LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple estaria investindo em IA generativa na Siri para competir com o Google Assistente

06 de setembro de 2023 3

A Apple pode ser mais uma empresa na corrida da inteligência artificial, e o interesse da fabricante nessa tecnologia parece estar diretamente relacionado à Siri, sua assistente virtual. De acordo com uma reportagem divulgada nesta quarta-feira (06) pelo The Information, a gigante tecnológica está fazendo investimentos milionários no ramo.

Fontes da indústria sugerem que a Apple está dedicando equipes de software para a elaboração de IA generativa. Um dos grupos estaria focado em inteligência visual — incluindo geração de imagens, vídeos e cenas em 3D — enquanto os demais especialistas trabalham em uma inteligência multimodal, capaz de lidar com textos e multimídia.

(Imagem: Reprodução)

Um dos objetivos é integrar modelos de linguagem grande à Siri. Esse tipo de inteligência artificial se destaca por reconhecer linguagem natural dos seres humanos para desempenhar suas funções. Um exemplo de ferramenta que usa essa tecnologia é o Google Bard, que consegue gerar respostas de texto a partir de um comando do usuário.

Com essa tecnologia, a Siri se tornaria uma assistente de voz muito mais inteligente, assim, usuários poderiam automatizar tarefas mais complexas usando comandos com linguagem natural nos dispositivos da Apple, como o iPhone e Mac.

Considerando a filosofia voltada à privacidade da empresa, é possível que a inteligência artificial generativa da Siri seja processada localmente em vez de depender de uma nuvem. Isso exigiria mais desempenho de hardware, mas reduziria a latência e garantiria mais segurança ao compartilhar informações pessoais com a máquina.

Essas estratégias podem servir como resposta para os planos do Google, que parece estar desenvolvendo um modelo de linguagem grande para o Assistente. Uma mensagem de e-mail vazada no último mês sugere que a equipe de inteligência artificial generativa da empresa está dedicando esforços em integrar a tecnologia à assistente de voz do Android.

(Imagem: Reprodução)

O Google é uma das empresas na vanguarda da IA. Além do Google Bard, a tecnologia pode ser vista em diversas ferramentas que já estão disponíveis para os usuários do Android, como o Magic Editor, que deve ser integrado ao Google Fotos. Essa vantagem é um combustível para que a concorrência desenvolva suas próprias soluções inteligentes.

A Apple nunca comentou publicamente sobre seus planos para responder às tecnologias de inteligência artificial do Google, mas todos os rumores indicam que a nova tática da empresa começará a ter efeitos concretos em breve. Noticiamos recentemente que o iPhone 15 poderia marcar um uso mais “agressivo” das ferramentas inteligentes.

Veja mais!

O Apple iPhone 14 Pro está disponível na Amazon por R$ 8.780. Para ver as outras 7 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de abril de 2025, às 00:24)

3

Comentários

Apple estaria investindo em IA generativa na Siri para competir com o Google Assistente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2