LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi 11T Pro vs Galaxy S20 FE: chinês "quase top" supera sucesso da Samsung? | Comparativo

20 de fevereiro de 2022 43

O Xiaomi 11T Pro tenta repetir o sucesso do rival Galaxy S20 FE ao entregar um conjunto top de linha mais acessível, com plataforma Snapdragon avançada. Será que os diferenciais do celular chinês recente conseguem superar o passado que deu certo da Samsung? O Comparativo do TudoCelular te conta a resposta agora.

Índice do Comparativo

Design

Xiaomi 11T Pro

Começando pelo design, temos dois celulares com laterais de alumínio, para manter um toque premium no visual. Só que o 11T Pro optou pelo vidro na traseira, enquanto o S20 FE foi mais conservador e vem apenas com uma tampa de plástico. Ambos possuem um bloco com fundo preto para abrigar as câmeras, com uma aparência mais diferente no modelo chinês, mesmo que isso resulte em um módulo menos discreto.

O coreano é o único da dupla a contar com um leitor de impressões digitais sob a tela. A Xiaomi resolveu deixar o sensor biométrico apenas na lateral. O Galaxy ainda conta com um corpo mais compacto e fino que seu rival. Outro ponto positivo da Samsung está na certificação IP68, que protege mais contra líquidos e poeira do que a IP53 do concorrente.

Samsung Galaxy S20 FE

Na frente, nada de novidade. Temos dos dois lados um notch em forma de furo na tela para abrigar a câmera frontal. Somente o S20 FE possui expansão de memória pelo seu slot híbrido na gaveta de chips. Pelo menos, ambos oferecem Wi-Fi de sexta geração e compatibilidade com NFC, para pagamentos por aproximação.

O Xiaomi 11T Pro marca pela construção mais premium e moderna, enquanto o Galaxy S20 FE pontua pelos diferenciais de proteção e corpo.

Melhor construção

Xiaomi 11T Pro

Visual mais moderno

Xiaomi 11T Pro

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy S20 FE

Melhor certificação de resistência

Galaxy S20 FE

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Galaxy S20 FE

Qual é mais leve e mais compacto?

Galaxy S20 FE

76.9 x 164.1 x 8.8 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
74.5 x 159.8 x 8.4 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A tela do 11T Pro é maior que a do seu rival, assim como o aproveitamento frontal fica superior, já que apresenta menos bordas. O AMOLED foi usado tanto pela chinesa como pela coreana, o que significa não ter decepções de nenhum lado quando o assunto é brilho do display.

Encontramos ainda semelhanças na resolução Full HD+ e na proteção Gorilla Glass. Porém, a versão Victus do vidro no da Xiaomi se sobressai contra a terceira geração que equipa o Galaxy.

Ambos os dispositivos contam com taxa de atualização de 120 Hz, só que a taxa variável só tem no modelo chinês. O S20 FE fica limitado a escolher entre 60 Hz ou 120 Hz de forma fixa. Outro diferencial usado no 11T Pro se trata do suporte a Dolby Vision, para aumentar a qualidade das imagens em plataformas de streaming.

A Xiaomi anota o ponto neste quesito.

Tela maior

Xiaomi 11T Pro

Brilho maior

Nenhum

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Xiaomi 11T Pro

Suporte a Dolby Vision

Xiaomi 11T Pro

Melhor proteção Gorilla Glass

Xiaomi 11T Pro

Tela de Hz elevada?

Ambos

Taxa de atualização variável

Xiaomi 11T Pro

Som


A dupla não economizou em áudio e fornece sistema sonoro estéreo. O da Xiaomi é certificado pela Harman Kardon e fica na frente, por conter três alto-falantes, contra dois da AKG no smartphone da Samsung. Em outras palavras, você terá maior imersão em vídeos e uma potência superior no modelo da chinesa.

Quando falamos de qualidade, o 11T Pro consegue melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos, principalmente por ter equalização com Dolby Atmos. Já o S20 FE peca nos graves, apesar de o som ainda ser bom. Nenhum deles tem conector físico para fones de ouvido, mas ao menos o Galaxy entrega o acessório na caixa para ligar na porta USB-C.

A Xiaomi amplia o placar.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Xiaomi 11T Pro

Potência sonora

Xiaomi 11T Pro

Vem fones de ouvido na caixa?

Galaxy S20 FE

Sistema


Estes aparelhos saem da embalagem com o Android 11 nativo, cada um com sua interface personalizada. As duas fabricantes prometem três atualizações do sistema para eles, bem como quatro anos de pacotes de segurança. Longevidade não vai ser um problema aqui.

Já em conectividade, temos suporte à rede 5G apenas no celular da Xiaomi. Isso significa que ele é o único da dupla preparado para a rede veloz que está perto de se tornar realidade no Brasil. Tanto a MIUI quanto a One UI fluem bem, graças às altas taxas fps suportadas pelos painéis de cada um.

Nos recursos, o 11T Pro entrega a possibilidade de usar atalhos na traseira, com ações conforme a quantidade de toques. Já o Galaxy tem o Tela Edge, que traz esses caminhos para ações nas laterais. Outro diferencial do coreano está no modo Dex sem fio, que transforma o celular em um PC portátil.

A Xiaomi anota um ponto pelo 5G; enquanto a Samsung marca também pelas funções.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S20 FE

Faltam conexões? Sobram?

Xiaomi 11T Pro

Software mais fluido

Ambos

Desempenho


Os dois smartphones usam plataformas tops de linha da Qualcomm, mas de gerações diferentes. O 11T Pro é alimentado pelo Snapdragon 888, contra o Snapdragon 865 do S20 FE. Neste confronto de gerações, deu a lógica em desempenho. A chinesa venceu a coreana por cerca de 12 segundos, segundo os dados dos nossos testes.

Nos benchmarks, vemos uma diferença mais clara no AnTuTu, que mede o poder bruto do celular. Já no Geekbench, focado apenas no processamento, temos números mais equilibrados. Em jogos, você não terá do que reclamar, independente da escolha. Eles rodam todos os títulos em qualidade máxima e até 120 fps, quando forem compatíveis.

A performance superior dá o ponto ao 11T Pro.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Xiaomi 11T Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Xiaomi 11T Pro

Qual o processador mais atualizado?

Xiaomi 11T Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Xiaomi 11T Pro

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


A Xiaomi inseriu uma bateria de 5.000 mAh no seu dispositivo, contra uma de 4.500 mAh no da Samsung. Será que a diferença é sentida na prática? Os nossos testes padronizados mostraram que sim. O chinês durou três horas e meia a mais que o coreano no total.

Mas não é só na autonomia que a vantagem fica com o 11T Pro. Em carregamento, o adaptador de 120 W dele permite completar o processo em menos de 20 minutos. Já o Galaxy leva uma hora e meia, com seu carregador de apenas 15 W.

E vamos de mais um ponto fácil para a Xiaomi.

Qual tem mais bateria?

Xiaomi 11T Pro

Qual recarrega mais rápido?

Xiaomi 11T Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Xiaomi 11T Pro

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S20 FE

Câmera

Encontramos um conjunto triplo de câmeras de cada lado, mas com sensores bem diferentes. O da Xiaomi é liderado por um de 108 MP que entrega fotos com bom contraste e agrada a quem gosta de cores mais saturadas. Já o de 12 MP da Samsung apresenta muitos detalhes e tons mais equilibrados que o concorrente. As principais vantagens da chinesa aqui estão no modo noturno eficiente e na maior nitidez com as imagens em resolução máxima.

Dos dois lados, temos uma ultrawide mais simples que a principal, mas com qualidade decente de imagens, seja de dia ou durante a noite. A definição é um pouco melhor no Galaxy. O 11T Pro ainda vem com câmera macro de alta qualidade, com foco automático para chegar próximo do objeto e ainda gera um efeito natural de desfoque.

No S20 FE, a função pode ser feita pela teleobjetiva. No mais, o forte mesmo da lente está no seu zoom óptico de três vezes, que dá para aproximar mais do cenário distante sem perda de qualidade. Na falta de um sensor de profundidade em ambos, o modo retrato até que faz um bom trabalho neles, com poucas falhas e uma boa separação de planos.

De um lado, uma lente principal de altíssima resolução e câmera macro dedicada. Do outro, uma ultrawide superior e sensor telefoto. Ficamos no empate.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

Xiaomi 11T Pro

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Galaxy S20 FE

Melhor teleobjetiva

Galaxy S20 FE

Melhor macro

Xiaomi 11T Pro

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com o Xiaomi 11T Pro

Em vídeos, o 11T Pro tem o diferencial de suportar gravações em 8K a 30 fps. Mas se quiser maior fluidez, o caminho é baixar para 4K a 60 fps, o mesmo suportado também pelo Galaxy. Só que o aparelho da Samsung vem com estabilização óptica na principal e traz a opção em Ultra HD também na ultrawide, mesmo que em uma taxa fps menor. O modelo da Xiaomi não passa de Full HD nas outras lentes.

Suporte a 8K de um lado; estabilização óptica e ultrawide com 4K do outro. E lá vamos nós para mais um empate.

Possui estabilização óptica?

Galaxy S20 FE

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps

Xiaomi 11T Pro

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

Nenhum

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20 FE

Estes celulares cometem o mesmo erro nas selfies. As câmeras frontais acabam comprimindo quatro pixels em um e depois fazendo upscaling, para tentar retomar uma resolução alta. Isso resulta em imagens com baixa nitidez. Como o sensor do Galaxy é superior ao do 11T Pro, os resultados nele são um pouco menos decepcionantes. Fora que ele é o único a suportar vídeos em 4K também na frente.

Assim, a Samsung pontua neste quesito.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S20 FE

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy S20 FE

Melhor selfie

Galaxy S20 FE

Preço

Dos dois smartphones, somente o S20 FE chegou oficialmente ao Brasil. Isso faz com que ele seja encontrado mais barato no mercado nacional, na faixa de R$ 2.000. Já o Xiaomi 11T Pro apenas está disponível por importadores, ainda por algo próximo de R$ 5.000.

Por isso, o Galaxy fica com o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Moto G200

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Moto G200

Conclusão

A Xiaomi conseguiu vencer o comparativo, mas o celular da Samsung mostrou que ainda é capaz de fazer frente a tops acessíveis rivais mais recentes, mesmo com um conjunto que ficou no passado.

Destacamos a favor do 11T Pro a sua parte multimídia, com uma tela que suporta Dolby Vision e tem taxa variável, além do som mais potente e equilibrado. É o chinês que oferece ainda um desempenho mais rápido e uma bateria que dura mais e leva muito menos tempo até chegar aos 100%.

Já do lado do Galaxy S20 FE, destacamos o seu tamanho mais compacto e leve, fora a câmera frontal que consegue registrar selfies melhores e filma em 4K. Para completar, ele ainda segue imbatível na categoria em custo-benefício, já que aparece a um valor bem mais acessível no mercado nacional.

RESULTADO

Xiaomi 11T Pro: 8 PONTOS

  • Design com uma construção mais avançados
  • Tela com taxa de atualização variável e Dolby Vision
  • Sistema sonoro mais potente e equilibrado
  • Software com suporte a 5G
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com maior autonomia e menos tempo de carregamento
  • Câmeras traseiras com sensor de alta resolução e macro dedicada
  • Vídeos que suportam 8K

Samsung Galaxy S20 FE: 6 PONTOS

  • Design com mais proteção e recursos
  • Software com melhores recursos
  • Câmeras traseiras com melhor lente ultrawide e sensor telefoto
  • Vídeos com estabilização óptica e ultrawide com 4K
  • Selfies de maior qualidade e que gravam em 4K
  • Preço menor e disponibilidade local

Acha que o 11T Pro é tão superior assim se comparado ao Galaxy S20 FE? Vale pagar o dobro para ter mais desempenho e bateria? Responda aí para a gente!

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 19:08)

43

Comentários

Xiaomi 11T Pro vs Galaxy S20 FE: chinês "quase top" supera sucesso da Samsung? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista