LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aneel vai intimar Enel após novo apagão em SP e pode cassar concessão

13 de outubro de 2024 16

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu nota onde informa que vai intimar a Enel para apresentar justificativas para o novo apagão em São Paulo.

Além disso, a agência reguladora disse que vai exigir a "adequação" do serviço, sendo que tudo será analisado pela sua diretoria colegiada.

Caso a empresa não apresente uma "solução satisfatória e imediata", a Aneel vai instaurar um processo de caducidade da concessão junto ao Ministério de Minas e Energia.

Imagem/reprodução: apagão em São Paulo capital.

A Aneel também informou que está fazendo a fiscalização presencialmente em São Paulo, verificando as ocorrências e ainda garantiu que "medidas firmes serão adotadas pela agência nesse processo".

Ao todo, 2,6 milhões de consumidores ficaram sem energia após o temporal ocorrido entre a noite da sexta-feira (11) e o início do sábado (12). A Aneel diz que 2,1 milhões de clientes estão na área de concessão da Enel-SP, sendo que há diversos relatos de clientes ainda sem luz.

Já o Ministério de Minas e Energia subiu o tom contra a Enel e a própria Aneel.

Mostrando novamente falta de compromisso com a população, a agência reguladora não deu qualquer andamento ao processo que poderia levar à caducidade da distribuidora, requerido há um ano pelo Ministério, o que deve ensejar a apuração da atuação da Aneel junto aos órgãos de controle.

Enel responde

Em coletiva realizada no sábado, a Enel disse que acionou um plano de emergência e tem 800 equipes nas ruas, com 2,5 mil técnicos sendo mobilizados.

Além disso, a empresa afirma que forneceu 500 geradores para pontos críticos, enquanto há dois helicópteros percorrendo as linhas de alta tensão para localizar problemas em áreas de difícil acesso.

Contudo, a empresa diz que não há prazo para restabelecimento total da energia.

Veja mais


16

Comentários

Aneel vai intimar Enel após novo apagão em SP e pode cassar concessão
  • Só Bolsonaro para dar um jeito nesse nosso Brasil.

      • A empresa deve passar por uma reestatização

        • Governo de São Paulo privatizou (vendeu) a empresa de energia elétrica do paulistano para estrangeiros, que a essa hora devem estar mega preocupados em suas lanchas em Ibiza. E ainda esses imbecis falam em privatizar os correios, privatizar a Petrobrás.... serviços essenciais deveriam ser proibidos vender principalmente a estrangeiros. Obviamente sabemos que não venderam de graça, com certeza levaram milhões pra conta pessoas em bancos no exterior. Vendem os serviços essenciais e quem paga a conta desse péssimo serviço é o povo. Entendam de uma vez por todas, serviço essenciais que é estatal pode ser ruim, mas privatizado além de ficar mais caro, a qualidade do serviço cai drasticamente. Só desenhados pra gado entender. Agora o povo de São Paulo que elegeu esse governo que vendeu sua energia elétrica, está tendo a energia que esses governo quer oferecer a ele. Uma energia mais cara e dias e dias de apagão.

            • Quanta besteira num só texto, na maioria dos países desenvolvidos a distribuição de energia nas cidades é privada a diferença é que a concorrência lá é livre podendo o cidadão contratar o fornecimento por diferentes empresas assim como fazemos com serviços de internet, enquanto aqui as leis obrigam um monopólio, algo que se não voltarem atrás deve mudar em 2028 com a entrada do livre mercado decenergia

              • O governo italiano manda mais na energia de são Paulo que o Brasil. É isso, vendeu tá vendido e quem não gostar é só comprar as velas.

                  • Vai lá, toma a empresa novamente e encha de amigos do rei, para dar horror de prejuízos e ainda deixar o povo sem energia, mas dessa vez não por conta de tempestade e sim no meio do verão por sobrecarga.
                    Acaba também com a segurança jurídica que no Brasil já é uma piada. Assim quando forem fazer privatização, ninguém será louco de participar.
                    Brasil é só ladeira abaixo!

                      • Essa Enel e a pior empresa de energia, totalmente ineficiente em tudo..

                          • Privatiza que melhora! Ah não, espera...

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Especiais

                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                            Software

                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2