
Tech 12 Set
26 de setembro de 2024 29
Você possui ou já teve algum smartphone Android que, por algum motivo, esquentava mais do que devia durante o processo de carregamento? Por mais que seja algo relativamente comum em alguns casos, o superaquecimento também pode sinalizar algum problema no celular.
Afinal, quais são os motivos que levam o seu telefone a esquentar tanto durante o processo? O Detetive TudoCelular apurou as causas e explica em detalhes a você nesta coluna.
Seja de maneira instintiva ou consciente, em algum momento da sua vida, você já pode ter esfregado as mãos com o objetivo de esquentá-las, quando estava em alguma localidade com temperaturas baixas.
Mesmo ao se tratar de uma situação bastante distinta, esse exemplo do nosso cotidiano também funciona de forma similar – porém em proporções muito menores – dentro do nosso smartphone.
O aquecimento presente no aparelho é causado por uma espécie de fricção dos elétrons quando atingem os átomos na parte interna dos transistores e dos fios no dispositivo. Essa energia gerada por meio dos próprios componentes acaba transformada em calor.
Na prática, não é o carregador em si que aumenta a carga da bateria do seu telefone. Ele apenas serve como uma fonte de alimentação ao circuito de recarga – composto principalmente por chip e transistores –, este, sim, responsável por ampliar a bateria.
Estima-se que uma quantidade superior a 90% da energia do carregador fica armazenada na bateria. A quantidade que excede esse número se torna calor e acaba dissipada pelo aparelho, o que gera o aquecimento.
Independentemente do motivo que o calor esteja presente em excesso no seu telefone, esse superaquecimento já resulta na chance de uma série de problemas nos componentes do dispositivo.
Isso porque o material que forma as baterias na atualidade não suporta altas temperaturas. Quando são expostas a esse cenário, tendem a se degradar com mais facilidade e em um tempo menor do que a própria vida útil padrão dela.
Sem falar no risco aos demais componentes e, é claro, o próprio desconforto do usuário na hora de segurar nas mãos um celular muito quente. Algumas causas também sinalizam para problemas maiores. E vamos mencioná-las no próximo tópico mais abaixo.
Uma das causas mais comuns consiste no estado da bateria do seu smartphone. Isso porque a resistência interna do componente é ampliada conforme o passar do tempo, ou caso haja algum defeito na peça.
Na prática, isso pode resultar no acúmulo de mais calor, quando comparamos com o momento quando o aparelho é comprado e ainda está novo.
Uma das maiores preocupações do usuário quando deixa cair acidentalmente o aparelho é a danificação de algum componente interno, não somente a bateria – como já mencionamos acima.
E esses danos físicos de hardware na parte interna também podem ser responsáveis pelo acúmulo excessivo de calor durante o processo de carregamento.
Não é somente o hardware que gera excesso de calor na recarga. Algum problema de software também tem chance de resultar no aquecimento acima do devido, apesar de as chances aqui serem menores.
Em outras palavras, estar com o sistema do seu dispositivo desatualizado ou instalar updates de fontes não oficiais incluem os principais riscos de superaquecimento relacionado a software.
O uso de acessórios também é capaz de trazer como consequência o calor em excesso no smartphone. Um dos exemplos está na mudança para um carregador mais potente. Apesar de o aparelho travar a carga no seu máximo permitido, quando ele fica acostumado com um adaptador mais fraco, a troca para um mais potente pode deixá-lo mais quente que o costume.
Outra possibilidade está na utilização de um cabo de baixa qualidade, ou que esteja com o conector danificado. Assim, o calor enviado pela resistência pode acabar “vazando” para o celular.
E se você possuir uma capa protetora mais grossa no seu modelo, há chance para acontecer o mesmo problema. Apesar de os cases serem feitos em sua maioria de materiais com boa retenção de calor, peças com espessura maior podem ter dificuldade de realizar a tarefa em dias com elevadas temperaturas.
Tarefas moderadas ou mais complexas já podem esquentar o seu celular de maneira natural, pelo trabalho feito pelos componentes para a realização das ações. Quando o portátil estiver carregando, isso pode piorar.
Portanto, a recomendação é que, enquanto estiver com o smartphone na tomada, evite manter a tela ligada e não deixe aplicativos abertos em segundo plano.
Caso o seu aparelho tenha ido para a assistência técnica recentemente e, depois de tê-lo de volta, ele passou a aquecer indevidamente durante o carregamento, isso pode ter influência, em especial se a manutenção tiver sido feita em locais não autorizados pela fabricante.
Locais de reparo com pouca confiança podem utilizar componentes falsificados como substitutos, ou ainda não ter feito as ligações das peças de maneira correta, o que resulta no excesso de calor.
Nem todo calor que você sente no corpo do dispositivo quando ele está carregando é anormal. A tarefa em si – principalmente quando o carregador tem grande potência – pode deixar o celular quente.
Além disso, no caso dos telefones com Android, há proteções de fábrica contra superaquecimento, com um sensor de temperatura em um dos terminais presentes na bateria. O componente gerencia o andamento e interrompe o processo ou reduz a potência, caso seja necessário.
E quando o aquecimento é motivo de preocupação? Geralmente, os principais sinais para procurar uma manutenção consistem quando o smartphone estiver tão quente a ponto de impedir qualquer toque nele, ou ainda se você perceber que ele esquentou mais do que o de costume até então.
Você conhece algum outro motivo que cause superaquecimento no celular durante o carregamento? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários