LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA divulga compilado de imagens capturadas ao longo de 16 anos pelo Telescópio Hubble

06 de maio de 2019 3

A NASA divulgou recentemente um compilado de imagens capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble no espaço, por meio do qual a agência do Governo Federal dos Estados Unidos conseguiu ter acesso a mais de 256 mil galáxias, algumas tão antigas que possuem 13,3 bilhões de anos.

O compilado de imagens chamado Hubble Legacy Field é resultado de 16 anos de dados espaciais, 7.500 capturas individuais foram unificadas em mosaicos para dar ao público uma noção de tudo que o telescópio conseguiu visualizar desde o seu lançamento em 1990. Algo curioso é que o aparelho espacial alcançou galáxias de 13,3 bilhões de anos atrás, ou seja, 500 milhões de anos após o Big Bang.

Para conseguir fotografias de boa qualidade, foram usados 31 programas diferentes com formas distintas de analisar a galáxia, usando de luz ultravioleta à luz infravermelha. Com o intuito de facilitar a visibilidade, Garth Illingworth fez uma montagem em vídeo das capturas, tornando o trabalho mais "tangível" para o público ao redor do mundo, ao invés de só fazer a divulgação em forma de imagens.

"Esta imagem contém a história completa do crescimento das galáxias no universo, desde o seu tempo como 'crianças' até quando elas cresceram em 'adultos' ... 'Nós montamos este mosaico como uma ferramenta a ser usada por nós e por outros astrônomos. A expectativa é que essa pesquisa leve a uma compreensão ainda mais coerente, aprofundada e maior da evolução do universo nos próximos anos", disse Garth Illingworth, que liderou a equipe que montou a imagem.

Apesar de toda conquista científica notória com o uso do Hubble, a NASA não tem planos de lançar o seu próximo telescópio, o Webb, antes de 2021. Então a geração atual só vai ter acesso a outro compilado como esse daqui a uns 30 anos, o que pode influenciar na forma como alguns pesquisadores estudam as galáxias.


3

Comentários

NASA divulga compilado de imagens capturadas ao longo de 16 anos pelo Telescópio Hubble
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular