LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei não deve fornecer equipamentos para rede 5G do governo, diz ministro

10 de março de 2021 10

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a Huawei não deve participar da rede privativa que está sendo desenvolvida exclusivamente para o governo. A declaração foi uma resposta aos deputados que participavam de uma audiência pública sobre o 5G na Câmara dos Deputados.

Hoje a Huawei não está apta a participar da rede privativa do governo. Já são vários países que estão fazendo redes privativas e a Huawei não entrou em nenhuma até agora.

O ministro também deu a entender que a própria Huawei não quer ser a fornecedora para essa infraestrutura.

Se eles quiserem participar, se for do interesse deles, podem fazer um acordo de acionistas, eles podem se adequar para se classificar para a rede. Eu estive na China e pude perceber que eles não têm interesse em fazer a rede do governo.


Faria reiterou que o governo federal não está vetando qualquer fornecedora ou país no 5G nacional. No entanto, a rede segura tem alguns critérios, sendo que o principal deles é a governança corporativa compatível com as regras seguidas por empresas abertas na bolsa do Brasil, algo que exclui a Huawei.

A solução encontrada pelo governo evitou um banimento amplo da Huawei, atendeu ao pedido das operadoras e agradou a área econômica. Já o veto indireto aos equipamentos da chinesa no 5G privativo acaba atendendo aos militares e até mesmo à ala ideológica.

Assim, mesmo que fique de fora do 5G governamental, as portas estão abertas para que a Huawei possa fornecer equipamentos para as operadoras no 5G privado. Comentando o assunto, a fabricante chinesa evitou polêmicas.

Por outro lado, o ministro disse que a Nokia se tornou especialista em fornecer equipamentos para governos. Um exemplo disso é que a finlandesa foi escolhida para operar a rede privativa dos Estados Unidos.


10

Comentários

Huawei não deve fornecer equipamentos para rede 5G do governo, diz ministro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista