LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exposição de arte no Rio contará com inteligência artificial em parceria com Microsoft

27 de março de 2019 4

A inteligência artificial já é uma realidade na tecnologia, sendo utilizada por diversas empresas com os mais variados fins. A Galeria do Lago - Museu da República abrigará a exposição interativa 'Das Tripas Coração', da artista Kátia Wille. A principal característica dessa mostra é o uso da inteligência artificial.

Fruto da parceria com a Microsoft, o projeto usa usa robótica, análise de ambiente, sentimentos e voz para conectar o público com as obras e proporcionar uma experiência única a cada espectador por meio da tecnologia.

O Azure, conjunto de serviços cognitivos na nuvem da Microsoft foi utilizado para dar vida às obras. A robótica ajudou ainda na projeção de estruturas e peças exclusivas, para dar movimentação à obra conforme a reação do público.

Três obras compõem a exposição. Cada uma delas traz uma experiência diferente ao espetador, com a inteligência artificial observando a reação do público. A primeira obra se move de acordo com o deslocamento das pessoas no ambiente, já a segunda se comporta de formas diferentes conforme os sentimentos e expressões faciais da platéia, enquanto a última interage por voz com basr nas respostas dadas pelos visitantes a perguntas feitas pela peça.

De acordo com a artista, a ideia da exposição é estabelecer uma simbiose sensorial entre obras de arte e o espectador. 'Das Tripas Coração' reúne recursos de visão computacional – incluindo algoritmos de análise de sentimento – e também de reconhecimento de fala.


Esses campos da inteligência artificial são os que mais têm recebido atenção, sendo incorporados à criação de diversas inovações. Os mesmos recursos estão disponíveis na nuvem da Microsoft e podem ser usados para que outras empresas e desenvolvedores criem novas aplicações, seja no universo da arte ou em outras áreas onde o uso de IA ainda não foi explorado.

O material usado na exposição permitiu a interação com o público, pois o ecolatex é uma membrana fina que imita a pele humana e a leveza das peças facilitou a movimentação.

Quero expor ao máximo a vulnerabilidade das relações humanas. O objetivo final é começar a criar um espelho de nós mesmos nas obras: o corpo seria representado pelos braços robóticos e sensores responsáveis pelos movimentos, a mente pela inteligência artificial que aprende com os nossos sentimentos e dá os comandos para que os movimentos aconteçam e a alma é representada pela arte das membranas de ecolatex pintadas como uma pele frágil e reluzente. Está estabelecida assim uma relação de confiança e imersão entre o artista, obra e público”.
Katia Wille, artista criadora da exposição.

A IA já não é algo distante do dia a dia das pessoas e a possibilidade de integração da inteligência artificial ao ambiente artístico, modificando a forma como interagimos com uma obra, mostra justamente isso. A Microsoft assumiu o compromisso de democratizar a IA e esse é um projeto que dialoga com nosso propósito. Trazer novas interpretações da arte por meio da tecnologia a partir deste projeto reflete a missão da Microsoft que é capacitar cada pessoa e organização a conquistar mais”
Maisa Penha, diretora de tecnologia para parceiros e IA na América Latina.

A exposição Das Tripas Coração acontece na Galeria do Lago - Museu da República, localizado na Rua do Catete, 153, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Isabel Sanson Portella, as obras ficarão expostas de 30 de março a 31 de maio, das 14h às 17h e têm entrada franca, com classificação livre.


4

Comentários

Exposição de arte no Rio contará com inteligência artificial em parceria com Microsoft
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista