Software 18 Out
Atualização (22/10/2024) - YB
O Windows 11 24H2, a última grande atualização do SO, está dando o que falar e agora, confirmado pela Microsoft, a nova versão do sistema está com um novo bug crítico que é capaz de dar uma “tela azul da morte” no sistema operacional que estiver com o aplicativo “Voicemeeter” instalado.
Por meio de uma notificação na documentação oficial da Microsoft, é dito que o tal bug se manifesta com um erro MEMORY_MANAGEMENT, que por sua vez é causado por problemas de compatibilidade entre o driver do Voicemeeter e o gerenciador de memória do SO.
Por causa disso e para controlar a situação, a Microsoft adicionou um bloco de compatibilidade em sistemas que estão com o Voicemeeter instalado. Consequentemente, o Windows Update não pode instalar o 24H2 nesses mesmos computadores.
A gigante da tecnologia também desaconselha que os seus usuários façam a instalação da nova versão de maneira manual em computadores que estão com esse bloqueio. Outra possível solução para o problema está em desinstalar o Voicemeeter e seus componentes.
Vale lembrar também que esse novo bug está afetando apenas usuários do Windows 11 que estejam com a versão 24H2 atualizada, então as outras versões do SO ou o próprio Windows 10 não são motivo para preocupações.
A Microsoft diz que trará mais informações em breve sobre esse caso, então é melhor esperar ou não atualizar para a nova versão do Windows 11. Não deixe de conferir outras novidades sobre o sistema.
Texto original - 14/10/2024
Atualização 24h2 do Windows 11 causa Tela Azul da Morte e mais problemas em PCs com SSDs
A atualização 24H2 do Windows 11 já foi liberada com várias novidades, mas também vários problemas. Dentre eles, temos quase 9 GB de armazenamento utilizado indevidamente pelo sistema e agora usuários de certos modelos de SSDs estão vendo a temida Tela Azul da Morte que trava computadores.
Os relatos começaram a surgir nesta semana, quando donos de SSDs WD Black SN770 e WD Blue SN580 da Western Digital viram seus computadores deixarem de funcionar após instalar a atualização 24H2 do Windows 11.
Dentre os problemas estão travamentos do Windows 11 na tela de login após ser iniciado e outras falhas inesperadas:
O Windows 11 ocasionalmente congela por vários segundos e depois trava na tela de login após a inicialização, geralmente com o aviso "Critical Process Has Died", embora eu também tenha visto "Kernel Data Inpage Error" às vezes. Se não travar imediatamente, geralmente depois fica tudo bem, embora eu ainda ocasionalmente tenha travamentos depois de um tempo. Nenhum arquivo de despejo é criado, mas o visualizador de eventos quase sempre mostra o erro "O driver detectou um erro do controlador em" no momento em que ele congela.
Investigações preliminares de usuários indicam que o problema é causado pelo Host Memory Buffer, que foi elevado de 64 MB para 200 MB para operações de E/S em cache no Windows 11 24H2.
O Host Memory Buffer (HMB) foi introduzido com o padrão NVMe 1.2 para permitir que SSDs usem a DRAM principal do sistema como cache em PCs que não possuem essa memória dedicada, elevando seu desempenho.
Para corrigir o problema, a medida mais simples é reverter a atualização e voltar para a versão 23H2 do Windows 11 acessando o menu:
Configurações > Windows Update > Histórico de atualização > Desinstalar atualizações
Outra alternativa é limitar a alocação de HMB a 64 MB ou desativá-la completamente usando o Editor de Registro do Windows. Para isto, siga os seguintes passos:
- Por segurança, crie um Ponto de Restauração e faça backup dos dados pessoais armazenados no PC.
- Pressione a tecla Windows + R
- Digite "regedit" e pressione Enter
- Navegue até a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\StorPort
- Defina a chave "HMBAllocationPolicy" como "0" para desativar o HMB ou "2" para limitá-la a 64 MB. (Se ela não existir, crie como DWORD)
- Reinicie seu computador.
Comentários