
Feiras e eventos 07 Jan
15 de janeiro de 2020 5
O mundo da robótica já mostrou máquinas que podem ter aparência humana ou desempenhar tarefas domésticas, mas esta nova criação promete ir muito além do que já se viu. O Xenobot é considerado o primeiro robô “vivo” da história, devido ao seu desenvolvimento possuir células-tronco de embriões de sapos.
Criado pelos pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade Tufts, as duas nos Estados Unidos, o organismo programável conta com tecnologia que poderá ser usada em várias funções no futuro, como na medicina.
Com tamanho de aproximadamente um milímetro e aparência embrionária, o Xenobot seria capaz de atuar em tratamentos clínicos e até mesmo levar medicamentos pela corrente sanguínea.
Os robôs “vivos”, durante os experimentos, ainda conseguiram se movimentar sozinhos, deslocar partículas e se autorregenerar. Por serem feitos de material orgânico, também têm característica biodegradável, ou seja, conseguem se desintegrar após concluir alguma tarefa previamente programada.
Além da construção de célula-tronco, os cientistas também utilizaram células epiteliais, para formar sua estrutura, e cardíacas, com energia para 7 a 10 dias e contrações que ajudam o organismo a se locomover no ambiente onde for colocado.
A tendência é que, conforme essa tecnologia se desenvolva, seja possível criar os robôs “vivos” a partir de mais tipos de células, tais quais as nervosas e as sanguíneas. O uso seria definido conforme as tarefas programáveis.
Para você, os Xenobots poderão ajudar de forma concreta na medicina algum dia? Deixe sua opinião para a gente nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários