LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A bateria agradece: Windows 11 terá Taxa de Atualização Dinâmica da tela em notebooks

29 de junho de 2021 0

A primeira versão de testes do Windows 11 já chegou para usuários Insider nesta semana e já temos informações de novos recursos que estão disponíveis no sistema para aumentar a autonomia da bateria de notebooks. Estamos falando da Taxa de Atualização Dinâmica da tela, que é bastante útil para muitos usuários, principalmente aqueles que possuem modelos avançados.

A novidade foi anunciada hoje pela gerente da equipe de programas gráficos da Microsoft, Ana Marta Carvalho. Em uma postagem no blog oficial para desenvolvedores, ela afirma que o Windows 11 já conta com uma opção dinâmica para ajustar a taxa de atualização de tela em notebooks que tenham displays com mais de 60Hz, permitindo que este número seja alterado conforme o conteúdo exibido.

Basicamente a ideia funciona de forma similar ao que já temos em alguns celulares, onde a tela sobe automaticamente a taxa de atualização em jogos e reduz em programas voltados à produtividade, onde uma taxa superior a 60Hz basicamente não tem diferença prática.

Imagem: Microsoft

Por enquanto, os seguintes aplicativos suportam a Taxa de Atualização Dinâmica no Windows 11 com desempenho aprimorado:

  • Microsoft Office
  • Microsoft Edge
  • Microsoft Whiteboard
  • Fotos
  • Captura e Esboço
  • Drawboard PDF
  • Notas Autoadesivas
  • Adobe Acrobat
  • Adobe Illustrator
  • Microsoft To Do
  • Inkodo

A Microsoft ainda diz que os desenvolvedores poderão incluir o suporte a nova função em seus aplicativos, mas usuários ainda necessitarão de drivers gráficos WDDM 3.0 para ter acesso à Taxa de Atualização Dinâmica em seus notebooks. A Microsoft também está trabalhando com fabricantes de notebooks para garantir a disponibilidade da novidade em futuros lançamentos.

Caso você seja um Insider e já esteja utilizando o Windows 11, basta acessar o aplicativo Configurações > Sistema > Tela > Configurações Avançadas. Neste local, você encontrará opções para selecionar uma taxa fixa e a Dinâmica, caso seu notebook tenha suporte a ela.

Por fim, vale lembrar que Taxa de Atualização Dinâmica (DRR) não é a mesma coisa que a Taxa de Atualização Variável (VRR) que já está disponível para jogos no Windows 10, sendo que esta nova função deve certamente trazer ainda mais benefícios para usuários de notebooks, enquanto a VRR traz mais fluidez para jogos em PCs também.


0

Comentários

A bateria agradece: Windows 11 terá Taxa de Atualização Dinâmica da tela em notebooks
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista