LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Facebook já baniu 3.000 contas por propagação de Fake News sobre vacinas

18 de agosto de 2021 4

Embora o Facebook já tenha comunicado recentemente que baniu centenas de contas por divulgação de fake news, um novo relatório nos informa quantas contas já foram banidas no total pela rede social por divulgar notícias falsas envolvendo vacinas contra o coronavírus. No total já foram mais de 3000. Confira agora mais detalhes sobre esta ação do Facebook.

O número foi divulgado como parte do relatório de aplicação de regras da comunidade para mostrar a efetividade da rede social em evitar comportamentos inadequados. Embora o número pareça baixo pela quantidade enorme de usuários que o Facebook tem em todo o mundo, é interessante mencionar que a rede social também removeu 20 milhões de posts pelo mesmo motivo.

Além destes 20 milhões, outras 190 milhões de postagens receberam indicadores sobre a Covid-19 para evitar a utilização de informações desatualizadas sobre a pandemia para confundir usuários.


O Facebook informa ainda que os dados relatados hoje envolvem apenas publicações removidas entre junho de 2020 e junho de 2021. A maioria das notícias falsas sobre vacinas envolve conspirações sobre magnetismo, implantação de chips e muitas outras fake news que se tornaram populares rapidamente durante a pandemia.

Um exemplo ocorrido no Brasil foram postagens do presidente Jair Messias Bolsonaro, que foram removidas tanto do Facebook quanto do Instagram por contar notícias falsas.

Graças a essas ações, o Facebook afirma que a hesitação sobre a vacinação nos EUA caiu cerca de 50%, pois a Central de Informações sobre a COVID-19 já conseguiu atingir cerca de 2 bilhões de pessoas.

Vale dizer, por fim, que o Facebook não é a única empresa adotando esta postura contra notícias falsas. O Twitter lançou o Birdwatch com a mesma ideia e o TikTok já atualizou suas políticas para reduzir a propagação de fake news. O YouTube também já mostrou que se preocupa com o assunto removendo vídeos com notícias falsas incluindo de um senador americano.


4

Comentários

Coronavírus: Facebook já baniu 3.000 contas por propagação de Fake News sobre vacinas
  • Não fazem mais que a obrigação... Principalmente depois que comprovadamente ajudaram a eleger um presidente antivacina nos EUA e aqui. Agora o estrago já está feito.

      • Engraçado... agora quer dizer que a culpa é do Mark Zukberg por eleger o Bolsonaro? Meus amigos... cresçam!
        Ficar falando que o cara é contra a vacina? Que argumento pífio!

        Dê uma pesquisada no google: LEI Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020 ( se tiver com preguiça: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm ) e a outra lei: LEI Nº 14.006 de 2020 -> http://www.agfadvice.com.br/registro-de-vacinas-contra-covid-19-no-brasil-pode-ser-acelerado/
        E o mais legal e a própria página da anvisa que tem atualização das vacinas, mas olha a data que foi publicado pela primeira vez 14/09/2020: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/fique-por-dentro-do-mapa-das-vacinas-em-teste-no-brasil
        A tese que o Presidente Brasileiro é contra vacina cai por terra nas ambas leis acima e a própria página da ANVISA

          • Kkkkkkk mano, eu não tenho partido nenhum, mas tem N vídeos do próprio presidente se colocando contra vacina e vacinação... Em que mundo vc vive? E outra, ao contrário do que vc falou, eu não disse que a CULPA é do Facebook por eleger o Biroliro. Eu disse que o Facebook AJUDOU a fazer isso

              • Não
                É minha.
                'Se orienta, minion!'

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista