LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA divulga compilado de imagens capturadas ao longo de 16 anos pelo Telescópio Hubble

06 de maio de 2019 3

A NASA divulgou recentemente um compilado de imagens capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble no espaço, por meio do qual a agência do Governo Federal dos Estados Unidos conseguiu ter acesso a mais de 256 mil galáxias, algumas tão antigas que possuem 13,3 bilhões de anos.

O compilado de imagens chamado Hubble Legacy Field é resultado de 16 anos de dados espaciais, 7.500 capturas individuais foram unificadas em mosaicos para dar ao público uma noção de tudo que o telescópio conseguiu visualizar desde o seu lançamento em 1990. Algo curioso é que o aparelho espacial alcançou galáxias de 13,3 bilhões de anos atrás, ou seja, 500 milhões de anos após o Big Bang.

Para conseguir fotografias de boa qualidade, foram usados 31 programas diferentes com formas distintas de analisar a galáxia, usando de luz ultravioleta à luz infravermelha. Com o intuito de facilitar a visibilidade, Garth Illingworth fez uma montagem em vídeo das capturas, tornando o trabalho mais "tangível" para o público ao redor do mundo, ao invés de só fazer a divulgação em forma de imagens.

"Esta imagem contém a história completa do crescimento das galáxias no universo, desde o seu tempo como 'crianças' até quando elas cresceram em 'adultos' ... 'Nós montamos este mosaico como uma ferramenta a ser usada por nós e por outros astrônomos. A expectativa é que essa pesquisa leve a uma compreensão ainda mais coerente, aprofundada e maior da evolução do universo nos próximos anos", disse Garth Illingworth, que liderou a equipe que montou a imagem.

Apesar de toda conquista científica notória com o uso do Hubble, a NASA não tem planos de lançar o seu próximo telescópio, o Webb, antes de 2021. Então a geração atual só vai ter acesso a outro compilado como esse daqui a uns 30 anos, o que pode influenciar na forma como alguns pesquisadores estudam as galáxias.


3

Comentários

NASA divulga compilado de imagens capturadas ao longo de 16 anos pelo Telescópio Hubble
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista