LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Robô Atlas da Boston Dynamics faz ginástica melhor do que você; assista

24 de setembro de 2019 11

Desde que começou a publicar seus vídeos exibindo os protótipos de robôs que podem revolucionar a indústria, a Boston Dynamics (antes uma empresa do Google) se popularizou por mostrar situações curiosas e inusitadas em que alguns de seus robôs tinham que lidar. E desde que apresentou uma das primeiras versões de desenvolvimento do Spot há quatro anos sendo chutado por um humano, os robôs da empresa começaram a ficar cada vez mais leves, bonitos e bem acabados que em 2015, e um deles chega agora a sua versão final!

Spot começa a ser produzido em massa

A Boston Dynamics acaba de apresentar nesta terça-feira a primeira propaganda do Spot, robô quadrúpede com sua característica carcaça amarela e extremamente inteligente, capaz de evitar obstáculos, levantar sozinho quando cair, oferece diferentes níveis de navegação, conta com altíssima mobilidade em terrenos desafiadores, API programável, bateria removível, diferentes tipos de aplicação como braço articulado, câmera 360 e mais, além de poder carregar até 14 quilos, detecção de batida com resposta dinâmica (que evita cair) e também conta com proteção contra chuva e poeira com certificação IP54.

Segundo a Boston Dynamics, "os primeiros clientes já estão testando o Spot para monitorar locais de construção, fornecer inspeção remota em instalações de gás, petróleo e energia e em segurança pública. O Spot está em produção em massa e atualmente é enviado para os primeiros usuários selecionados."

Confira a propaganda oficial do Spot no vídeo abaixo onde vemos as principais características e usabilidades do robô na industria.

Atlas vira ginasta em novo vídeo

Depois que a Boston Dynamics provou as habilidades do Atlas como acrobata dando saltos mortais e realizar uma série de movimentos desafiadores como correr, saltar e até mesmo fazer parkour, a empresa divulga agora mais um vídeo em que o robô prova ser melhor do que muitos humanos.

A empresa afirma que "o Atlas utiliza todo o seu corpo - pernas, braços e torço - para performar uma sequência de manobras que formam uma rotina de ginástica. Nós criamos as manobras usando novas técnicas que agilizam o processo de desenvolvimento", afirmando que primeiro criaram um algoritmo de otimização para descrever o nível das manobras em movimento suave que intercala com a próxima manobra. A partir disso "o Atlas rastreia os movimentos usando um controlador preditivo de modelo que combina uma manobra com a próxima de forma suave."

Segundo a Boston Dynamics, a taxa de sucesso de desempenho do Atlas utilizando essa abordagem saltou para aproximadamente 80%, e você pode conferir a complexidade dos movimentos no vídeo abaixo.

Diferente do Spot que já está disponível para venda e com produção em massa iniciada, o Atlas não está pronto para ser vendido e enviado às empresas, mas é esperado que o seu lançamento oficial aconteça já no início da próxima década, entre 2020 e 2021. Mas independente disso, já entramos na era em que robôs começam a fazer parte do nosso cotidiano, e o número deve crescer ainda mais até 2030.

Além do Spot e do Atlas, a Boston Dynamics está desenvolvendo o robô Handle com duas pernas e rodas para movimentar caixas em armazéns e o robô Pick (já disponível) que usa processamento de visão e aprendizado profundo (deep-learning) para empilhar caixas, mas a empresa já trabalhou em modelos chamados hoje de Legacy Robots como o Spot Classic de 2015, o barulhento Wildcat de 2013, o LS3 de 2012, o Sandflea de 2012, o Rhex de 2007 e o gigantesco Big Dog de 2004, todos eles representando a evolução do desenvolvimento da Boston Dynamics durante últimas décadas.


11

Comentários

Robô Atlas da Boston Dynamics faz ginástica melhor do que você; assista
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista