LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung pode dobrar capacidade das baterias de lítio utilizando grafeno e silício

26 de junho de 2015 11

A Samsung é conhecida mundialmente pela sua preocupação em manter-se sempre em busca de novas tecnologias e soluções para melhorar os seus produtos, estando ano após ano dentre as companhias que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Agora, a mídia sul-coreana liberou algumas informações sobre o novo investimento da dona da linha Galaxy, sendo algo que provavelmente irá animar bastante os usuários.

De acordo com o que foi revelado, a Samsung estaria trabalhando em conjunto com centros de pesquisa e universidades em sua terra natal no desenvolvimento de novas baterias de lítio-íon, podendo praticamente dobrar a capacidade destes componentes caso tudo saia como o planejado. Algo que deve ser destacado é que, ao contrário do que se pode pensar, este novo método de fabricação poderia chegar em um futuro próximo aos dispositivos.

Para que isto seja possível, está sendo desenvolvida uma fórmula que consiga inserir silício dentro das baterias, sendo este o mesmo componente utilizado em microprocessadores e outros componentes eletrônicos, já que é um ótimo condutor e possui uma alta versatilidade para ser trabalhado. Isto não é exatamente uma novidade, já que muitas outras companhias tentaram fazer o mesmo, porém o silício possui uma característica que sempre impediu a implementação desta ideia: sua constante mudança de tamanho entre os ciclos de carga e descarga, algo que não pode ser tolerado em uma bateria.

A sul-coreana, entretanto, parece ter solucionado este empecilho de maneira "simples", criando uma capa protetora para o silício composta do famoso material grafeno. Com isso, as nanopartículas de silício permanecem totalmente protegidas, podendo mover-se e mudar de tamanho graças à alta condutividade e maleabilidade do grafeno.

Baterias de Li-Ion da Samsung podem contar em breve com partículas de grafeno e silício

Com isso, a Samsung foi capaz de criar baterias com anodos de silício que continham praticamente o dobro da carga de modelos tradicionais, enquanto mantinham exatamente o mesmo tamanho, volume e segurança. Para ser mais específico, os novos componentes contam com 1,8x a densidade energética das opções atualmente disponíveis em lítio-íon, mantendo a taxa de 1,5x após 200 ciclos de recarga.

Como visto, mesmo após várias cargas as novas baterias manterão uma vantagem considerável para os atuais modelos, porém isto deverá ser ainda mais aprimorado conforme a tecnologia se torne popular, já que outras fabricantes se unirão aos núcleos de pesquisa, procurando elevar para um novo patamar a forma como geramos carga para nossos dispositivos, e até mesmo para outros nichos como os carros elétricos.

A Samsung ainda não se pronunciou sobre o lançamento das novas baterias, restando aguardarmos algum comunicado para sabermos quanto tempo ainda será necessário esperarmos para que estas melhorias sejam vistas nos aparelhos da gigante sul-coreana.


11

Comentários

Samsung pode dobrar capacidade das baterias de lítio utilizando grafeno e silício
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista