LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor placa de vídeo da AMD para comprar | Guia do TudoCelular

17 de novembro de 2020 22

Destaque de cada placa de vídeo

O TudoCelular vem preparando vários guias para te ajudar a escolher o seu próximo celular para comprar, além de outros eletrônicos interessantes para comprar. Já fizemos guia sobre os melhores notebooks gamer e agora chegou a hora de dar atenção aos jogadores que preferem PC.

Aqui listamos as melhores placas de vídeo da AMD para comprar este ano. Claro, também temos uma lista com as melhores opções da Nvidia, assim cada um escolhe a marca que preferir.

O TudoCelular também já preparou duas listas especializadas em periféricos gamer, uma com as melhores opções de teclados e outra com os melhores mouses para comprar. Você pode conferir nos links acima.

A nossa lista é organizada pelo preço, mas os produtos listados abaixo podem acabar ficando fora desta ordem por tempo limitado devido à grande variação de preço.

Radeon RX 550

Começamos o nosso guia pela placa de vídeo Radeon RX 550. Ela é a mais básica da linha recente da AMD e compete de igual com a GeForce GT 1030 da Nvidia. Se você é um jogador casual que curte apenas games mais leves do tipo MOBA ou mesmo eSports ficará satisfeito com o desempenho entregue pela RX 550.

É possível jogar em Full HD? Sim, ela consegue entregar média de 60 fps em vários títulos dos gêneros citados na qualidade alta. Agora se for se aventurar por games mais atuais e pesados, terá que se contentar com a qualidade gráfica mais baixa se quiser ter boa fluidez.

Radeon RX 560

Não quer ficar preso apenas a jogos do estilo MOBA ou eSports? Que tal a RX 560? Ela é a rival da GeForce GTX 1050 da Nvidia e consegue entregar bom desempenho em games mais exigentes na resolução Full HD. Claro, se você faz questão de sempre jogar a no mínimo 60 fps, então não espere rodar tudo no alto ou ultra.

Aqui você tem o dobro de memória da RX 550 que listamos, o que também ajuda a ter melhor desempenho em jogos de mundo aberto. Em alguns jogos, a RX 560 até consegue superar a GTX 1050 Ti, uma placa de vídeo mais cara. O problema deste modelo da AMD é seu consumo de energia maior que o da GTX 1050.

Radeon RX 570

Pagando um pouco a mais é possível encontrar a RX 570, que entrega em média 25% a mais de desempenho que a RX 560 e fica 30% acima da GTX 1050 Ti. Com esta placa você terá desempenho a 60 fps garantido em uma maior quantidade de jogos na resolução Full HD.

O seu consumo, por outro lado, já não é dos melhores. Se está interessado na RX 570 é bom ter uma fonte mais potente, já que ela precisa do dobro de energia do modelo mais barato que citamos e não entrega o dobro de performance, o que torna a sua relação desempenho/consumo ruim.

Radeon RX 580

Por volta de R$ 400 a mais podemos encontrar a RX 580, que entrega em média 15% a mais de desempenho que a RX 570 e garante que até mesmo jogos mais exigentes rodem a 60 fps na resolução Full HD com todos os filtros ativados. Outro diferencial está na quantidade maior de memória dedicada, que será um diferencial em jogos de mundo aberto.

Ela consome quase o mesmo da RX 570 e acaba entregando um melhor balanço entre gasto energético e desempenho. Claro que isso varia para cada modelo, já que algumas que listamos abaixo vêm com overclock de fábrica e acabam consumindo um pouco mais para entregar um pequeno ganho no desempenho.

Radeon RX 5500 XT

Partindo para a geração mais atual da AMD temos a RX 5500 XT, sendo a mais básica da nova geração do time vermelho. Ela vem para competir com a GTX 1650 da Nvidia, que também faz parte da geração mais recente da linha GeForce. A RX 5500 XT é uma placa para quem quer se arriscar em jogos menos exigentes na resolução 1440p.

Ela entrega um salto de 20% comparado à Radeon RX 570, mas fica no mesmo patamar da RX 580. Qual seria a vantagem de escolher essa? Por ser mais fácil de encontrar no mercado seu preço até está um pouco abaixo da mais antiga. Além disso, ela possui menor consumo de energia e esquenta menos por ser uma arquitetura mais atual.

Radeon RX 5600 XT

Querendo uma alternativa à linha RTX da Nvidia? Que tal a RX 5600 XT? Ela tem desempenho equivalente à GeForce RTX 2060. Dependendo do jogo, você terá até desempenho próximo de uma RTX 2070, que custa bem mais caro. A RX 5600 XT é uma boa placa para quem busca rodar alguns jogos a mais de 100 fps em Full HD.

Em Quad HD você garantirá pelo menos 60 fps. Isso não quer dizer que todos os jogos vão rodar no ultra nesta resolução, especialmente os que são otimizados para as placas da Nvidia. Porém 1440p no alto com um detalhe ou outro no médio garantirá ótima fluidez com a RX 5600 XT. No geral, ela entrega desempenho 25% superior à RX 5500 XT.

Radeon RX 5700

A RX 5700 foi a primeira Radeon da nova geração Navi, que também terá como base os consoles da próxima geração. A diferença é que tanto o PS5 quanto o Xbox Series X usam a segurança geração Navi com suporte a Ray Tracing, tecnologia que está ausente na RX 5700.

Essa placa da AMD supera a RTX 2060 Super e a GTX 1080 da Nvidia. Claro que isso varia de jogo para jogo, mas se você busca uma placa que garante 60 fps em 1440p, mesmo nos jogos mais exigentes, esta é a mais indicada. Comparada à RX 5600 XT temos uma diferença de 15% no desempenho, mas o preço aqui no Brasil acaba passando disso, o que compromete um pouco a relação custo e benefício.

Radeon RX 5700 XT

Fechando o nosso guia temos a RX 5700 XT, o modelo mais avançado da geração Navi. Ela não chega a ser a placa mais forte da AMD, mas a Radeon VII entrega uma péssima relação custo-benefício, então acabou ficando de fora da nossa lista. Se busca uma placa para arriscar jogar alguns jogos em 4K, a RX 5700 XT será uma boa alternativa à RTX 2070 da Nvidia.

Esta também não tem suporte à tecnologia Ray Tracing, então se fizer questão de experimentar a novidade que está presente em alguns jogos, terá que buscar uma alternativa da Nvidia. Se este não é seu caso, a RX 5700 XT entrega melhor relação custo-benefício e é apenas 10% mais lenta que a Radeon VII que custa muito mais caro.


22

Comentários

Melhor placa de vídeo da AMD para comprar | Guia do TudoCelular
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar na Black Friday 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas