora de trocar de fone. Meu x force a da desligando sozinho. Ainda não cabe no meu orçamento o S20.

                          • Galera o s20+ vale cada centavo, fotos e vídeos melhoraram muito notch pegada e tela fora que com o brinde do relógio o preço é quase igual.

                              • Tive ambos s20 plus e s10 plus, e vou dizer que o s10 plus ganha disparado. O artigo obviamente é tendencioso e muito novo pra você dizer algo sobre a comparação dos dois aparelhos. O s20 plus gasta muita bateria, você não consegue ficar o dia inteiro com ele que acaba antes. O negócio do 120 GHz pra tela mais fluida não faz diferença NENHUMA ma hora de usar, nenhuma mesmo, o que faz é gastar mais bateria e deixar o celular a ponto de explodir de tão quente.
                                De forma impressionante, as fotos que eu tirei com o meu s10 plus foram muito superiores em captura de detalhes e estabilização que do s20 plus, incluindo selfies, não tem como comparar, a selfies do s10 plus é muito superior à do s20 plus. As selfies do s20 plus têm um tom muito amarelado, e mesmo que você tente configurar, não adianta. Em questão de câmera, desempenho e bateria, s10 plus ganha disparado. Não se enganem pelos números! Mesmo tendo o s20 plus, comprei novamente o s10 plus, pois a qualidade não tem comparação. O s20 foi feito nas coxas.

                                  • A sua bateria dura bastante?

                                    • Tiraram o P2, Apple faz Samsung copia

                                        • O meu note10+ ta simplesmente um show não troco por nem um desses aí

                                          • Acho que não vale a pena troca o meu S10 plus por esse ai. Vou esperar pelo 22 ou 23 sei la..

                                              • Mas o S10 venceu o comparativo de câmeras no próprio tudo celular ,enfrentando junto o iPhone 11. Não da pra entender.

                                                • Sim ele é top , eu gosto e acha que sim

                                                    • muito interessante a comparação de fotos, como comparar fotos diferentes, tanto em locais e tipo de fotos, sai fora, compare tirando a mesma foto do mesmo objeto ou pessoa na mesma hora. afff tendencioso

                                                        • Eu quero é o S9+, não esses com preços absurdos

                                                          • conseguiram diminuir o buraco na tela,ai o q os corno fazem,centralizam o buraco,p chamar mais atenção,no s10 normal ficava otimo 1 buraco só e no canto,pq nao fizeram isso no s20 ja q o buraco é ainda menor,nao,tem q por la no meio...só faltou por no centro da tela bem no meio
                                                            esse comprimido de tylenol do s10 plus incomoda menos la no canto q esse buraco no meio

                                                              • S20 vs iphone... empate
                                                                S20 vs s10. .. também achei que seria empate...
                                                                Mas curiosamente não foi %uD83E%uDD14

                                                                  • Sou fã da Samsung, mas é público e notório que a fabricante quer e está imitando a Apple no quesito preço e detalhes de aparelhos!
                                                                    Fico triste por isso, afinal de contas eu não acho justo pagar tão caro por um aparelho celular que tem prazo de validade curta e que custa tanto.
                                                                    É como se seu dinheiro tivesse cada vez mais um prazo de validade menor e menos valorizado seu trabalho suado da grande maioria que gostam e adquirem esses flagships.

                                                                      • Sem contar que eles forçam uma obsolencia parando de atualizar... Eu tô nessa, peguei um S9 plus ano passado quando baixou o preço, e agora vou usar até desmanchar.... Nao sei pra vocês, mais 5 conto da pra compra muita coisa. Aí chega teu amigo com um Motorola G8 e ele consegue fazer tudo que você faz no seu aparelho...

                                                                          • jonathanzagoAcredito que vc não está está usando todo o potencial do seu S9 Plus, pois o Moto G8 não oferece as mesmas possibilidades.

                                                                              • 5 conto eu compro uma moto usada que vai fazer muito mais do que um celular faria!
                                                                                Mas o marketing é fortíssimo e tem louco bitolado que paga só pra ostentar, enquanto isso, em muitos casos a geladeira vazia!!!

                                                                                  • Quem paga 5k celular? Só se for assim que lança. O jeito é esperar passar a pandemia e o dolar voltar ao normal, ai lançarem o note 20 ou mais um tempo o s21. Ai já da pra comprar por menos de 3k.

                                                                                Android

                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                Android

                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                Windows

                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                Economia e mercado

                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista