LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

S20 FE vs S10 Lite: qual deles faz mais jus ao nome de um celular top? | Comparativo

24 de novembro de 2020 30

Os tops de linha estão sendo lançados ano a ano com valores cada vez mais elevados, ficando mais inacessíveis. Para manter a marca entre as mais vendidas, a Samsung usa uma estratégia conhecida, e lança aparelhos que têm o nome dos tops, mas sem tantos recursos.

A sul-coreana voltou a utilizar essa alternativa no começo deste ano, trazendo ao mercado tanto o Galaxy S10 Lite como o Galaxy Note 10 Lite. Ainda em 2020, pouco tempo depois do lançamento da linha S20, lançou o Galaxy S20 FE, de fan edition.

O S10 Lite está esperadamente mais barato, mas será que vale a pena pagar mais para ter um celular mais novo? O S20 FE é mais poderoso? É o que você confere agora aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S20 FE

O visual de ambos serve para lembrar que esses não são modelos da linha superior, e onde os cortes aconteceram. É certo que aparelhos mais caros da Samsung como o Note 20 também são em plástico, mas nossos dois competidores, além de serem em policarbonato, possuem tela mais plana e corpo arredondado. No S10 Lite o acabamento é brilhante e junta marca de dedos, com cor sólida.

Já no S20 FE é tudo fosco, com um efeito visual metálico acetinado. Além de tudo, ele está disponível em seis cores divertidas, enquanto o S10 Lite fica no azul e preto. O módulo retangular das câmeras traseiras é enorme em ambos, mas é mais protuberante no modelo mais novo.

Samsung Galaxy S10 Lite

E falando em tamanho, o S20 FE é menor em tamanho, mas o S10 Lite vai ser mais fino e leve. O notch é em furo central para os dois, mas tem menos área preta ao redor da câmera do S20 FE. A moldura é em metal, o que os deixa mais resistentes, mas ao contrário do modelo mais simples do S20 o S10 Lite não tem proteção contra água e poeira.

Eles têm biometria abaixo da tela do tipo óptica, e por isso são mais velozes que seus modelos mais poderosos, embora menos rápidos que a biometria no corpo. Por fim, os dois são dual SIM e dividem o segundo slot com o cartão microSD.

O Galaxy S20 FE caprichou mais aqui e começa levando o primeiro ponto.

Melhor construção S20 FE
Slot é híbrido ou não? Ambos são híbridos
Possui alguma resistência? S20 FE
Melhor solução do notch S20 FE
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
74.5 x 159.8 x 8.4 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
75.6 x 162.5 x 8.1 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Sendo dois Galaxy S, temos telas caprichadas Super AMOLED, mas eles têm diferenças. Eles têm definição FullHD+ e aspecto 20:9, mas enquanto o S10 Lite tem tela maior com 6.7 polegadas, o S20 FE é um pouquinho menor, com 6.5 polegadas.

O AMOLED do modelo mais antigo é a versão Plus, que até seria melhor do que a mais nova, não fosse o fato de o S20 FE ter taxa de atualização a 120Hz, um diferencial para quem joga ou consome muita mídia. Este também tem um aproveitamento tela corpo ligeiramente menor que o do seu rival.

Como esperado, as cores de ambos são intensas e com boa reprodução, e você pode usar sem problemas sob o sol graças a um bom brilho. Também são planas e não refletem a luz nas bordas. Mas, lado a lado, a intensidade máxima vai ser melhor no S20 FE. Eles também têm suporte a HDR10+ para conteúdos de streaming e são protegidos por Gorilla Glass 3.

O ponto é mais uma vez do Galaxy S20 FE.

Melhor tecnologia de tela S20 FE
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo S10 Lite
Tela de Hz elevado? S20 FE
Qualidade geral da tela S20 FE

Som


No som, o Galaxy S20 FE se mostra também uma evolução em relação ao que pode ser chamado de seu antecessor. O Galaxy S10 Lite é mono com áudio bom, embora tenha graves quase inexistentes, e seus fones de ouvido são intra auriculares com qualidade decente, além de confortável.

O S20 FE é estéreo e vai ser melhor nesse ponto que o S10 Lite, mas ainda não é um dos melhores da categoria. Os fones que vêm na caixa são AKG e são os mesmos dos mais caros da linha, tendo ótima qualidade. Ah, os dois têm fones USB-C, já que não há conexão P2 em nenhum deles.

Outro ponto, desta vez no áudio, para o S20 FE.

Som é estéreo? S20 FE
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? S20 FE
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Em sistema não tem muita coisa diferente. Os dois saem da caixa com Android 10 e devem receber três anos de atualização, como prometido recentemente pela Samsung. Além disso, ambos contam com a interface OneUI 2.5, a mais recente da empresa.

Isso faz com que ambos sejam parecidos em usabilidade de sistema, já que vão ter praticamente as mesmas funções. A OneUI é uma interface cheia de recursos, com capacidade de personalização com temas e fontes, além de modo escuro.

Há também uma série de funções relacionadas ao Windows, além do Modo Dex, que só está disponível no S20 FE, inclusive a versão sem fios.

Nas conexões, o S20 FE tem uma pequena vantagem por ter o WiFi 6 contra o WiFi ac do S10 Lite, mas fora isso os dois terão GPS, NFC e Bluetooth 5.0. O S10 Lite compensa um pouco por ter rádio FM.

Assim, eles acabam por empatar.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Nenhum

Desempenho

Aqui, é preciso uma ressalva. A Samsung nos enviou para testes um modelo do do Galaxy S20 FE com processador Snapdragon, que não é o vendido no Brasil, por isso os números podem ser um pouco diferentes.

O S20 FE traz embarcado um conjunto que já vimos em topos de linha da empresa lançados por aqui esse ano, contendo chipset Exynos 990 e modelos com 6 GB ou 8 GB e 128 GB ou 256 GB de armazenamento.

Já o S10 Lite foi o frescor daqueles que queriam um Galaxy equipado com Qualcomm, já que tem chipset Snapdragon 855 e memória RAM de 6 GB, com 128 GB de espaço.

E, mesmo o Snapdragon do S20 FE testado sendo mais atual, um 865, o S10 Lite é quase 10% mais rápido em nossos testes padronizados. Em benchmarks é o S20 FE que se sai melhor, embora as versões do software de testes sejam diferentes.

Isso faz pouco sentido, e provavelmente se trata de software mal otimizado, coisa que um update de sistema pode resolver. Em jogos, os dois vão rodar sem engasgos qualquer título, mas o S20 FE conta com a tela de 120Hz, boa para a jogatina, e o S10 Lite pode esquentar mais do que o desejado.

Mesmo se saindo pior em nossos testes, o S20 FE tem resultado melhor no restante e leva o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? S10 Lite
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? S20 FE
Quem tem melhores números de benchmark? S20 FE
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador S10 Lite
Qual tem mais armazenamento? S20 FE

Bateria

Os dois aparelhos têm a mesma bateria, 4.500 mAh, mas será que duram a mesma coisa? Levando em consideração que este não é o mesmo chipset vendido no Brasil, temos uma duração maior para o S10 Lite, que chegou a pouco mais de 23 horas em nossos testes padronizados.

O S20 FE, por sua vez, passou pouca coisa das 18 horas e meia. Não significa que ele não dura tranquilamente um dia de uso, mas é menos do que seu rival. E entre as coisas premium escolhidas pelos fãs do FE não está o carregador, que é de apenas 15W e só deixa o celular sair da tomada uma hora e meia depois.

O S10 Lite ostenta um carregador um pouco melhor, de 25W, e leva uma hora e cinco minutos para a carga total. Porém, apenas o modelo mais novo conta com carregamento sem fio, além de carregamento reverso na traseira do aparelho.

É o ponto individual do S10 Lite que temos aqui.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? S10 Lite
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? S10 Lite
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

Em câmera temos dois conjuntos triplos, mas com propostas diferentes. Veja:

  • Galaxy S10 Lite: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/2.0, PDAF e OIS; uma ultrawide de 12 megapixels e uma macro de 5 megapixels.
  • Galaxy S20 FE: uma wide principal de 12 megapixels, abertura de f/1.8, PDAF e OIS; uma ultra wide de 12 megapixels e uma telefoto de 8 megapixels com PDAF, OIS e 3x de zoom óptico.

O sensor principal do S20 FE não tem tantos megapixels, mas faz um trabalho melhor, sendo os mesmo sensor que integra o S20 e o S20 Plus. Seu modo noturno é ligeiramente inferior a esses, mas em fotos gerais temos muitos detalhes de cores bem equilibradas sem excesso de saturação e poucos ruídos.

O S10 Lite também vai mais para o lado das fotos mais suaves em cores, e também faz fotos muito boas no geral.

Em fotos em baixa luz nenhum dos dois prejudica muito os detalhes, mas enquanto o S20 FE perde um pouco a nitidez, o S10 Lite perde muita luz e faz fotos escuras. Os dois têm modo noturno que pode ser ativado, mas o ISO acaba aumentando muito.

A lente ultrawide tem o mesmo megapixels para os dois, mas o S20 FE cuida bem melhor da distorção típica que pode aparecer nas fotos com essas lentes. As duas, entretanto, têm cores mais saturadas e mantêm bem os detalhes em boa luz.

A última lente do S10 Lite é uma macro que faz um ótimo trabalho em várias condições, apenas deve-se tomar cuidado para não errar o foco fixo de cinco centímetros. O S20 FE tem uma telefoto que, até um zoom de 10x pode fazer boas capturas, mas perde detalhes daí até as 30x. Ela também acaba servindo para fotografar objetos próximos.

O ponto é do Galaxy S20 FE.

Melhor conjunto de câmera traseira Nenhum
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Nenhum
Melhores fotos noturnas S20 FE
Melhores fotos externas S20 FE
Melhores fotos internas S20 FE

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20 FE

Em vídeos os dois apresentam boas especificações, com ambos gravando em 4K a 60 fps e apresentando estabilização óptica e eletrônica ao menos na câmera principal. O S20 FE ainda oferece essa estabilização na telefoto e permite gravar em 4K a 30 fps na ultrawide.

Em qualidade os dois são bons, com foco ágil, estabilização decente e boa captura de áudio. Eles também têm gravação frontal a 4K no S20 FE e em FullHD no S10 Lite.

A diferença fica nos detalhes, que dão o ponto ao S20 FE.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo S20 FE

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S10 Lite

Chegando nas selfies, o sensor dos dois é muito parecido e têm, cada, 32 megapixels e abertura f/2.2, além de HDR.

E, no geral, as selfies com o S10 Lite vão sair melhores, com mais nitidez e mais detalhes. Por ficar diminuindo e aumentando as imagens, o S20 FE acaba perdendo informação importante no procedimento. Esses detalhes são vistos quando não é uma iluminação boa, cenário onde os dois se saem bem.

Ainda assim, é um ponto para o S10 Lite.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? S20 FE
Melhor selfie S10 Lite

Preço

Em preço o S10 Lite leva a melhor sem pestanejar. Não só seus R$ 4.000 de lançamento vieram menores do que os R$ 4.500 do FE, como o preço atual de pouco mais de R$ 2.300 é bem inferior aos R$ 3.500 do concorrente.

Sim, o S20 FE ficou com vários pontos, mas o S10 Lite não tem nada que o desabone para não ter o melhor custo benefício ao custar mais de mil reais a menos.

Então este último ponto é do S10 Lite.

Qual teve melhor preço de lançamento? S10 Lite
Qual tem melhor custo benefício? S10 Lite
8 Hardware
4.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy S20 FE

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Um placar bem avantajado para o lado do Galaxy S20 FE. Ele levou ponto em praticamente tudo, e só deixa para trás uma melhor duração de bateria e um preço mais em conta. Claro que é preciso considerar que a versão testada não é a mesma, mas ainda assim o FE se sai bem como uma evolução.

A pena é que o dólar não deu uma trégua nos últimos meses e isso impacta diretamente em componentes, e além de chegar mais caro o FE é também mais novo, e deve ver mais quedas só do final do ano em diante.

O S10 Lite está vendo bem e é a escolha de muitos que gostam da Samsung mas não querem Exynos. Ele está por um preço bem mais em conta e é praticamente tão bom quanto o S20 FE, então não sai do páreo tão ruim.

RESULTADO

Samsung Galaxy S20 FE: 7 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Melhor áudio
  • Recheado de recursos
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos

Samsung Galaxy S10 Lite: 4 PONTOS

  • Recheado de recursos
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

E você, qual dos dois levaria? Acha que compensa gastar mais de mil reais para ter o modelo mais novo? Conte para nós nos comentários!

O Samsung Galaxy S20 FE está disponível na Amazon por R$ 3.799.
(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:42)

30

Comentários

S20 FE vs S10 Lite: qual deles faz mais jus ao nome de um celular top? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista