LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É do Brasil! Projeto de respirador mecânico de Minas Gerais deverá ser produzido comercialmente

13 de maio de 2020 6

Sabemos que nos casos graves da Covid-19 é necessário que o infectado seja colocado em um respirador mecânico. O comprometimento pulmonar é uma característica dos quadros mais críticos da doença. Porém o Brasil ainda depende de importações desse equipamento para a preparação de unidades de UTI.

Isso deve mudar nos próximos meses com projetos inovadores da USP, e outras que, por exemplo, permitirão não apenas a fabricação nacional, mas também um custo bem menor para a montagem dos equipamentos médicos.

Um desses projetos chega de Minas Gerais, mais especificamente do INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Lá, alunos e professores montaram um protótipo que já foi apresentado até ao MCTIC. Na ocasião Marcos Pontes destacou o papel essencial da ciência na luta contra o novo coronavírus.


O projeto comercial deverá ser lançado nos próximos meses, com a fabricação de pelo menos 50 respiradores em 90 dias. O financiamento será realizado pela EMPRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - enquanto a produção ficará a cargo de companhias mais experientes nesse ramo, como a Inatel e a Ventrix.

Para Filipe Bueno Vilela, professor e coordenador da equipe que toca o projeto e elaborou o protótipo, o diferencial desse respirador mecânico é o sistema de pressurização digital que dispensa um balão utilizado em UTIs pelo país.

No ápice do funcionamento da linha de produção será possível produzir 100 unidades por dia.

Vale lembrar, também é de Minas Gerais um projeto que pode acelerar os diagnósticos de Covid-19 no país em até 40 vezes. Ficamos na torcida por avanços brasileiros e internacionais nessa luta!

E você, o que acha desse projeto? Conte para a gente nos comentários!


6

Comentários

É do Brasil! Projeto de respirador mecânico de Minas Gerais deverá ser produzido comercialmente
  • A verdade é que o Brasil precisava de respiradores mesmo antes da covid. Só agora acordamos. Poderimos aproveitar e fazer todos os outros itens que temos que importar tão caro mesmo tendo tanto potencial em nosso país. Chega de comprar porcarias da China.

      • Precisamos pra ontem.

          • Brasileiro é inteligente, só falta incentivo e investimento! Minha vontade é ver os brasileiros fazerem ótimas coisas reconhecidas no mundo todo. Somos uma nação forte

            Uma duvida, o projeto da USP custava R$1.000,00 se não me engano, esse custa quanto pra fabricar?

              • Ate 15mil é insignificante. Desafio é velocidade de produção, com peças que não estejam requisitadas pela produção tradicional; O da USP, 2000,00, foi projetado pra durar só uns 4 meses. \esse paree que é pra ficar depois nos hospitais

                • As pessoas precisam dos respiradores para ontem, e não para os próximos meses. O governo deve injetar centenas de milhões nessas iniciativas, e acelerar a produção, estamos em GUERRA senhor ministro Marcos Pontes.

                    • a inatel é cabulosa

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista