LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Certificados da MediaTek, Samsung e LG foram utilizados para validar malwares no Android

03 de dezembro de 2022 0

Hackers obtiveram os certificados de validação de diversas marcas de hardware, o que poderia trazer sérios problemas de segurança cibernéticos.

O especialista em segurança do Google, Lukasz Siewierski, e sua equipe fizeram a descoberta. Esses validadores de segurança são utilizados para assinar os aplicativos no Android das fabricantes de celulares e componentes para provar sua autenticidade, diferenciando-os de malwares.

Os certificados da LG, MediaTek, Samsung e Revoview foram utilizados de forma irregular por hackers. Porém, o número total dos validadores de segurança é bem maior e não foi identificado quais outras empresas tiveram o dispositivo de segurança comprometido.

Outro elemento que levanta dúvida é como os hackers obtiveram os certificados de segurança. A aposta é que foram roubados por vazamentos, invasões nos sistemas internos das empresas ou com a colaboração de funcionários desonestos.

Segundo as informações de Lukasz Siewierski, os seguintes pacotes foram identificados em aplicativos maliciosos utilizando os certificados ilegalmente:

  • com.russian.signato.renewis
  • com.sledsdffsjkh.Search
  • com.android.power
  • com.management.propaganda
  • com.sec.android.musicplayer
  • com.houla.quicken
  • com.attd.da
  • com.arlo.fappx
  • com.metasploit.stage
  • com.vantage.ectronic.cornmuni

O relatório da iniciativa de Parceiros contra Vulnerabilidades no Android (AVPI, no original) revela que os certificados podem ser utilizados nos malwares para disfarçá-los de aplicativos oficiais e permitir que eles obtenham acesso aos dados da vítima, coletando informações, interceptando e realizando ligações, além de instalar e desinstalar aplicativos remotamente.

O mais preocupante é que o hacker conseguiria ter o mesmo nível de controle do dono do dispositivo, o que poderia levar a ataques específicos e danosos.

Divulgação.

Felizmente, a equipe liderada por Lukasz diz que não detectou a presença de malwares utilizando esses certificados na Play Store, diminuindo a ação dos criminosos. O relatório foi apenas publicado agora, após as empresas terem sido notificadas sobre o vazamento e pudessem renovar os validadores de segurança.

Nas recomendações, o Google incentiva que as companhias investiguem como os certificados foram vazados e diminuam o número de aplicativos assinados por eles para diminuir esse tipo de incidente.

Caso o usuário tenha baixado algum dos aplicativos que utilizam os certificados ilegalmente, o Google garante que não sofrerão novos ataques, já que os validadores não irão mais funcionar. A companhia também recomenda baixar softwares apenas de fontes oficiais, o que evitaria esse tipo de incidente.

Veja também


0

Comentários

Certificados da MediaTek, Samsung e LG foram utilizados para validar malwares no Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista