LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Congresso dos EUA deve votar lei para rastrear chips da NVIDIA

12 de maio de 2025 16

Atualização (12/05/25) - JB

Após discussões internas, o senador republicano Tom Cotton protocolou um projeto de lei que obriga a NVIDIA e outras fabricantes de chips para Inteligência Artificial a rastrearem seus componentes.

Chamado de "Lei de Segurança de Chips", o projeto também prevê amarras para ativação desses chips, impedindo que empresas chinesas possam usá-los após o contrabando.

Com essas medidas de segurança aprimoradas, podemos continuar a expandir o acesso à tecnologia dos EUA sem comprometer nossa segurança nacional.

Imagem/reprodução: Tom Cotton.

Outra medida de segurança exigida pela lei envolve a comunicação constante entre as fabricantes e o órgão regulador 'Bureau of Industry and Security".

Assim, caso algum chip de IA da NVIDIA vá parar em território chinês, a empresa precisaria alertar ao governo dos EUA para que ele possa ajudar a impedir a ativação.

Por enquanto, não há prazo para votação dessa lei, mas o deputado Bill Foster também tem um projeto semelhante e há chances dos textos serem fundidos.

Texto original (06/05/25)

EUA vs China: lei quer rastrear chips da NVIDIA para evitar contrabando

Apesar das pesadas sanções dos Estados Unidos, muitas empresas chinesas continuam tendo acesso a chips de última geração da NVIDIA graças ao contrabando por meio de atravessadores.

Por conta disso, um novo projeto de lei que deve ser protocolado no Congresso dos Estados Unidos busca criar um mecanismo capaz de rastrear todos os chips de Inteligência Artificial vendidos pela NVIDIA.

A proposta é basicamente uma resposta aos argumentos da fabricante de GPUS.

Isso porque, em depoimento recente, executivos da NVIDIA disseram que não tem capacidade de saber onde seus chips vão parar após vender para empresas autorizadas pelo Departamento de Comércio.

Imagem/reprodução: os chips da NVIDIA são usados para processamento de Inteligência Artificial em data centers.

Comentando o assunto para a Reuters, o deputado Bill Foster rebateu os argumentos da NVIDIA, uma vez que atualmente já existe tecnologia para rastrear chips.

Foster, que já trabalhou como desenvolvedor de processadores, também quer incluir na lei um mecanismo que impeça que esses chips sejam inicializados se não estiverem devidamente licenciados pelos EUA.

[Esse] É um problema de agora e, em algum momento, vamos descobrir que o Partido Comunista Chinês ou seus militares, estão ocupados projetando armas usando chips dos EUA ou mesmo apenas trabalhando em (inteligência artificial geral), que é tão imediata quanto a tecnologia nuclear.

Por enquanto, a NVIDIA não comentou o assunto, mas Foster cita como exemplo o Google, que é capaz de rastrear todos os seus chips de IA.

Veja mais


16

Comentários

Congresso dos EUA deve votar lei para rastrear chips da NVIDIA
  • Então dá para rastrear cada chip?
    Então a questão de privacidade não existe?
    Quero ver o que a União europeia tem a dizer sobre isso..

    • Estamos presenciando o modos operante dos EUA em pilhar um país.
      Limitando seus avanços..
      O Brasil tem anos estagnado.. e a China já falou que quer construir ferroviária no Brasil.

      • A Huawei vai começar esse mes a produzir em massa o Ascend 910C, mais potênte que o H20 que era o único chip que a Nvidia tinha permissão para exportar para china, com desempenho de 60% do H100 que é o chip lider no mercado.

        Execelente para uma primeira geração, garantindo autonomia e independência da China no setor.

        A China vai iniciar a produção experimental da suas primeiras maquinas de litografia EUV ainda esse ano com produção em larga escala prevista para o ano que vem. Não tem sanções, boicotes ou bloqueios capazes de parar o desenvolvimento chinês...

          • Estou torcendo que o Brasil se beneficie.

            • Tem pessoas que parecem que fazem torcida e não analisam os fatos, o pessoal não nota que a China domina uma grande gama de tecnologias e agora está focando nas tecnologias de semicondutores, sem dúvida alguma ela chegará lá e alguém terá prejuízo no caminho.
              Se o Japão se juntar aos BRICs, devido a que ele tem uma tecnologia chamada nanoprint, ele teria muito a ganhar, pois teria mercado para sua tecnologia.

            • Fácil contornar, basta um lugar americano comprar varias unidades, depois declarar sucata ou perda em um incêndio, desmanchar todos os componentes, importar para a Africa/Outros países que recebem para reciclagem, montando tudo na China, removendo possíveis rastreadores via software/hardware, conheço varias empresas que usam servidores recuperados de sucatas ou importado do mercado cinza, removendo a origem dos componentes eletrônicos, são literalmente um FRANKENSTEIN em hardwares, mas entregam resultados para gigantes das tecnologias a preço de banana, fazendo tortura para um técnico achar o defeito nestas maquinas de A.I..

                • Chupaaa china !!

                    • A queda dos EUA está próxima, nenhum grande império dura para sempre. A Huawei já tá com sua nova máquina de litografia quase pronta, e em tese essas sanções americanas já não vai servir pra nada, só vai ajudar a afundar a Nvidia, uma vez que vai obrigar a China a se voltar a produção interna. Eles irão perder seu principal cliente por culpa do governo e de quebra ainda vão ganhar mais um concorrente. Parabéns Trump, ele tá fazendo a China mais grande.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Especiais

                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                      Software

                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2