
Economia e mercado 31 Mai
22 de setembro de 2022 4
Criminosos estão usando ‘chuva de notificações’ como mecanismo para burlar o sistema de segurança de autenticação em duas etapas. Ainda assim, isso não quer dizer que essa camada de proteção é falha e deve deixar de ser usada. Empresas do meio tecnológico discutem formas de melhorar esse serviço.
Em vários momentos, a autenticação em dois fatores é a melhor forma de proteger seus aplicativos de redes sociais ou de finanças. Inclusive, aplicativos como o iCloud em versão para o Windows implementaram essa medida de segurança recentemente. Portanto, ainda é um meio viável para utilizar em seus serviços.
A tática usada pelos criminosos é chamada de MFA Fatigue, que se traduz como fadiga de MFA. A princípio, ele consiste em abusar dos sistemas de verificação para forçá-los a enviar várias notificações ao usuário. Enquanto isso, eles buscam fazer contato com a pessoa por meio de e-mails e mensagens, fingindo ser um funcionário do serviço.
Devido ao grande número de alertas recebidos, a vítima acaba autorizando o acesso e com isso, o criminoso pode atuar como se fosse o dono da credencial. Esse método já chegou a ser utilizado em ataques cibernéticos recentes, como o que gerou vazamentos de conteúdos relacionados ao jogo GTA 6, da Rockstar.
Dito isso, empresas como a Microsoft buscam formas de reforçar a segurança e aprimorar o serviço de autenticação em duas etapas. Por exemplo, a ideia da companhia é remover completamente sistemas que dependam de aprovação simples. Ou seja, as autorizações devem necessitar de códigos que o usuário deve digitar para evitar as ações criminosas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários