LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Roteadores Cisco apresentam falha de segurança grave que não será corrigida

22 de agosto de 2021 3

A Cisco é uma das principais fabricantes de roteadores do mundo, com isso, milhares de lares e empresas possuem um equipamento da marca, contudo, uma recente falha de segurança em alguns modelos pode deixar os usuários bem preocupados com o risco de invasão.

Para piorar a situação, o fato desses modelos terem encerrado seu ciclo de vida há dois anos, faz com que essas falhas não sejam corrigidas pela fabricante.

A vulnerabilidade crítica CVE-2021-34730 recebeu uma avaliação no CVSS (Common Vulnerability Scoring System, “Sistema de Pontuação Comum de Vulnerabilidade”) de 9,8/10, o que significa que ela é extremamente grave. A falha atinge serviço Universal Plug-and-Play (UPnP) dos roteadores, permitindo que um invasor remoto não autenticado execute um código arbitrário.

A falha também permite que o invasor reinicie o dispositivo inesperadamente, negando o serviço (DoS). A Cisco ressalta que a falha nos roteadores existe por conta da validação inadequada do tráfego UPnP de entrada.

Modelos afetados

Através de um comunicado oficial, a empresa revelou que a falha não será corrigida através de atualizações de software, ressaltando que o serviço UPnP é habilitado por padrão nas interfaces LAN e desabilitado por padrão nas interfaces WAN.

Como alternativa, a Cisco recomenda que os clientes desabilitem o UPnP na interface LAN.

Confira os modelos de Roteadores Cisco Small Business Série RV que são afetados pela falha, caso estejam com UPnP configurado:

  • Firewalls VPN Wireless-N RV110W
  • Roteadores VPN RV130
  • Roteadores VPN Multifuncionais RV130W Wireless-N
  • Roteadores VPN Wireless-N RV215W

Através deste site, os usuários podem consultar o aviso de fim de vida desses produtos. A empresa também recomenda a migração para os roteadores Cisco Small Business RV132W, RV160 ou RV160W.

A falha CVE-2021-34730 marca a segunda vez que a Cisco decide não lançar correções para roteadores em fim de vida desde o início do ano. No início de abril, a Cisco pediu que os usuários atualizassem seus roteadores como uma medida paliativa para resolver um erro de execução remota de código semelhante, o CVE-2021-1459. Este problema afetava o firewall VPN RV110W e os roteadores RV130, RV130W e RV215W para pequenas empresas.


3

Comentários

Roteadores Cisco apresentam falha de segurança grave que não será corrigida
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2