LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: veja o que esperar de novas tecnologias para 2020

31 de dezembro de 2019 3

É chegado o último dia do ano, momento em que já esperamos a chegada de 2020. Depois de relembrar as principais tecnologias lançadas e popularizadas em 2019, é hora de conferir as expectativas para novidades nos próximos 12 meses que estão por vir.

Tanto no Brasil quanto no restante do mundo, são esperados avanços em redes, segurança, recursos para smartphones e mais. A coluna Detetive TudoCelular vai abordar alguns deles abaixo:

5G no Brasil

Antes programado para março de 2020, agora o leilão do 5G no Brasil está previsto para o segundo semestre do ano. Ainda com impasses quanto ao formato de venda das frequências e a possíveis interferências em satélites, novos adiamentos podem ocorrer e, talvez, a comercialização somente ocorra em 2021. Mas, por enquanto, a informação oficial é que deverá ocorrer em 2020.

O ano que vem também poderá ficar marcado pela chegada dos primeiros smartphones compatíveis com a rede móvel de quinta geração no país. Com a presença de chipsets que possuem modem compatível com ambas as tecnologias, um aparelho já preparado para a próxima geração de conexão poderá aparecer por aqui, para antecipar a disponibilidade do sinal 5G.

LGPD em vigência

Uma das maiores certezas no mundo da tecnologia para o Brasil no próximo ano é o início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Inspirada na GDPR europeia, a nova legislação brasileira procurará assegurar a privacidade dos usuários no ambiente online.

É esperado que haja um órgão regulador para fiscalizar as empresas que não seguirem as regras e as punir com multa. Elas, por sua vez, deverão sempre solicitar a permissão dos internautas para usar suas informações sensíveis.

Além disso, os dados pessoais de crianças e adolescentes somente poderão ser utilizados com o consentimento dos pais ou do responsável legal. Para completar, a lei exige a exclusão das informações de qualquer pessoa, quando a relação é encerrada entre usuário e companhia ou órgão público.

Câmera sob a tela

Por enquanto em fase de registros de patentes (1, 2), uma das maiores expectativas para os celulares de 2020 é a presença de câmera frontal sob a tela. Até o momento, a fabricante que mais chegou próxima de lançar um produto assim foi a Oppo, que já demonstrou protótipo com essa característica.

A capacidade de “esconder” a câmera por dentro do display seria evitar colocar distrações na parte da frente, como entalhes ou furos no painel, além de não precisar utilizar um módulo retrátil para ter tela full-screen.

Display de 180%

Apesar de ter sido inaugurado no Mi Mix Alpha, em 2019, o display de 180% de aproveitamento no dispositivo ainda foi considerado mais uma espécie de conceito do que um smartphone definitivo.

Em 2020, será a oportunidade de observar se a tecnologia realmente será aplicada em um produto comercial. Não somente no modelo apresentado pela Xiaomi, mas também em mais dispositivos da marca ou de outras fabricantes.

Smartphones sem botão físico

Tecnologia já aplicada neste ano no Huawei Mate 30 Pro, a tendência é que mais smartphones surjam com botões virtuais no corpo. Isso porque as telas tendem a ocupar um ângulo maior para as laterais e, consequentemente, tirariam o espaço para os comandos físicos.

Neste caso, para evitar toques acidentais nas bordas, medidas deverão ser tomadas. A fabricante chinesa, por exemplo, desabilitou as laterais em determinadas funções. Outras exigem dois toques do usuário para ativar a ação. Vamos esperar para ver como as empresas vão lidar com esse impasse.

Conteúdos 8K

Ao seguir a premissa das fabricantes de que primeiro chegam os produtos compatíveis e depois vêm os conteúdos, o ano de 2020 deverá também ser marcado pela difusão da resolução 8K no audiovisual.

Um dos eventos que é tido como chave para o uso dessa tecnologia consiste nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Resta esperar se a distribuição com essa qualidade de imagem será mantida para mais produções.

E aí, você tem mais alguma expectativa de novidade no mundo tech para 2020? Diga para a gente no espaço abaixo!


3

Comentários

Detetive TudoCelular: veja o que esperar de novas tecnologias para 2020
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista