
Tech 16 Jun
Depois de divulgar vídeo de teste no qual colocou fogo em uma nave no espaço, a NASA agora mostrou as estrelas no espaço sob uma nova perspectiva. O feito foi possível por meio da sonda New Horizons, lançada em 2006 e localizada a uma distância de 6,9 bilhões de km da Terra.
A diferença de localização já foi suficiente para fazer com que a estrela Wolf 359 – a 7,8 anos-luz do nosso planeta – já parecesse em uma posição distinta no céu. Esse efeito é chamado de paralaxe. Confira a seguir:
Na prática, a mudança aparente de ângulo consiste em quando os observadores enxergam o mesmo astro de diferentes locais. Perceba também que as demais estrelas estão a uma distância tão maior, que não passam pelo mesmo efeito.
Para o investigador principal da sonda no Southwest Research Institute (SwRI) em Boulder, no Colorado, é como se a New Horizons mirasse um céu alienígena, inexistente aqui na Terra.
“Podemos dizer que a New Horizons está olhando para um céu alienígena, diferente do que vemos na Terra.”
Alan Stern
Investigador principal da New Horizons no SwRI
Já o cientista Kenneth Hansen destaca que, ao mostrar o efeito de paralaxe estelar, a sonda ressalta o pioneirismo de sua missão no espaço.
“A espaçonave New Horizons é certamente uma missão pioneira, e esta demonstração do paralaxe estelar não é diferente.”
Kenneth Hansen
Cientista do programa New Horizons na sede da NASA
E aí, o que você achou do efeito criado pela New Horizons, ao observar a estrela no céu a uma perspectiva diferente da Terra? Comente conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários