
Economia e mercado 13 Fev
Atualização (13/02/25) - JB
Após um rumor revelar que a Apple estava trabalhando com o grupo chinês Alibaba para usar seus recursos de Inteligência Artificial no iPhone, Joe Tsai, presidente da empresa, veio a público confirmar a informação.
Em pronunciamento publicado nesta quinta-feira, Tsai disse que a Apple deve usar as ferramentas de Inteligência Artificial do Alibaba para abastecer a sua Apple Intelligence na China.
Eles conversaram com várias empresas na China. No final, eles escolheram fazer negócios conosco. Eles querem usar nossa IA para alimentar seus telefones. Sentimo-nos extremamente honrados em fazer negócios com uma grande empresa como a Apple.
Tsai não quis entrar em mais detalhes e não revelou quando a Apple Intelligence será ativada em território chinês, mas a falta desse tipo de recurso tem derrubado as vendas do iPhone.
Fontes que possuem acesso aos bastidores da negociação indicam que a Apple e o Alibaba já submeteram alguns recursos para a aprovação do governo chinês.
Para que uma IA possa funcionar na China, ela precisa de autorização do governo central e essa etapa pode acabar demorando e atrapalhando a Apple.
É preciso lembrar que a Apple chegou a negociar com o Baidu, mas diversos problemas na etapa de desenvolvimento acabaram encerrando a parceria de forma prematura.
Texto original (11/02/25)
Assim como diversas empresas com foco em tecnologia, a Apple tem apostado muitas fichas em sua própria inteligência artificial, que por sua vez tem sido implementada aos poucos e com algumas dificuldades. Porém, mesmo com os desafios, a empresa pretende levar sua tecnologia para mais lugares, como a China, que tem rigorosas regras regulatórias.
Contudo, uma forma de ultrapassar essa barreira que é beira o impossível para a gigante da tecnologia sozinha, é fazendo novas parcerias com empresas de tecnologia. A escolhida pela Maçã foi o Grupo Alibaba, que ajuda no desenvolvimento de recursos de IA para usuários de iPhone do país asiático.
Conforme explicado em uma matéria do The Information, a Apple tem trabalhado juntamente com a Alibaba para trazer o Apple Intelligence para os smartphones da marca na China. A fonte da matéria diz que as empresas já apresentaram os novos recursos de IA desenvolvidos por ambas para aprovação regulatória do órgão chinês.
Caso seja aprovada, a tecnologia poderá ser implementada em futuras atualizações do iOS no país, mas isso ainda deve demorar um pouco, visto que a Apple já falhou em outras tentativas. Felizmente, uma parceria com a Alibaba poderia ser o que faltava.
No ano passado, a Apple até mesmo tentou uma parceria com a Baidu, mas os LLMs (Modelos de linguagem de grande escala) teriam falhado nas respostas de perguntas típicas feitas por usuários do iPhone. Para resolver isso, o Baidu parece ter solicitado mais dados do usuário, mas a Apple havia negado essa possibilidade.
Tencent e ByteDance também foram consultadas, mas parecem não ter satisfeito a empresa, sendo a Alibaba a única a se destacar. Tendo em vista que a marca já anunciou uma IA competitiva, não é surpresa a preferência. Confira mais notícias da Apple.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários