LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: estudo alerta sobre importância do uso de máscaras de proteção adequadas em escolas

06 de maio de 2022 3

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) publicou um novo estudo que reafirma a importância de manter o uso de máscaras de proteção adequadas — como a N95 e PFF2 — nas escolas brasileiras, o que pode reduzir os níveis de transmissão da Covid-19 no Brasil, especialmente em regiões com baixo índice de vacinação.

A pesquisa indica que o atual cenário de relaxamento das medidas restritivas, como a desobrigação do uso de máscaras em diversos locais, pode fazer com que variantes de preocupação infectem até 80% da população, e as instituições de ensino infantil e juvenil são lados cruciais para a prevenção de novas ondas de infecções pelo coronavírus.

Estudo reforça que máscaras cirúrgicas são melhores que itens de pano (Imagem: Reprodução)

Conforme ressalta as análises da FAPESP, cerca de 1,5 bilhão de estudantes de 188 países tiveram as aulas presenciais suspensas. As escolas estiveram entre as primeiras instituições que reabriram em função das campanhas de vacinação, portanto, os especialistas buscam formas de manter a continuidade dos serviços de forma segura.

O método de proteção mais recomendado ainda é o uso de máscaras. De acordo com o estudo, as máscaras de pano não reduzem a proliferação do vírus adequadamente e podem ter índice de transmissão até cinco vezes maior em relação às máscaras cirúrgicas.

Há outros fatores que também devem ser levados em consideração. O estudo realizou simulações matemáticas que expuseram a importância de se atentar à circulação do ar em locais fechados, razão que pode ser mais importante que reduzir a circulação de pessoas.

“As salas evoluíram para o conforto térmico, geralmente têm ar-condicionado, então a troca de ar é muito baixa. Isso é desastroso para a transmissão da COVID-19”, explica Tiago Pereira, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e coordenador do estudo sediado em São Carlos, SP.

Não apenas devem ser utilizados equipamentos corretos, como também de maneira correta. O professor afirma que profissionais de educação devem ser treinados para orientar seus estudantes sobre como utilizar as máscaras corretamente.

“As máscaras de alta qualidade, como PFF2 e N95, são eficientes para conter a transmissão e muito baratas, se comparadas ao custo de internação em UTI”, comenta o especialista.


3

Comentários

Covid-19: estudo alerta sobre importância do uso de máscaras de proteção adequadas em escolas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista