
Google 08 Jun
16 de julho de 2020 3
Lembra do Blogger? Se você não lembra, fique tranquilo: nem ao menos o Google tem dado a atenção necessária ao serviço ultimamente.
A plataforma de blogs da gigante de buscas até recebeu uma atualização de recursos recentemente, mas que apenas trouxe mudanças há tempos necessárias ao serviço e que já estava disponível nas suas principais concorrentes. E o problema recente que envolve a ferramenta atualmente é no mínimo curioso. Isso porque a companhia teria esquecido de renovar um dos domínios do portal.
O blogspot.in expirou em junho, e graças a isso, uma gerenciadora de domínios correu para garantir os direitos de uso da URL. Esse tipo de prática é comum: grandes companhias de gerenciamento de endereços eletrônicos, ao perceberem que um site importante deixou a URL expirar, vai lá e adquire os direitos, passando a revendê-los bem mais caros.
Assim, atualmente o blogspot.in está custando US$ 5.999, caro para um usuário comum que queira adquiri-lo, mas bem pouco para que o Google evite um grande problema de segurança envolvendo o seu nome.
Isso porque todo blog hospedado no Blogger é acessível através do blogspot.com, mas comumente o acesso ocorre pela URL regional. Por exemplo, no Brasil encontramos blogs em blogspot.com.br, e na Índia, os usuários acessam pelo blogspot.in.
Ao perder os direitos do blogspot.in, a companhia deixa um caminho perigoso para criminosos na internet que podem pegar os direitos da URL e, com isso, promoverem o redirecionamento de qualquer blog que antes era acessado no Blogger Índia para um golpe. Estima-se que ao menos 4 milhões de blogs indianos estivessem usando o blogspot.in.
O Google ainda não se posicionou e até o momento desta notícia o domínio ainda estava à venda. Em termos financeiros o dinheiro pedido pelo detentor atual da URL é pouco para o Google, principalmente quando se coloca na balança os problemas de segurança e jurídicos que isso tudo poderia causar.
Vale lembrar, golpes pela internet cresceram nesse período de quarentena, e por razões óbvias: mais usuários estão usando a internet para lazer, trabalho, e o temor causado pela retração econômica e pela doença são usados para seduzir pessoas em busca de curas milagrosas inexistentes, ou oportunidades financeiras.
E você, acredita que o Google conseguirá contornar esse problema? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários