LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gemini: Google explica problemas na criação de imagens da IA após polêmica com "diversidade"

24 de fevereiro de 2024 57

Atualização (24/02/2024) - FM

O Google recentemente precisou desativar a função de criação de imagens de pessoas no Gemini após a inteligência artificial cometer erros na representação de figuras históricas em prol da diversidade étnico-racial, e agora, a empresa divulgou mais detalhes sobre os problemas que levaram à suspensão temporária da ferramenta.

Em uma publicação em seu blog oficial na sexta-feira (24), o Google admitiu os erros da função de geração de imagens do Gemini. A companhia explicou que duas circunstâncias fizeram com que a inteligência artificial cometesse erros: os esforços para garantir a diversidade e o cuidado excessivo com cenários “sensíveis”.

(Imagem: Google)

“Nossas configurações para garantir que o Gemini representasse pessoas com diversidade não considerou os casos em que claramente não deveria haver esse tipo de variedade”, explicou o Google.

Essa é uma possível referência aos casos em que a IA criou imagens de antigas figuras politicas estadunidenses — homens brancos — retratadas como homens negros e nativos americanos, além da geração da fotografia de um soldado alemão negro na era nazista.

Usuário mostra possível caso em que a IA Gemini se recusa a gerar a "foto glamurosa de um casal de pessoas brancas" para "evitar a perpetuação de estereótipos e vieses" (Imagem: Reprodução/X)

Usuários ainda relataram que o Gemini aceitava pedidos para gerar a “fotografia glamurosa” de casais de “pessoas negras”, “chinesas”, “judias” e “sul-africanas”, mas não aceitava criar o mesmo tipo de imagem de um “casal branco”. O Google explicou que isso ocorria devido a uma cautela excessiva da IA quanto a possíveis estereótipos raciais e étnicos.

“Com o tempo, o modelo se tornou muito mais cauteloso do que pretendíamos e se recusou a responder totalmente a certos prompts, interpretando erroneamente alguns comandos inofensivos como tópicos sensíveis”, disse a empresa.

Isso não era o que pretendíamos. Não queríamos que o Gemini se recusasse a criar imagens de qualquer grupo em particular, e não queríamos que ele criasse imagens históricas — ou de qualquer outro tipo — imprecisas. Então, desligamos a geração de imagens das pessoas e trabalharemos para melhorá-la significativamente antes de ativá-la novamente. Este processo incluirá testes extensivos.

Google

O Google ressalta que está dedicando esforços para contornar os problemas do Gemini, contudo, a IA ainda está suscetível ao que os especialistas chamam de “delírios”, isto é, a difusão de informações falsas e conteúdo que não condiz com fatos. É recomendado que mecanismos de buscas sigam como a primeira opção ao realizar pesquisas na web.

“Não posso prometer que o Gemini deixe de gerar resultados embaraçosos, imprecisos ou ofensivos — mas posso prometer que continuaremos a agir sempre que identificarmos um problema”, concluiu Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google.

Texto original (22/04/2024)

Google suspende geração de imagens no Gemini por erros em representações históricas e raciais da IA

O Google suspendeu a função de geração de imagens por inteligência artificial do Gemini nesta quinta-feira (22). A decisão é anunciada após várias críticas por parte dos usuários do serviço, que perceberam erros bizarros ao criar fotografias históricas.

Casos relatados por usuários indicam que a inteligência artificial estava cometendo erros ao fazer representações raciais de figuras históricas, como os Pais Fundadores dos Estados Unidos; em alguns momentos, o serviço criou imagens de soldados alemães negros na era nazista. Os resultados geraram debates sobre possíveis “vieses” do Gemini.

(Imagem: Reprodução/The Verge)

No exemplo acima, o usuário solicitou que a IA criasse a imagem de um soldado alemão em 1943 — ano em que o país estava sob o regime nazista. Um dos quatro resultados fornecidos pelo chatbot inclui um homem negro que, na época, seria considerado um “untermensch” — termo nazista para descrever seu conceito de “povos inferiores”, isto é, não arianos.

Em publicação na conta oficial do Google no X (antes conhecido como Twitter), a empresa afirma que a habilidade do serviço em criar imagens usando inteligência artificial inclui uma “ampla gama de pessoas”, mas reconhece que o “Gemini está mostrando imprecisão em algumas representações históricas na geração de imagens”.

Usuário pede que Gemini crie imagem dos "Pais Fundadores dos Estados Unidos" (Imagem: Reprodução/X)

Em outro caso, um usuário tentou gerar a representação dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, figuras históricas tradicionalmente retratadas como homens brancos, e o Gemini representou esses líderes políticos — que incluem George Washington, Thomas Jefferson, John Adams, Benjamin Franklin e outros — como negros ou nativos americanos.

O Google começou a incluir a função generativa de imagens no Gemini (antes conhecido como Google Bard) no início do mês para rivalizar com as propostas da OpenAI. Contudo, publicações de usuários nas redes sociais questionaram uma possível tentativa de manter a diversidade racial e de gênero ao custo da precisão dos resultados gerados.

Alguns dos críticos alegam que os erros estão relacionados a um suposto “viés liberal” por parte do Google. Na publicação de reconhecimento das falhas no perfil da empresa, várias contas acusam a empresa de “racismo” por manipular as características físicas de pessoas brancas historicamente documentadas.

(Imagem: Reprodução)

Em nota relacionada, uma reportagem publicada em novembro de 2023 pelo Washington Post mostrou como a inteligência artificial pode amplificar estereótipos.

Utilizando o Stable Diffusion, outra ferramenta de geração de imagens por inteligência popular no mercado, o jornal mostrou que a esmagadora maioria de imagens de “pessoas produtivas” retratam um homem branco em um escritório, enquanto imagens de “pessoas atraentes” geradas pela IA exibem uma mulher jovem de pele clara.

A expectativa é que, além do Google, outros serviços de inteligência artificial sejam aprimorados com maior precisão de resultados quando o assunto é representação histórica. Muito além de imagens, nos primeiros dias da tecnologia, era consideravelmente mais comum que houvesse casos de desinformação, uso de opiniões políticas e outras questões.

Com isso, as empresas desenvolvedoras por trás dos serviços mais populares trabalham para evitar o uso indevido das tecnologias em cenários específicos. A OpenAI, por exemplo, busca combater o uso do ChatGPT para fins políticos nas eleições nos Estados Unidos que ocorrerão em 2024.


57

Comentários

Gemini: Google explica problemas na criação de imagens da IA após polêmica com "diversidade"
  • Gente parem de responder esse troll..
    Racismo reverso não existe.

    • Qual a semelhança entre um cego, surdo, mudo e um João sem braço? nenhuma, todos são deficientes; o mesmo se aplica aqui nos comentários são todos cegos, surdos, mudos, estúpidos, babacas, grotesco, mesquinho, bestiais, escrotos e vulgares; e sempre tem um João sem braço, querendo ser o bobo da corte e ninguém liga, porra e poha nenhuma.

      • Se pensar em gente esquisita, a IA vai seguir o pensamento limitado, enquanto qualquer um com bom senso, vai imaginar uns padroes bem conhecidos.

        • A IA usando uma pequena "brechas" e gerando erros grotescos de representação. Imagina se criarmos dependências da IA em áreas como justiça e pequenos erros dela virarem julgamentos abusivos, parece até ficção.

            • Doidera meu! '-'

                • Não existem raças dinviduais humanas, somente a RAÇA HUMANA. Como todos os tipos de animais somos um único tipo de raça. Podemos ter etnias assim como subgrupos de toda classe ANIMAL.

                    • Provocado a explicar sua metodologia, o próprio Gemini expôs que foi programado para incluir negros, asiatícos, mulher e não binários a qualquer custo.

                      • quer fazer tudo correndo!

                          • Já existem algumas notícias dizendo que o chefe do Gemini o tal de Jack Krawczyk é um declarado racista contra brancos, com vários posts no X afirmando isso.

                              • Não! Você nunca pode colocar um homem ou gente branca em uma situação de privilégio! Nunca Diego!
                                Os wokes, que ainda vivem antes da era abolicionista, criam o espantalho do racismo reverso, ou seja, caluniam brancos como racistas, invalidam qualquer argumento que seja se tal minoria se achar foda e até mesmo atentar contra a integridade de outro ser humano, e se guiam por esses influencers e o contágio dos EUA infelizmente, e isso sempre vai fazer espumar mais do que um canil, e aqui é exemplo disso. Eles definiram que é completamente normal e aceitável um homem negro humilhar um branco, só não querem ser rotulados por algo tão terrível, mas que o próprio dicionário não deixar mentir!
                                Igual a existirem loucos com mais melanina, existem outros com quase nenhuma, com uma rivalidade e discória de merda com os seus semelhantes e pedindo desculpas sem nem contestar ou amor próprio, eu não duvido nada disso e sabe, lamento.
                                Mas espero um futuro melhor.

                                  • Não existe racismo contra brancos, mas pode existir o ódio. Neste caso ele pode declarar aversão contra brancos.

                                      • Pode? Se uma pessoa é excluída pela cor, se isso de fato acontecer, como se chamaria isso se não um ato de racismo? Mas o marciel acredita: " Eu não vejo, ouvi boatos, logo, não existe. "
                                        E pra falar a verdade, tanto faz. Afinal, traçar essa vilania com gente branca e como se outras etnias ou povos além dos negros não pudessem se comportar assim, embora mais hipotético, creio que a pessoa se prova tudo, exceto intelectual e virtuosa como tenta sinalizar.

                                        • Racismo reverso não existe, mas você afirmar isso explica muita coisa

                                            • Verdadeiros abusurdos eu esqueci de falar, escritos no X, antigo twitter.

                                                • Starbaby, eu acho que você não entende nada sobre racismo, sobre reverso ou qualquer laia que tenta empurrar.
                                                  Mas diferente de você que só deu uma lacrada e fez uma projeção, sem explicar muita coisa, eu explico. Não dá para usar uma ladaínha de forma descolada só porque você ouviu a luanta piovani e sem compreender o significado:

                                                  Pelo dicionário, o ato de racismo se aplica a qualquer raça, não exclusivamente a raça negra. Um branco ser ofendido, é mais um cenário hipotético? Sim e não. Sim, porque dificilmente isso se aplicaria ao mundo real. Talvez na ásia em uma aldeia, por ser uma pessoa diferente, mais voltado para a xenofobia. Só que é difícil não associar isso também a uma discriminação racial por parte dos agressores.
                                                  Nem na lei, afirma que só afrodescendentes podem se proteger de difamações. Não sendo um, o Juiz, pagando o pedágio identitário, fará o seu lobby e usará a narrativa histórica que não conversa em nada com os dias atuais, arquivando o processo. Fazer o quê?
                                                  E sim, por todo o identitarismo, wokeísmo, e geopolítica que está de fato principalmente no entreterimento, contra qualquer um que foge do padrão de minorias. São verdadeiros absurdos escritos gratuitamente, injustamente e irracionalmente contra essas pessoas... e tem ficado por isso mesmo. Mas eu acredito que um dia vá mudar.

                                                  Quando você usa o ad hominem do racismo reverso, eu só consigo imaginar que você se sente inferior pelo espantalho que criou, e eu não dou a mínima para falar a verdade. Porque, o que se pode fazer com o que já é história? Ter alguma coerência e não fazer seletividade? Parar de mentir para si mesmo, e aceitar que coisas ruins acontecem com qualquer pessoa?

                                                    • Concordo que o termo racismo reverso não existe justamente porque racismo é racismo independente de qual raça está atacando e qual raça está sendo atacada.

                                                        • Parceiro,
                                                          você não concorda com nada não. Você está tendo sutilmente a sua invidualidade furtada e vilipendiada para se adequar a padrões sociais nefastos e desprovidos de inteligência, mas vamos analisar: O que é racismo reverso além de um espantalho criado pela narrativa besta dessa galera? Porque justamente, uma pessoa branca ainda que seja uma situação mais hipotética quando comparado a um afroamericano por exemplo, sofrer qualquer forma de opressão, violaria esse direito que a pessoa tem, ou pior, porque isso é unicamente, associado a um negro? Um J
                                                          judeu, inuíte, árabe ou asiático, são pessoas que não são negras, e se qualquer um deles, não ofendesse uma pessoa branca pelo tom de pele, como isso poderia se chamar, senão racismo?
                                                          Eu sei o que você quis dizer, ok. Mas esse termo é uma falácia deles, e nossa sociedade, estupidamente polarizada. Esse talvez foi o erro do Diego.
                                                          Então, seja como for, se a pessoa preto ou não é supostamente contra o racismo, não haveria coerência na existência de uma seletividade, ou de minimizar e rir de pessoas brancas que afirmam que alguém está sendo mau carácter com eles. O ódio das pessoas em si, não se manifesta apenas da forma de julgar e apontar, porque basta ver principalmente no X, agora twitter, como se transformou na maior ferramenta de difamação gratuita.

                                                          • Definição de racismo: preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico.

                                                            Concordo que o termo racismo reverso não existe justamente porque racismo é racismo independente de qual raça está atacando e qual raça está sendo atacada.

                                                            Então sim, brancos também pode ser vítimas de ataques racistas assim como negros, índios, etc.

                                                            Racismo é uma imbecilidade não importa de qual lado venha.

                                                              • Racismo é racismo. Essa palhaçada de racismo reverso é umas criação desses woke infames.

                                                                • Não existe racismo contra brancos.

                                                                    • De acordo com uma laia identitária, estão fazendo de tudo para existir. Basta olhar o apagamento branco em várias mídias ou ser apenas um desonesto intelectual. Não existe é coerência, na sua seletividade, que é muito autoexplicativa.

                                                                        • Existe sim. Saia de sua bolha woke e venha para o mundo real.

                                                                            • Venha para o mundo real você kkkkkkkkk
                                                                              já viu alguém tomar enquadro só pq é branco? Alguém atravessar a rua só pq tem um branco vindo na sua direção? Um segurança vai seguir o cara numa loja só pq ele é branco?
                                                                              Então...

                                                                                • Já deu gargalhada no espelho? Se o seu mundo é um pronome elu delu inútil, uma autodepreciação por contágio, multilação genital infantil já que é tudo pauta de woke, eu o outro amigo, nunca estivemos tão satisfeitos e tão lúcidos por não querer imitar. Não só o seu espelho serve para rir, como denuncia o seu fracasso intelectual nessa narrativa de que existe culpa ou reparação para estranhos. De que num mundo miscigenado, a pobreza é principalmente afrodescendente, geralmente com dados e fontes tendenciosas igual ao feminicídio. Mas que culpa alguém tem, se você se enxerga como inferior por uma pessoa ser branca, ou por ser da cor errada, quem sabe?
                                                                                  Mas você já viu algum branco ser vítima de um negro criminoso? Já viu um homem ser vítima de estupro? Já viu uma mulher cometer um homicídio, tentar tirar vantagem agindo de má fé com um homem? Uma aluna trans invade uma escola e mata, será que a globo irá noticiar ou a sua identidade é um habeas corpus? Para quem é semelhante a você, nada disso existe, nem você é representante de bosta nenhuma, porque a ideologia não engrandece o homem, cega e emburrece e pede desculpas por um delírio. Nada mais.

                                                                                    • Você não tem visto a quantidade de pretos atacando pessoas de outras raças? Tá na hora de estourar essa bolha aí hein.

                                                                                      • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
                                                                                        Racismo contra brancos. Esse povo inventa cada uma.

                                                                                          • Enrabaram tanto que até deu vontade de rir.

                                                                                                  • Ele fala isso com tanta segurança e prioridade que se eu não tivesse desmascarado, talvez a idelogicação histórica alienasse mesmo uns e outros. Ou não, porque o woke é bizarro e burro e projeta aquilo de que precisa nos outros!
                                                                                                    Foi o seu reto piscando durante o ato íntimo, resultou nessa risadinha feito uma vaca?
                                                                                                    kk

                                                                                                      • Como que não?? Vc acha mesmo que, em toda a história, só os africanos foram escravizados ? Nunca pesquisou sobre isso mesmo? Ou fala isso só para seguir a onda woke?

                                                                                                      • Aquilo que a irmã da Mariele falou da torcida do São Paulo é o que então? Ofendeu os torcedores por serem, na maioria, brancos. E ela é preta. Não foi racismo?

                                                                                                          • Ser considerado racismo no sentido que você está apontando não é tão simples assim, deve possuir contexto histórico de uma raça ser dominante no sentido de poder sobre outra e até hoje ter continuidade através de ações. Para ser possível racismo neste sentido contra brancos, seria necessário que outra etnia tivesse subjugado historicamente e isso estivesse acontecendo novamente hoje em dia.

                                                                                                              • A Alemanha no século 20 literalmente dominou e explorou várias nações durante o regime nazista em condições sub-humanas. E eram pessoas brancas, marginalizadas por outros brancos. Você acha que o ódio antissemita não se aplica a racismo?
                                                                                                                Para o imbecilizado, só o contexto escolar que conta e que importa? E quem falou que um ato de racismo contra brancos partiria de um preto? É melhor aprender logo a diferença de hipoteticamente para realmente.
                                                                                                                Só que o vinicius_jr não errou. Muitas pessoas poderosas, não estão agindo de forma justa sobre essa questão e falando friamente, estão superestimando demais uns e outros só por serem pretos e mulheres. O resultado é o clássico: Quem lacra, não lucra!

                                                                                                                  • O racismo que uma pessoa sofre é uma via de mão dupla, e não seletiva. Não existe se apropriar ou se justificar de um determinado conceito, já que " lugar de fala " é uma burrice tão grande, como você tenta deturpar ideologicamente e falha nisso. Você se propõe a resgatar uma pauta histórica que está completamente alheia das pessoas vivas nos dias de hoje e só conta o tipo de narrativa abraçada por grupos como a esquerda. Falando delas, essas sim, ambas, estão esquecidas, como outras minorias pelo mundo. Uns, na miséria e como maioria periférica, e outros, tendo a sua história apagada cinicamente, sendo estereotipados de branquelos azedos, taxados de racistas por qualquer delírio woke, etc. Essa narrativa colonialista totalmente identitária para os pretos só, é usada de forma tão desonesta e mau carácter, que é como se responsabilizasse e inviabilizasse pessoas brancas de exigirem ou terem os seus direitos exercidos por lei, como uma disputa judicial, colocando na mesa um preto e um branco em lados opostos. Já consigo visualizar o Juíz cumprindo a cartilha, pagando o pedágio, chame como quiser!

                                                                                                                      • Não dá pra conversar com uns caras desses, porque não é que sejam exatamente estúpidos, é porque ele põe uma bandeira e acha que tá militando. Como explicar que escravidão sempre houve entre humanos, índios, brancos, negros, mas usando o critério de raça (que é uma invenção europeia do século XVIII /XIX), só aconteceu com negros.

                                                                                                                          • DelcinoS
                                                                                                                            Quando se é minoria, como eu sou também, mas alguém que busca muito por conhecimento nos dois lados, esquerda e direita, sendo que sigo a filosofia da direita, então sou a melhor pessoa para falar a respeito, eu percebo o quão vil, medíocre, doente, nocivo e cínico todo esse identitarismo e os seus simpatizantes são. Mas vivem fracassando pela própria bizarrice. Independente de em quem você vota, não irei te associar de nazista por isso. São uma gente perversa, não falam e não conhecem nada da própria cultura, ou uma galera branca playboy de alto padrão querendo pagar de gente do povo preta que mora em preriferias, mas vivem longe de lá!
                                                                                                                            Fica a dica para canais se desejar e se identificar, como o Wagner do tragicômico, contra as armadilhas desses identitários. E sempre de cabeça erguida, se pratica o bem.

                                                                                                                          • Cara, para de ser burro, pfvr. Quando os brancos forem escravizados, sofrerem apartheid, e excluídos por séculos da sociedade, só pela cor, a gente conversa. Enquanto isso, observe qual a cor daqueles que estão no topo, e a cor daqueles que estão no limbo.

                                                                                                                              • Observo que você que sofre de miopia. E que pessoas no topo como Vini Jr, Will Smith, Pelé, Whitney Houston, Tina Turner e Michel B. Jordam, todos negros, se esforçaram e tinham potencial, sem ficar mendigando peninha de ninguém, tudo o que você não é, Skwin! Numa época com mais dificuldade para quem era preto, especialmente norte-americano. Literalmente ao chamar o Vinicius de burro, você o acusa daquilo que você e faz!
                                                                                                                                Esses revolucionários fracassados arrogantes de clásse média ou playboys brancos se auto-humilhando, tentando se apropriar da causa de um povo que nem conhecem, e nem nada, criando discórdia irracional e seletividade kkkkk ao menos prestam para eu gargalhar!

                                                                                                                                  • Seu animal, já teve povos brancos que foram escravizados. Ou vc acha que em toda a história, apenas os africanos passaram por isso? Deixe de ser burro!!!

                                                                                                                                      • A maioria deles tiveram respostas muito bem dadas! O cara negro é australiano, leva vida tranquila, ganha bem, e quer falar que quer os mesmos privilégios que o povo de uganda, que vive na miséria, sem nem saneamento básico, enquanto ele vive há milhares de quilômetros em Sidney, longe de tudo aquilo, aaaa, vão tomar no cu esse pessoal!
                                                                                                                                        Eles sabem como tirar proveito, alienar, mas não vou ser o gado que vai dar leite, como se fosse doutrinado a ser assim. É importante lembrar da Alemanha nazista, do imperialismo Japonês e do Mongol, a maioria das vítimas, brancos e asiáticos, e não negros. E isso importa no contexto de essas pessoas foram vítimas de uma brutalidade. Nesse caso, os negros não foram maioria e essas pessoas viveram horrores indescritíveis, só que ninguém quer contar esse lado da história, e desde a guerra israel x hamas, minar o holocausto. Vale lembrar também que se existem pessoas levando uma vida difícil, você encontra referências de pessoas que alcançaram sucesso a nível mundial, em qualquer um, e com os negros, não é diferente, mas o babaca prefere ignorar e ignorar também a existência de brancos periféricos ou em situação de rua, lamentável.
                                                                                                                                        Minha dica, mas você é claro decide por si: Não se misture com essa merda. A maioria deles se merecem, e merecem continuar na burrice e na ignorância e sendo roubados por corruptos eleitos por essa massa. Só eles podem se consertar, se não forem ignorantes. Mas eu vou finalizar aqui, e em diante, assistir a história rolar. Eu acredito em justiça, acredito em lei do retorno, tanto para quem faz o bem, quanto para quem faz o mal. Paz.

                                                                                                                                          • Teve sim amado. Inclusive eram considerados seres inferiorores e vendidos como mercadoria. Tem até cota pra gente branca, pois são tão marginalizados na sociedade.

                                                                                                                                              • Sim, a Alemanha Nazista, durante o Império do Japão.
                                                                                                                                                Imbecil.

                                                                                                                                                  • Porque ninguém fala em reparação contra as vítimas da bomba atômica, dos estupros em massa na era do império mongol, da minoria chinesa mulçumana que é perseguida pelo partido, nada disso importa para a sua laia, só o que contam nas universidades que é só um dos muitos lados da história? É um complexo de peter pan de que negros, foram bonzinhos entre eles durante a escravidão e de que hoje, não existe discordância entre eles sobre essa questão. Um negro de direita para a esquerda meuuuu deus! E de na maioria, brancos se autoafirmarem como seres inferiores.

                                                                                                                                                      • Sua tentativa de ironizar só mostra o quanto é ignorante nesse assunto. se tivesse pesquisado antes de escrever besteira, não estaria precisando desconversar.

                                                                                                                                                          • O apagamento branco em figuras histórias ou na cultura viking hoje, em prol de uma narrativa cínica de diversidade, nunca foi tão real. Mas quem é woke delira, que pessoas que cresceram brincando com primos ou vizinhos pretos, que desde pequenos se deslumbraram com heróis pretos e originais como Super Choque pelos seus princípios sem nem pensar em cor de pele, diferente do lixo reciclado filme em vida real que só botam uma skin de preto, fazem empoderamento barato geralmente femimimi anti homem branco, enfim, caluniam isso de racismo, tudo por conta de uma contágio, importado dos EUA.
                                                                                                                                                            Esse mesmo apagamento do que é branco, é uma forma de racismo e vilipendiação. Se Thomas Edison era um homem branco, nada vai mudar isso. Hoje há mais diversidade nos comerciais por exemplo como nunca, já matando qualquer ladaínha de privilégio social. Uma discussão importante sobre colocar pessoas que são minorias em posições de destaque ou em áreas que nunca as tivemos ou pouco, como um homem negro como magnata e famoso para algo além dos esportes, não pode se transformar num suco vingativo que não há honra e nem coerência, porque não existe justiça em atacar gente inocente, igual o Skwim que é muito deturpado ideologicamente por esquerdismo e cultura woke, faz. Mas ele pelo seu nível, não representa absolutamente nada.

                                                                                                                                                              • Sim

                                                                                                                                                • É um dos problemas do capitalismo de querer agradar e incluir todo mundo ao mesmo tempo.

                                                                                                                                                    • Discorde, mas não existem lugares onde o socialismo deu certo. Na própria China, Cuba, você pensa que existe, ou que os direitos trabalhistas do Brasil se aplicam lá da mesma forma? É claro que não.
                                                                                                                                                      Criou-se o espantalho, vá atrás de saber dos malefícios do comunismo e da índole de seus idealizadores.

                                                                                                                                                        • Muito contraditório.

                                                                                                                                                            • Tu deve tá de sacanagem. Não tem como ser tão ignorante para escrever umas asneira dessas.

                                                                                                                                                                • Isso nada tem haver com capitalismo meu caro, não é uma bandeira econômica mas sim ideológica. Isso daí se chama progressismo, contrário de conservadorismo, que diga-se progressista é a bandeira do pessoal que está tanto no governo de lá como aqui no Brasil.

                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista