LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poder de fogo: PowerVR anuncia nova linha de GPUs integradas para os chipsets MediaTek

05 de dezembro de 2018 22

Em uma época onde o desempenho gráfico dos dispositivos móveis fica pouco ou nada devendo aos consoles e computadores, é importante não apenas observar o que a Nvidia e a AMD estão fazendo, mas também aquelas que fabricam chips para dispositivos móveis.

A PowerVR anunciou sua nova linha de GPUs da série 9, que incluem os produtos 9XEP, 9XMP, e 9XTP. A promessa é que o desempenho gráfico irá subir drasticamente nos produtos que receberão o chip, no geral celulares com os chipsets da MediaTek.

O principal diferencial da PowerVR para outras soluções do mercado é se usar de uma tecnologia de processamento gráfico chamada de Renderização Diferenciada Baseada em Ladrilhos, que é uma forma de manter o trabalho de imagem dentro do chip, diminuindo a necessidade de largura de banda alta para lidar com essa tarefa externamente.


A GPU de entrada, a 9EXP, será equipada em set-top boxes, Smart TVs, carros automotivos e smartphones de entrada. A empresa anuncia que a placa traz melhorias para gameplay, além de melhores resultads em benchmark, graças ao novo desenho do produto. Além disso, o maior poder de fogo diminui ainda mais a necessidade de largura de banda externa para lidar com a decodificação, e há aumento também do cache interno.

Já a 9XMP traz como principal novidade a maior densidade de processamento de gigaflops por milímetro quadrado, para computadores e smartphones intermediários. Ela também traz otimizações de cache e melhoria de aproveitamento do espaço interno do chip, que resulta em 45% mais performance.


Além disso, a 9XMP traz recursos avançados para quem gosta de jogar bastante, como processamento duas vezes mais rápido de filtros anisotrópicos, e quatro vezes para otimização de sombras, além da diminuição do tempo para atingir clocks maiores quando um jogo exigir muito.

A top de linha, porém, é a 9XTP, usada para smartphones top de linha. Além de todas as melhorias já citadas para as outras, ela ao invés de usar a arquitetura Rogue, usa a Furian, o que segundo a PowerVR traz uma melhoria drástica na equação energia/performance/espaço. Ou seja, promete ser um produto econômico em consumo, e mais veloz no dia a dia.

Os desenvolvedores terão acesso gratuito à plataforma de desenvolvimento atualizada, para que possam tornar seus aplicativos compatíveis o mais rápido possível. A PowerVR SDK pode ser baixada diretamente do portal da companhia.

Vale lembrar, o Snapdragon 855 foi oficializado, e seus testes devem demonstrar um poder de fogo extremamente alto para jogos também.


22

Comentários

Poder de fogo: PowerVR anuncia nova linha de GPUs integradas para os chipsets MediaTek
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista