LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oumuamua: objeto espacial pode ser extremamente raro em todo o universo

29 de maio de 2020 8

Você se lembra do misterioso corpo celeste que passou perto da Terra em 2017, virou suspeita de nave alien e depois motivou pesquisas da NASA? A princípio, sua possível origem abria campo para estudo da panspermia. Agora, uma nova teoria entende que o chamado Oumuamua tem uma presença extremamente rara em todo o universo.

Segundo a Wired, o objeto espacial vindo de fora do Sistema Solar consistiria em um gigantesco bloco de gelo de hidrogênio. Além disso, apenas poucas partes do mundo seriam capazes de ter esse tipo de formação glacial.

Imagem: Reprodução

Caso seja, de fato, um enorme iceberg, várias das propriedades estranhas descobertas nele fariam sentido. Uma delas seria a sua aceleração durante o trajeto. Isso indicaria um processo de sublimação – ou seja, passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem ficar no líquido.

“Apesar de essa teoria do iceberg de hidrogênio ser um pouco exótica, ela explica todas as características misteriosas de Oumuamua.”


Darryl Seligman

Pesquisador da Universidade de Chicago e coautor do estudo

É importante destacar que o hidrogênio não se solidifica com facilidade. Ele precisaria de uma temperatura pouco maior que o zero absoluto para chegar a esse estado. Com uma possível confirmação da nova teoria, provaria a raridade do objeto misterioso.

No entanto, o problema fica por conta da dificuldade de comprovar a tese. Isso porque, para conseguir as provas necessárias, os astrônomos teriam de interceptar o Oumuamua no espaço.

E aí, qual é o seu palpite sobre o Oumuamua? Acredita que ele possa ser tão raro assim? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


8

Comentários

Oumuamua: objeto espacial pode ser extremamente raro em todo o universo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista