
Tech 13 Mar
26 de maio de 2020 4
No TudoCelular já noticiamos diversas descobertas incríveis do Universo, algumas delas inacreditáveis tais como o sistema solar com dias infinitos, mas hoje vamos falar de uma galáxia no mínimo diferente. Trata-se da R5519, que foi descoberta pelo telescópio espacial Hubble e o Observatório Keck, no Havaí, e apresenta um formato incrível, veja.
A R5519 está localizada há 10,8 bilhões de anos-luz da Terra e tem um formato que parece um anel de fogo e provavelmente muita gente vai associar ela ao Sauron, o grande vilão da trilogia O Senhor dos Anéis, de Tolkien.
O estudo feito pelo Hubble e pelo Keck envolveu mais de 4 mil galáxias e somente esta apresentou esse formato diferenciado chamado de anelar. Além disso, outras características intrigaram os cientistas como a falta de um núcleo massivo e as dimensões gigantescas do anel, que tem um diâmetro de 42.400 anos-luz e o seu buraco mede 17.612 anos-luz.
Outra característica interessante é a sua formação, que se deu pela colisão de duas galáxias: a R5519 e a G5593, diferente de outras que nascem pela ressonância orbital ou ainda pelo atração gravitacional de materiais de outros sistemas estelares.
Cientistas explicam o formato dizendo que quando ambas se colidiram, a R5519 se partiu e uma onda de estrelas se espatifou, resultando no formato anelar, de acordo com um artigo publicado na revista Nature Astronomy. Apenas uma em cada mil galáxias tem esse tipo de formação.
E se você acha que parou por aqui, saiba que há muito mais. A R5519 ainda é uma grande progenitora de estrelas: todos os anos cerca de 80 sóis nascem em seu anel.
Outro ponto que intriga os cientistas é a idade dela: a R5519 já tem 10,8 bilhões de anos, se considerarmos que o Universo tem 13,8 bilhões de anos, isso quer dizer que ela se formou quando o Universo tinha pouco mais de 3 bilhões de anos. O fato é que isso vai contra uma teoria dos cientistas que diz que tais galáxias tinham se formado apenas entre 4 e 6 bilhões de anos após o Big Bang.
Kenneth Freeman, autor do artigo, encerra afirmando o seguinte:
No caso desta galáxia anelar, estamos olhando para o início do universo há 11 bilhões de anos, uma época em que estes discos (das galáxias) estavam apenas se formando. Para comparação, o disco galáctico da nossa Via Láctea começou a se unir apenas há cerca de 9 bilhões de anos. Essa descoberta é uma indicação de que a montagem do disco nas galáxias espirais ocorreu durante um período mais extenso do que se pensava anteriormente.
Por fim, tal descoberta pode nos ajudar a entender mais sobre a Via Láctea onde vivemos e muito mais sobre a formação desses sistemas incríveis.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários