LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 9 vs Galaxy A30s: qual celular escolher, Xiaomi ou Samsung? | Comparativo

23 de julho de 2020 19

O Redmi Note 9 chegou para substituir o intermediário mais buscado pelos brasileiros: o Redmi Note 8. O novo smartphone da Xiaomi tem seus altos e baixos, mas no geral ele consegue entregar um melhor custo-benefício que o rival A30s da Samsung? É isso que o TudoCelular vai te ajudar a descobrir para que você faça a melhor escolha.

Índice do comparativo

Design

Redmi Note 9

Samsung Galaxy A30s

A Xiaomi sempre se destacou por caprichar mais na qualidade de construção dos seus intermediários, porém o Redmi Note 9 trocou a traseira de vidro pelo mesmo plástico que você encontra no Galaxy A30s.

Se isso não importa para você e prefere apenas o que seja mais compacto e confortável de usar com apenas uma mão, então vai preferir o Samsung. Agora se busca um design mais atual com entalhe em formato de furo e cara de celular mais premium, vai preferir o Xiaomi.

77.2 x 162.3 x 8.9 mm
6.53 polegadas - 2340x1080 px
74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

Na traseira você verá mais câmeras no Redmi e elas ficam centralizadas no meio do aparelho juntamente com o leitor biométrico mais convencional. Pode parecer uma tecnologia antiga, mas funciona melhor que o leitor na tela do rival.

Qual entrega um conjunto mais completo? Note 9 traz NFC e sensor de infravermelho para usar o celular como controle remoto. De resto temos as mesmas tecnologias e conectividade.

E começamos com o Redmi levando o primeiro ponto.

Multimídia e software

Tela e som


Ter tela Full HD realmente faz diferença para você? Se você usa o celular muito próximo dos olhos vai acabar se incomodando com os serrilhados da tela apenas HD+ do A30s. Por outro lado, o modelo coreano tem painel Super AMOLED com brilho mais forte e contraste superior que o rival chinês. O ângulo de visão também é mais amplo, assim como a menor incidência de reflexos, o que o torna a melhor escolha para quem usa muito o celular na rua.

Na parte sonora também temos melhor qualidade no A30s. Seu alto-falante entrega maior potência e som menos abafado. Ele acaba distorcendo um pouco mais quando o volume está no máximo, mas você escutará de forma mais clara o vídeo que estiver assistindo. O da Samsung vem acompanhado de fone de ouvido, porém o acessório é bastante fraco. Vale a pena investir em um fone melhor para ouvir músicas com o A30s.

Na parte de multimídia temos vitória dupla para Samsung.

Software


Samsung e Xiaomi oferecem interfaces Android bastante modificadas com diversos extras. No Redmi temos o recurso de controle remoto que permite controlar diversos eletrônicos da sua casa. Já no A30s temos TV Digital para que você acompanhe seu futebol ou novela de qualquer lugar com boa imagem.

O Galaxy chegou ao mercado com Android 9 Pie e foi atualizado para o Android 10 juntamente com a versão mais recente da One UI. O Redmi já chega com o Android 10 direto de fábrica, o que poderia garantir maior suporte a atualizações do sistema, mas Samsung vem fazendo um melhor trabalho atualmente.

Damos um ponto a cada em software.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Se você prefere celular com Snapdragon, então chegou ao comparativo errado. Samsung adotou o Exynos 7904 no A30s e a Xiaomi escolheu o Helio G85 para o Redmi Note 9. Qual tem melhor desempenho, o chip da Samsung ou MediaTek?

Em nosso padronizado teste de velocidade tivemos uma grande vantagem para o modelo coreano. Ele foi 88s mais rápido para abrir e reabrir uma dúzia de apps. Por que isso aconteceu? Simplesmente pelo fato de que a MIUI 11 está mal otimizada no Note 9 e não consegue segurar os aplicativos abertos em segundo plano. Mas isso pode ser resolvido se a Xiaomi quiser.

Em benchmarks temos pontuações maiores no Redmi. No caso do AnTuTu chegamos a alcançar uma diferença de até 65% entre os dois. Pena que todo esse poder não seja sentido no uso real no dia a dia.

Mas nem tudo está perdido com o Note 9. Ele tem GPU mais potente e mesmo que precise lidar com uma tela com resolução superior ainda entrega maior fluidez em jogos. No PUBG é até possível jogar em HD com qualidade alta sem passar raiva.

A30s leva ponto por melhor multitarefas e Note 9 por ser melhor em jogos.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Xiaomi normalmente é mais generosa com bateria e no Note 9 temos 1.020 mAh a mais do que no A30s. Isso chegou a dar uma diferença de 15% na autonomia, fazendo com que o Note 9 aguente mais até o final do dia e ainda sobre mais carga para o dia seguinte.

Já se você é do tipo impaciente e não aguenta esperar horas para ter o celular recarregado, qual deve comprar? Tanto faz. Os dois levam o mesmo tempo para ir de 0 a 100%.

Com isso damos ponto ao Note 9 por ter melhor autonomia.

Câmeras

Qual é melhor para fotografar? Aqui temos dois extremos. O Redmi Note 9 registra fotos sem contraste com cores sem graça, enquanto o A30s satura demais deixando tudo artificial. Pelo menos no caso do Samsung é possível desativar a inteligência artificial para reduzir a saturação, enquanto no Redmi não há muito o que fazer já que até o HDR é falho.

Os dois possuem câmera grande-angular com mesma resolução e abertura focal. De dia, o A30s leva vantagem com imagens mais nítidas e menos ruídos, enquanto à noite terá fotos escuras com os dois. O Redmi tem câmera dedicada para macros com foco automático. É um extra bacana, pena que a resolução seja muito baixa. Já o sensor de profundidade funciona bem nos dois.

A30s leva ponto em fotos.

Fotos tiradas com o Redmi Note 9

Em selfies temos melhor qualidade no A30s, especialmente em locais com iluminação mais fraca onde o Note 9 sofre bastante com queda de nitidez. O fato de o Galaxy ter um sensor com maior resolução e maior abertura focal também ajuda. Já com o modo retrato os dois conseguem separar bem os planos e apresentam poucas falhas no recorte.

Mais um ponto para o A30s.

Fotos tiradas com o Galaxy A30s

Está buscando um celular para filmar em 4K? Esqueça, nenhum dos dois servirá para você. Agora se gravar em Full HD é suficiente, então deve escolher o A30s. Ele tem qualidade melhor para os vídeos e captura áudio estéreo enquanto o rival chinês tem som mono. A câmera grande-angular também ajuda na hora de filmar desde que evite locais escuros. Com o Redmi você pode filmar com a macro, mas a qualidade é bastante ruim.

Encerramos câmera com mais um ponto para o Galaxy.

Preço

O Galaxy A30s chegou ao mercado nacional em 2019 por R$ 1.599 e o Redmi Note 9 foi lançado este ano por aqui custando salgados R$ 2.699. Faz sentido pagar essa diferença toda por um aparelho que entrega menos?

O custo-benefício do modelo vendido oficialmente pela DL é ruim, mas o importado também não tem preço justo, já que você abre mão da garantia para pagar o mesmo que o rival coreano ou até um pouquinho a mais a depender do câmbio.

Com isso, damos o último ponto do comparativo ao Galaxy A30s.

Conclusão

O Redmi Note 8 pode ser o queridinho dos brasileiros, mas o seu sucessor tem custo-benefício bastante complicado. Diante da forte concorrência é difícil ver sentido no novo intermediário da Xiaomi. O Galaxy A30s consegue ser melhor e custa menos. Ele entrega melhor experiência multimídia, é mais rápido, sua bateria rende bem, e tem conjunto de câmeras superior para fotos e vídeos.

Se o preço do Redmi Note 9 chegar a cair abaixo do A30s, e você não liga tanto para câmera, ele poderá ser uma boa pelo melhor desempenho em jogos e a bateria que dura um pouco a mais. Mas no geral o intermediário da Samsung acabará agradando a maioria.

RESULTADO

Samsung Galaxy A30s: 8 PONTOS

  • Melhor tela
  • Som mais potente
  • Tem extras como TV Digital
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Melhor conjunto de câmeras
  • Selfies com mais detalhes
  • Melhor filmadora em imagem e som
  • Melhor custo-benefício

Redmi Note 9: 4 PONTOS

  • Design mais atual e completo
  • Tem extras como controle remoto
  • Melhor desempenho em jogos
  • Autonomia de bateria superior

O Galaxy A30s é um dos celulares mais buscados no TudoCelular mensalmente, será que o Redmi Note 9 tomará seu posto? Deixe seu comentário abaixo.

  • O Redmi Note 9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A30s ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

Redmi Note 9 vs Galaxy A30s: qual celular escolher, Xiaomi ou Samsung? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista