
Tech 16 Jul
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu nota onde informa que vai intimar a Enel para apresentar justificativas para o novo apagão em São Paulo.
Além disso, a agência reguladora disse que vai exigir a "adequação" do serviço, sendo que tudo será analisado pela sua diretoria colegiada.
Caso a empresa não apresente uma "solução satisfatória e imediata", a Aneel vai instaurar um processo de caducidade da concessão junto ao Ministério de Minas e Energia.
A Aneel também informou que está fazendo a fiscalização presencialmente em São Paulo, verificando as ocorrências e ainda garantiu que "medidas firmes serão adotadas pela agência nesse processo".
Ao todo, 2,6 milhões de consumidores ficaram sem energia após o temporal ocorrido entre a noite da sexta-feira (11) e o início do sábado (12). A Aneel diz que 2,1 milhões de clientes estão na área de concessão da Enel-SP, sendo que há diversos relatos de clientes ainda sem luz.
Já o Ministério de Minas e Energia subiu o tom contra a Enel e a própria Aneel.
Mostrando novamente falta de compromisso com a população, a agência reguladora não deu qualquer andamento ao processo que poderia levar à caducidade da distribuidora, requerido há um ano pelo Ministério, o que deve ensejar a apuração da atuação da Aneel junto aos órgãos de controle.
Em coletiva realizada no sábado, a Enel disse que acionou um plano de emergência e tem 800 equipes nas ruas, com 2,5 mil técnicos sendo mobilizados.
Além disso, a empresa afirma que forneceu 500 geradores para pontos críticos, enquanto há dois helicópteros percorrendo as linhas de alta tensão para localizar problemas em áreas de difícil acesso.
Contudo, a empresa diz que não há prazo para restabelecimento total da energia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários