LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Milagre da medicina: edição genética é utilizada pela primeira vez para restaurar visão de paciente

05 de março de 2020 14

A ciência está levando a medicina à outro patamar ultimamente. Prova disso são hospitais equipados com 5G e inteligência artificial, um fio feito de material humano promete acabar com rejeições em cirurgias e pontos e órgãos humanos se tornando transparentes para estudo e criação de próteses funcionais no futuro. Hoje vamos mais além: uma ferramenta de edição genética foi utilizada com sucesso numa cirurgia.

A operação foi realizada em um paciente que sofre de uma doença genética chamada amaurose congênita de Leber, que causa cegueira nos indivíduos já na infância. Embora a equipe médica não tenha dado detalhes sobre o paciente ou quando a cirurgia foi feita, eles forneceram alguns detalhes de como a operação aconteceu, que foi no Instituto de Saúde e Ciência do Oregon, nos Estados Unidos.


Para que o milagre da medicina que faz alguém voltar a enxergar seja possível, a técnica utiliza uma ferramenta chamada edição de genes CRISPR dentro do corpo do paciente. Ela permite que o DNA seja cortado e remontado removendo pedaços que causam problemas, ou seja, suprimindo genes que causam essas doenças. A técnica já foi atestada como segura.

A operação foi feita com anestesia geral. Os médicos pingaram 3 gotas da solução com o mecanismo de edição de genes por meio de um tubo da espessura de um fio de cabelo no olho do paciente, logo abaixo da retina, na parte de trás dos olhos, que tem células sensíveis à luz que são responsáveis pela visão. A cirurgia é de baixo risco, segundo os médicos.

Charles Albright

"Temos literalmente o potencial fazer pessoas que são essencialmente cegas voltarem a ver. Acreditamos que podemos criar um novo conjunto de medicamentos para alterar o DNA", diz Charles Albright, diretor científico da Editas Medicine, que desenvolve o tratamento.

Segundo os médicos, em animais já foi possível reparar metade das células necessárias para a visão, sendo que para ter o sentido restaurado é preciso de, no mínimo, um décimo delas em funcionamento pleno. Para saber se o procedimento deu certo, será necessário pelo menos um mês, caso o resultado seja positivo, os testes devem ocorrer em mais 18 pacientes. A expectativa é que o procedimento possa ser utilizado para diversas aplicações e, talvez no futuro, para evitar e combater o câncer.


14

Comentários

Milagre da medicina: edição genética é utilizada pela primeira vez para restaurar visão de paciente
  • Nem sei pra quer perder tempo com isso se aqui no Brasil temos o apóstolo waldomiro e o pastor Edir Macedo

      • Vendo notícias assim não tem como não lembrar dos filmes "O Quinto Elemento" e "Elysium".

          • Milagre na medicina? Tá brincando né? O procedimento foi feito por médico ou por santo?

              • Milagre quer dizer que deu certo, pois nem tudo é 100% de chance, foi tipo a sonda que colocaram em um asteroide/ meteoro, teve inumeros calculos, mas era muito dificil de pousar, mas deu certo

                • Ótima notícia! Que o experimento funcione e que essa pessoa possa um dia enxergar o tão lindo (mas maltratado) o planeta é.
                  Como queria um tratamento semelhante a calvície (nessa foto não mostra mas to bem ferrado)

                    • Finasterida e amoxidil. Um age de dentro para fora e outro de fora para dentro. Estava com uma pista de pouso de mosquito quase pronta para uso. Em 6 meses de tratamento, já modifiquei a estrutura e o planejamento de pouso deles. Funciona para uns, para outros não. Só vai ver resultados depois de uns 4 meses. Ah, vá no médico e reveja um plano hormonal. Tenho 41 anos e faço reposição. Até os 35 eu tinha hormônios em excesso. Depois dos 35 eu dei uma envelhecida rápida demais. Foi assustador. Descobri que meus hormônios estavam todos bagunçados. Com esse plano, minha vida mudou e parece que tenho 32 de novo. Incrível. Claro, terá que baixar o consumo de álcool, melhorar a alimentação, se fuma, pare e exercícios moderados, não precisa ser atleta. A pele muda, disposição, vigor, atenção, tudo muda. Esse tratamento é caro, mas, vale cada centavo. Ah, não esqueça, reposição hormonal é assunto sério, tenha acompanhamento médico. Não caia na pilha de Internet. Médico, vá no médico.

                        • dieta carnivora, basta pesquisar e vera quantidade de pessoas que estão melhorando de diversos problemas, calvice é uma delas q um praticante de calistenia inclusive reparou(ele mudou completamente para carnivora após meses em uma dieta vegana).

                          caso use o instagram, recomendo que siga a @jade.soller e os perfis na qual ela vive falando, leia as postagens e estudos cientificos com embasamento de estudos randomizados

                            • xD implante ué.

                              • Maravilha isso, que eles sejam rápidos e competentes, e que seja de fácil acesso a todos...

                                • Eu sempre falo que não seremos substituidos pela a maquina e sim "evoluidos" por nossa propria tecnologia.. Pessoas imunes a doenças, mais fortes, podendo fazer coisas q nem sonhariamos. Isso é um arranhão no que esse avanço pode proporcionar

                                    • Verdade, que esses avanços se tornem mais rápidos e eficientes, e que a indústria farmacêutica não interfira nas curas que estão por vir...

                                        • ela sempre irá interferir, industria farmaceutica + alimenticia sempre estarão de maos dadas e iludidando e divulgando estudos falsos.

                                          siga a @jade.soller no instagram, abra um pouco o senso crítico e da mente aberta e tente ler suas postagens e todo conteúdo dos estudos clinicos randomizados.

                                          Nossa dieta padrão (da moda) só existe a 50 anos.

                                        • Notícia maravilhosa.
                                          Quando a ciência é usada para o bem dá uma alegria danada.

                                            Tech

                                            Coronavírus: Brasil chega a 133.119 mortes em 4.382.263 casos confirmados | Relatório diário

                                            LG

                                            Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

                                            Android

                                            Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2020

                                            Android

                                            Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review