
Economia e mercado 08 Mai
Atualização (12/05/25) - JB
Após discussões internas, o senador republicano Tom Cotton protocolou um projeto de lei que obriga a NVIDIA e outras fabricantes de chips para Inteligência Artificial a rastrearem seus componentes.
Chamado de "Lei de Segurança de Chips", o projeto também prevê amarras para ativação desses chips, impedindo que empresas chinesas possam usá-los após o contrabando.
Com essas medidas de segurança aprimoradas, podemos continuar a expandir o acesso à tecnologia dos EUA sem comprometer nossa segurança nacional.
Outra medida de segurança exigida pela lei envolve a comunicação constante entre as fabricantes e o órgão regulador 'Bureau of Industry and Security".
Assim, caso algum chip de IA da NVIDIA vá parar em território chinês, a empresa precisaria alertar ao governo dos EUA para que ele possa ajudar a impedir a ativação.
Por enquanto, não há prazo para votação dessa lei, mas o deputado Bill Foster também tem um projeto semelhante e há chances dos textos serem fundidos.
Texto original (06/05/25)
Apesar das pesadas sanções dos Estados Unidos, muitas empresas chinesas continuam tendo acesso a chips de última geração da NVIDIA graças ao contrabando por meio de atravessadores.
Por conta disso, um novo projeto de lei que deve ser protocolado no Congresso dos Estados Unidos busca criar um mecanismo capaz de rastrear todos os chips de Inteligência Artificial vendidos pela NVIDIA.
A proposta é basicamente uma resposta aos argumentos da fabricante de GPUS.
Isso porque, em depoimento recente, executivos da NVIDIA disseram que não tem capacidade de saber onde seus chips vão parar após vender para empresas autorizadas pelo Departamento de Comércio.
Comentando o assunto para a Reuters, o deputado Bill Foster rebateu os argumentos da NVIDIA, uma vez que atualmente já existe tecnologia para rastrear chips.
Foster, que já trabalhou como desenvolvedor de processadores, também quer incluir na lei um mecanismo que impeça que esses chips sejam inicializados se não estiverem devidamente licenciados pelos EUA.
[Esse] É um problema de agora e, em algum momento, vamos descobrir que o Partido Comunista Chinês ou seus militares, estão ocupados projetando armas usando chips dos EUA ou mesmo apenas trabalhando em (inteligência artificial geral), que é tão imediata quanto a tecnologia nuclear.
Por enquanto, a NVIDIA não comentou o assunto, mas Foster cita como exemplo o Google, que é capaz de rastrear todos os seus chips de IA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários