LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 7 4700GE é vazado em testes com RAM DDR4 a 4333MHz e latências muito baixas

30 de junho de 2020 24

A AMD tem conquistado o mercado cada vez mais com seus processadores. A companhia vem trabalhando duro para otimizar suas tecnologias, e suas soluções têm se mostrado muito competitivas. Com sua arquitetura Zen 2 e a linha de CPUs Ryzen 3000, a empresa balançou o mercado e colocou a Intel, sua principal rival, para trabalhar. Agora, devemos ver o mesmo impacto acontecer nos chips de entrada.

As APUs da família Ryzen 3000G são consideradas ótimas opções para quem precisa de bom desempenho sem gastar muito, mas seu design era defasado, adotando a arquitetura Zen+ de sua linha principal de segunda geração. Rumores então surgiram que a série 4000G, de codinome Renoir, chegaria ao mercado adotando a famosa Zen 2. Hoje, testes vazados revelaram alguns detalhes e mostraram boas surpresas.

Em uma postagem no Weibo, o site chinês TecLab postou fotos do que pode ser o flagship da linha básica da AMD, o Ryzen 7 4700GE. Esse seria o primeiro Ryzen 7 da série G, e traria nada menos que 8 núcleos e 16 threads, com clock base de 3,0GHz e boost de 4,0GHz.

A unidade do Ryzen 7 4700GE usada ainda está em etapa de testes.

Diferente de outros processadores com Zen 2, o 4700GE seria construído em um único módulo, com 4MB de cache L2 e 8MB de cache L3. Por fim, a GPU seria a Vega 8, com 512 SPs e clocks de respeito na casa dos 2.000MHz.

A outra grande surpresa está relacionada à RAM e seu controlador, bem como suas velocidades. O FCLOCK, do controlador, consegue se manter estável em 2166MHz, em comparação aos 1800MHz dos primeiros chips Ryzen 3000. Enquanto isso, a RAM DDR4 quebraria recordes e deve atingir os 4333MHz com CL14 timings de 14-14-13-24.

Sem modificações, o 4700GE já apresenta números impressionantes.

Com isso, usando uma ASUS ROG Strix B550-E Gaming, o Ryzen 7 4700GE obteve latências de 49,1ns. Trocando a placa-mãe para uma ASUS ROG CrosshairVIII e realizando overclock nas frequências da CPU, que atingiu clock base de 3,1GHz e boost de 4,35GHz, foi possível extrair um pouco mais de performance com sua latência chegando aos 47,6ns. Para efeito de comparação, o Ryzen 9 3900X, top de linha da companhia, mantém atrasos entre 60-70ns com as mesmas frequências de memória.

Algumas observações devem ser feitas no entanto. OS resultados apresentados foram extraídos de uma Engineering Sample, uma unidade de testes. Além disso, o GE possui TDP de 35W, estando uma variante Ryzen 7 4700G, de 65W, também prevista para ser lançada. Assim sendo, podemos esperar números ainda mais impressionantes quando a família Renoir for oficialmente anunciada.

Com overclock, a CPU consegue números ainda maiores.

Os vazamentos de hoje deixam a Intel em uma situação ainda mais complicado. Apesar disso, o time azul parece estar preparando uma solução especial para conseguir bater de frente com a AMD. Rumores indicam que a 12ª geração Alder Lake-S deve ser lançada usando um design similar ao visto em processadores ARM, com dois conjuntos de núcleos, sendo um de alto desempenho e outro de baixo consumo. As mudanças também afetariam os núcleos em si, que devem atingir um novo patamar de performance com a arquitetura Golden Cove.


24

Comentários

AMD Ryzen 7 4700GE é vazado em testes com RAM DDR4 a 4333MHz e latências muito baixas
  • E pq não vão lançar nenhum processador com Vega 11? Só com Vega 8? hoje jogo todos os jogos do mercado na Vega 11, isso colocava o gráfico integrado da AMD anos-luz a frente da Intel, e os caras reduzem pra Vega 8. Vi um benchmark que a Vega 8 do Ryzen 7 4000 perdeu em gráficos para o Ryzen 5 3400G, piada hein AMD.

    • Falta 1TB RAM?????? ... Ja Apple PC!

        • FALSO, já foi dito que essa teclab aí postou fake essa matéria usaram um 3600 normal

            • O Pai amado....
              Olha trecho da reportagem:
              "Em uma postagem no Weibo, o site chinês TecLab postou fotos do que pode ser o flagship da linha básica da AMD, o Ryzen 7 4700GE."

              Creio que não leu a palavra; PODE SER

              É uma frase que gera uma incerteza de algo não confirmado oficialmente....

                • onde você viu isso? pode compartilhar conosco?

                    • 4333 cl14 você acha que em algum lugar do universo iria ao menos ligar? Jogando 2v nas memórias com nitrogênio e olhe lá, isso ai é para testes e não usuários comuns. E com base overclocking extremo e ainda sim eu não acreditaria em nada desse site chinês aí não.

                    • e eu aqui felizão com meu i3 9th e RX 570

                      • Essa nova arquitetura da 12 geração da Intel só funcionara para notebooks ultrafinos, onde essa possível economia seria bem melhor aplicada, mas se a arquitetura Renoir apresentar realmente esse desempenho, eh claramente uma mistura do zen 2 com zen 3, e isso prova que somente com esses numeros de latencia, provavelmente os Ryzen 4000 zen 3 vão colocar a Intel para chorar de posição fetal de tanta surra em desempenho em jogos e em aplicações profissionais nem se fala. Quem comprou os Intel 10000 com placas z490 ridículas de 1500 reais, como Asus prime, dentre outras, vão chorar muito qnd tiverem placas AM4 B550 do mesmo valor, infinitamente superiores, e com o suporte a esses processadores

                        • Só espero que com esse lançamento o preço das cpus da geração anterior abaixem bastante, quero montar um PC AMD Ryzen 5 em uma mesa personalizada, ainda não decidi como será toda a configuração mas algumas peças do PC antigo serão reaproveitadas.

                          • Eu estou satisfeito com meu Ryzen 5 2400G, 16mb, SSD M2 Nvme, Asus B450. Gastar fortuna com Intel, nunca mais. Jogo 6 Siege, Battlefield V, Sniper ghost warrion 3, sem ter o que reclamar com essa configuração. Ótimo custo benefício

                              • Tenho um Ryzen 5 3400G com Vega 11, bem parecido com o teu, perfeito né cara. Mas pelo que vi a AMD não vai mais equipar nenhum processador da série 4000 com Vega 11 (no máximo com Vega 8), to muito decepcionado.

                                  • Olá, gostei de sua configuração, vou guardar como referência para o futuro. Meu Amd de varios anos é o Phenon 955, MB Asus M4A88TD-M, 4gb DDR3 e ultimamente fiz um UP para SSD Kingston e passei para W7 64. Raramente jogo mas uso o pc para desenhos CAD e acho que ele sofre um pouco, até pensei em ampliar a memória mas receio de jogar dinheiro fora. Abraços.

                                      • Esse Phenom é guerreiro kkkkkk

                                          • Sandro, o Ryzen 5 2400g é uma APU, e é uma boa opção para quem não pode comprar de imediato uma placa de vídeo dedicada. Caso você já tenha uma placa de vídeo ou possa comprar é muito melhor vc adquirir um Ryzen 5 1600, 1600AF ou 2600 que são processadores bem superiores e tem um custo x benefício muito melhor

                                              • EDR não é uma APU, é a APU. Vega 11 é o melhor gráfico integrado que existe no mercado hoje. Roda todos os jogos, Red Dead Redemption 2 a 35fps, que é um dos jogos mais pesados da atualidade. Comprei em Ryzen 5 3400G justamente pra economizar na placa de vídeo man.

                                            • AMD correndo para corrigir os problemas de latência que eles tem. Desde o Zen+, já notou que eles eram melhores para trabalhos de edição e benchmarks, talvez nessa geração eles já possam passar a Intel em jogos.

                                                • Bom pra quem quer montar um PC potente mas não tem grana pra uma placa de vídeo logo de cara

                                                    • Interessante

                                                        Tech

                                                        Coronavírus: Brasil chega a 67.964 mortes em 1.713.160 casos confirmados | Relatório diário

                                                        Google

                                                        Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

                                                        Apple

                                                        Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                        Android

                                                        Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020