LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como limpar eletrônicos e eletrodomésticos afetados por enchentes

15 de maio de 2024 2

Enchentes e inundações podem causar danos significativos a eletrodomésticos, mas em muitos casos, é possível salvar esses equipamentos tomando os cuidados adequados.

Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir os passos necessários para tentar salvar seus eletrônicos e diminuir o prejuízo em aparelhos.

Como limpar eletrônicos afetados por enchentes e inundações

Após uma enchente ou inundação, além do sofrimento, cria-se uma expectativa de retornar ao seu espaço e avaliar os estragos. Mas, ao contrário do que se pode imaginar, nem tudo está perdido.

Imagem: reprodução/Jordão Santos

No caso dos eletrônicos e eletrodomésticos, vários fatores podem influenciar na possibilidade de o aparelho voltar a funcionar ou não – desde ter ficado ligado na tomada até o tempo que passou submerso. De qualquer forma, não jogue nada fora antes de passar pelas seções a seguir:

Avalie a situação e priorize a segurança

Antes de começar o processo de limpeza em si, é preciso avaliar a situação e priorizar a sua segurança.

  • Se houver sinais de danos estruturais em sua casa, com rachaduras nas paredes ou teto, contate profissionais antes de prosseguir com outras ações.

Garantido que você poderá permanecer em casa ou pelo menos remover os itens em segurança, prossiga:

  • Desligue a energia para evitar choques elétricos;
  • Se ainda tiver algum aparelho ligado as tomadas, retire.

Esses dois passos são cruciais para evitar choques e para evitar curtos-circuitos irreparáveis. Mesmo que a energia já tenha sido desligada, é importante garantir que os aparelhos estão desconectados da fonte de energia. Não ligue nenhum aparelho na tomada! A maioria dos eletrônicos não estraga apenas com água, mas sim com água e energia.

Risco de contaminação

Ao lidar com os estragos causados pela enchente, realizando a limpeza, é preciso ficar atento para evitar contaminação.

  • Se possível, utilize luvas resistentes, óculos de proteção, botas impermeáveis e capas de proteção. Esses equipamentos podem ajudar a diminuir o contato com água contaminada, protegendo sua saúde.

Realizando a limpeza

Avaliada a situação e garantida a segurança, chegou a hora de fazer a limpeza dos itens.

  • Abra os produtos com cuidado, guarde os parafusos em sacos plásticos e amarre os sacos aos produtos. No caso de eletrônicos com muitas partes, se necessário, faça subgrupos de parafusos.

Se não puder amarrar, etiquete os sacos para manter a organização. Com muitos eletrônicos em limpeza pode ser fácil se confundir.

Se possível, filme o processo de abertura dos equipamentos, isso pode te ajudar na hora da remontagem. Nos casos de televisores ou eletrônicos um pouco mais complexos, pode ser necessário recorrer a uma assistência técnica ou realizar o processo de abertura acompanhando um vídeo de passo a passo.

Fornos, torradeiras, jarras elétricas e secadores de cabelo podem ser mais fáceis de abrir e limpar, então você pode começar por eles.

  • Com tudo aberto, chegou a hora de tirar o excesso de barro e impurezas. Utilize água corrente e não use o lava-jato em peças ou placas. Lave até tirar todo o barro.

O lava-jato (ou lavadora de pressão) só é recomendado para peças de metais e para partes feitas inteiramente de plástico.

Para peças mais sensíveis, como placas, utilize escovas de dente macias ou pincel.

  • Após remover o barro por completo, limpe as peças eletrônicas com álcool isopropílico.

Além de ser o mais indicado para tratar os circuitos, esse álcool também pode ajudar no processo da secagem, acelerando o processo.

  • Com tudo limpo, deixe as peças secando ao sol o máximo que puder, nem que seja por três ou quatro dias.

Remontando o item e cuidados

Após deixar as peças secando ao sol, chegou a hora da remontagem dos itens.

  • Remonte os eletrônicos com atenção. Utilize os vídeos da desmontagem para usar como referência durante o processo;
  • Após montados, deixe o item secando por mais uma semana.

Nós sabemos que a vontade e a necessidade de ligar o item é grande, até para ver se o processo funcionou e você não terá aquele prejuízo. Mas é necessário paciência! Se você limpou o item da forma correta, instruída acima, tirou bem o barro e deixou secar, as chances estão ao seu lado.

De qualquer forma, não podemos dar falsas esperanças. Mesmo que o eletrônico tenha voltado a funcionar, caso tenha acontecido a corrosão das peças internas pela água, pode ser que o item pare de funcionar no decorrer dos próximos meses. Nestes casos, será necessário levar o produto a assistência para troca das partes necessárias.

Mas atenção! Antes de voltar a ligar os eletrônicos, dedique uma atenção a rede elétrica da sua casa. Tomadas podem estar em curto-circuito, inviabilizando o teste dos aparelhos e aumentando as chances de um choque elétrico.


2

Comentários

TC Ensina: como limpar eletrônicos e eletrodomésticos afetados por enchentes
  • na realidade muitos eletrodomésticos não foram feitos para desmontar facilmente. Eu tenho um ventilador/umidificador que no uso normal acumulou muita poeira dentro e gastei muitas horas para desmontar e limpar, imagine se tivesse ficado submerso em lama. Fogões têm mantas de fibra de vidro que provavelmente ficarão imprestáveis, liquidificadores têm motores que precisam ser abertos. Eletrônicos em geral têm baterias e metais que enferrujarão. Imagine secador de cabelo, air frier, espremedor, geladeira, fogão, TV, notebook, PC, etc. que tem na sua casa. Se você somar o tempo que gastará para desmontar, limpar e remontar, a habilidade necessária para isso e ainda com chance de não funcionar, talvez seja mais vantagem o prejuízo de se desfazer desses equipamentos. Peças avulsas de eletrodomésticos são muito caras, consulte o preço de um copo de liquidificador ou motor avulso de máquina de lavar, não vale a pena, mais a mão de obra. No caso da tragédia do RS eu acho que só um incentivo do governo e
    fabricantes seria viável, entregar o equipamento avariado para
    reciclagem e receber um desconto bem subsidiado na compra de um modelo novo.

      • Interessante

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista