LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uber envia alerta para brasileiros afetados por vazamento de dados e anuncia novidades

12 de abril de 2018 0

No início de fevereiro, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu investigar a Uber no Brasil sobre o vazamento de dados de 57 milhões de usuários do aplicativo. Um prazo de quinze dias foi concedido à empresa para que ela pudesse explicar o incidente que afetou 196 mil brasileiros.

Embora o caso tenha ocorrido em 2016, trata-se de um problema grande o suficiente para causar uma mudança de rumo da empresa, e ainda surte efeitos, inclusive no Brasil. E como parte das exigências do MPF, a Uber começou a enviar e-mails de aviso os seus usuários em território nacional que foram afetados pelo vazamento de dados.

Na mensagem, a empresa pede desculpas aos usuários e informa que dados como nomes, e-mails e números de telefone estavam inclusos no vazamento. A Uber, no entanto, afirma que não detectou nenhum caso de uso indevido desses dados até o momento, e acrescenta que essa notificação por e-mail é apenas para que todos possam ser informados sobre o ocorrido.

Nossos especialistas externos não identificaram nenhum indício de download de históricos de locais de viagens, números de cartões de crédito, números de contas bancárias ou datas de nascimento.

Também foi acrescentado que "nenhum usuário específico precisa tomar qualquer medida", e que a empresa está "monitorando sua conta para proteção adicional contra fraudes". Assim, aqueles que usam o aplicativo não precisam realizar nenhuma ação de segurança, mas a empresa encoraja os usuários a "regularmente verificar se há qualquer problema com suas contas".

Novidades da Uber

Aluguel de carros

As boas notícias também estão circulando os bastidores da Uber. A empresa se juntou ao serviço de compartilhamento de carros Getaround para lançar um novo produto criado para quem prefere ter o veículo todo só para eles.

Com o nome de Uber Rent, a proposta é oferecer uma maneira de encontrar e alugar carros listados na plataforma da Getaround, porém usando o próprio aplicativo Uber. Você pode alugar o veículo que preferir, por hora ou por dia, com várias opções de modelos disponíveis. Infelizmente, no entanto, o recurso estará disponível inicialmente apenas em São Francisco.

O Getaround tem uma aplicação própria, mas a integração com o Uber colocará seus veículos mais acessíveis, expostos a uma quantidade maior de potenciais clientes, o que poderá atrair mais pessoas para seus negócios.

Mais segurança

Para frear as críticas sobre a segurança dos seus passageiros, a Uber acabou de lançar algumas mudanças em seu aplicativo e tomou outras providências. A nova atualização permitirá que você forneça alertas automaticamente para até cinco de seus contatos confiáveis.

Quando você solicitar uma viagem, o sistema pedirá que você compartilhe a viagem com as pessoas em quem você confia, e o aplicativo os notificará quando você chegar ao seu destino. Também há uma opção para compartilhar somente viagens noturnas.

Além disso, em breve o aplicativo receberá um novo botão para chamar o serviço de emergência com apenas um toque. Para ajudar você a compartilhar as informações, ele mostrará seu local em tempo real no aplicativo, para que o socorro possa atender com prontidão.

Por enquanto o serviço estará disponível Denver, EUA, mas espera-se que a empresa possa expandi-lo mais amplamente depois de avaliar os testes.

Carros autônomos

Por fim, a Uber anunciou que não desistirá dos carros autônomos. No mês passado, um desses veículos da companhia atropelou e matou uma mulher nos Estados Unidos, o que levou a empresa a interromper imediatamente os testes. Mas o CEO da empresa garante que ainda acredita no futuro dos carros auto conduzidos.

Dara Khosrowshahi garantiu que a Uber continuará desenvolvendo e testando os veículos, e ainda acrescentou que eles são parte da solução para a eliminação dos carros individuais proprietários. De acordo com o CEO, quando a tecnologia atingir a maturidade, eles serão bastante seguros.

Mas isso não diminui a gravidade do acidente. O estado norte-americano do Arizona, onde ocorreu a tragédia, era até então um dos mais abertos a testes de veículos autônomos, mas acabou por suspender durante tempo indeterminado os experimentos em seu território.

Ainda não há previsão de quando os testes serão retomados, e também não houve nenhuma palavra sobre onde estaria o erro que causou o acidente. O CEO apenas afirmou que a empresa colabora com autoridades para chegar a alguma conclusão. A Intel, por outro lado, culpa o sistema da Uber e afirma que sua própria tecnologia teria evitado o impacto.


0

Comentários

Uber envia alerta para brasileiros afetados por vazamento de dados e anuncia novidades
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista