
Segurança 06 Ago
22 de agosto de 2018 3
Ontem (21) vimos que a Rússia foi pega no flagra com uma rede de phishing visando políticos norte-americanos. A Microsoft foi quem detectou o golpe, e desativou todos os seis domínios envolvidos no esquema.
Hoje, quem toma providências sobre condutas ilícitas na internet é o Facebook, ao lado do Twitter, que desmantelou três redes de opinião coordenada que visavam solidificar discursos de ódio no Irã e no país de Putin.
A maior delas contava com 813 mil seguidores no Facebook e 10 mil no Instagram, através de 168 páginas, 140 perfis de usuário, e 31 contas no serviço de fotos. Ela era utilizada para compartilhamento de conteúdos referentes ao Oriente Médio e situação política dos Estados Unidos.
O problema real dessa grande rede era a forma como queria passar uma ideia: ela se baseava em desinformação e descontextualização de fatos para pregar fatos ilegítimos, e fazia se passar por pequenas organizações independentes, quando foi comprovado que ela fazia parte de um grande e sofisticado esquema de fake news visando espalhar discursos de ódio.
Os perfis tinham como origem o Irã e a Rússia, e segundo Nathaniel Gleicher, chefe de segurança virtual do Facebook, todos os três grupos tinham como objetivo divulgarem agenda contra sauditas, semitas e carregar discursos pró-Palestina.
Logo em seguida, foi a vez do Twitter anunciar a retirada de 284 contas do ar pelas mesmas razões, com origem das mesmas regiões.
O episódio parece distante, mas tem paralelo com o Brasil: recentemente a rede de Mark Zuckerberg desativou uma rede coordenada ligada ao MBL (Movimento Brasil Livre). Um deputado chegou a ameaçar instaurar uma CPI contra a plataforma, criticando a postura do Facebook.
Vale lembrar, com as eleições se aproximando, todo cuidado é pouco, mas existem medidas para amenizar as mentiras com as quais cruzamos. Foi pensando na desinformação virtual que dois estudantes da Califórnia desenvolveram o SurfSafe, que ajuda a detectar montagens e imagens retiradas do seu contexto original na internet.
E você, o que acha da postura que o Facebook vem adotando para lidar com desinformação nas suas plataformas? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários