
Nokia 17 Jun
26 de junho de 2020 10
A Intel vem sofrendo no mercado de processadores por manter desenvolvendo suas soluções no processo de 14nm. Com a gigante de Santa Clara acomodada, sua principal rival, a AMD, foi aos poucos balançando o mercado com seus chips mais baratos e cada vez mais potentes. Com isso, a companhia começou a se esforçar para correr atrás do prejuízo, tendo lançado seu primeiro chip comercial de 10nm em laptops, com a família Ice Lake.
Os chips mostraram o potencial da Intel, especialmente em processamento gráfico, sendo uma opção bastante competitiva nesse quesito. Infelizmente, os novos avanços da litografia menor ainda não chegaram aos desktops, que receberam a 10ª geração Rocket Lake-S no processo de 14nm+++. No entanto, tudo pode mudar com a família Alder Lake-S, se considerarmos os detalhes revelados por rumores recentes.
Os novos processadores devem chegar ao mercado como a 12ª geração e em 10nm++, evolução do que foi visto nas CPUs Ice Lake, trazendo ainda um novo socket, o LGA 1700. Apesar de mais uma vez obrigar os usuários a comprar novas placas-mãe, a linha deve compensar trazendo diversos novos recursos.
O primeiro deles estaria relacionado à RAM, que deve migrar para o protocolo DDR5. As novas memórias devem atingir velocidades entre 4.000 e 4.800MHz, um salto considerável dos atuais 2.933MHz das plataformas Intel. Outro ponto de destaque seria o uso de GPU baseada na arquitetura Xe, que tem se mostrado promissora em diversos vazamentos.
A grande surpresa, porém, seria a CPU em si, que seguiria os passos dos processadores Lakefield e se inspiraria no design big.LITTLE da ARM para criar um chip que faz uso de dois conjuntos de núcleos, sendo um de alta performance, e um de baixo consumo. A 12ª geração faria uso da arquitetura Golden Cove no conjunto mais poderoso, e Gracemont no conjunto mais econômico.
Os vazamentos revelam ainda três possíveis configurações que veremos com a linha Alder Lake-S. Duas delas trariam oito núcleos Golden Cove combinados com oito núcleos Gracemont, enquanto a terceira chegaria ao mercado com seis núcleos Golden Cove. A Intel estaria ainda ajustando o consumo energético das CPUs, que devem se manter em 80W para os modelos padrão, e 125W para as opções desbloqueadas para overclock.
A 12ª geração Alder Lake-S de processadores Intel deve chegar entre o fim de 2021 e o início de 2022, batendo de frente com a linha Ryzen 5000 da AMD. A competição promete ser interessante, especialmente quando consideramos os vazamentos do lado do time vermelho. As arquiteturas Zen 3 e Zen 4 também deve trazer suporte à memórias DDR5, com a primeira delas mantendo compatibilidade com placas X470 e B450.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários